Ilustração
Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Romoaldo Júnior (PMDB), confirmou alterações sobre calendário de realização das sessões ordinárias, que a partir de maio, passam a ser concentradas às terças e quartas-feiras.
A medida visa assegurar a presença dos parlamentares nas sessões deliberativas em ano eleitoral. “Temos que garantir a participação nas atividades parlamentares, num período em que também é preciso dar mais atenção às bases nos municípios”, explicou.
Com a mudança, permanece a sessão no horário regimental às terças-feiras, 17h, sendo realizadas três no dia seguinte, às 8h; 13h e 17h, permitindo a liberação das atividades parlamentares a partir das quintas-feiras.Nas últimas semanas, as ações no Parlamento Estadual sofreram demasiada postergação.
Muitas sessões chegaram a ser suspensas em razão da falta de quórum, provocando alerta de Romoaldo sobre corte de ponto de faltosos. O resultado disso foi o acúmulo de matérias, mensagens do Executivo e Projetos de Lei. Essa situação atingiu o governo, dependendo das deliberações do Poder Legislativo para dar andamento às ações de Estado.
Desde quarta-feira, após reunião do Colégio de Líderes, parlamentares deram início à limpeza de pauta, aprovando mensagens de cunho social. Levantamento do peemedebista apontava ontem, mais de 60 matérias lidas ou aprovadas nas sessões. Na próxima semana, deve entrar em pauta o plano de reestruturação do MT Saúde, aprovado em primeira, tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).