A bancada federal de Mato Grosso busca somar esforços para conseguir de forma emergencial a liberação de R$ 21,7 milhões para socorrer os 19 municípios que estão em situação de emergência. A situação mais crítica está no município de Marcelânida. Afetado drasticamente pelas chuvas, a única forma de acesso ao município é por meio de avião. Todas as pontes de madeira foram destruídas pelas fortes chuvas.
Conforme o deputado federal Júlio Campos (DEM) a bancada de Mato Grosso busca viabilizar uma reunião na Secretaria Nacional de Defesa Civil para conseguir os recursos financeiros.
“Não adianta haver somente um reconhecimento por parte da Defesa Civil, de Estado de Emergência nos municípios afetados de Mato Grosso, mas a liberação efetiva desses recursos de imediato. Pois entra e sai ano e a situação nos municípios só pioram. O que gera inúmeros problemas graves, como o impedimento de locomoção da população e o desabastecimento”, argumentou Júlio Campos.
Outra prioridade é a liberação de uma emenda de autoria dos senadores Jayme Campos e Blairo Maggi que prevê a liberação de R$ 19,7 milhões para a construção de mais Varas da Justiça Federal em Mato Grosso.