O deputado Mauro Savi acaba de conseguir, junto ao Comando da Polícia Militar de Mato Grosso, duas guarnições da Rotam (Ronda Ostensiva Tático Móvel) para o município de Sorriso, na região Norte do Estado. Conforme o comandante-geral da PM, Cel. Nerci Adriano Denardi, a Rotam já está no município desde a Exporriso, que aconteceu de 09 a 13 deste mês e vai continuar em Sorriso como reforço no combate à criminalidade local.
“Eles já estão lá e vão continuar em Sorriso, inclusive nesse momento estão desenvolvendo uma importante operação na cidade, o que com certeza vai aos poucos aumentando a sensação de tranquilidade da população”, afirmou Denardi, enfatizando que esse essa ação foi solicitada pelo deputado Mauro Savi, junto ao governo do Estado.
O pedido urgente pelo reforço policial e especialmente da presença da Rotam em Sorriso, segundo Savi, foi devido ao crescimento da chamada criminalidade violenta, ou seja, ocorrências geralmente envolvendo bandidos armados, como nos casos de assaltos a bancos, estabelecimentos comerciais e a pessoas comuns, entre outros.
Oito homens integram as duas guarnições que estão em Sorriso e que estão sob o comando do Capitão PM Jorge Almeida. “O que é importante é darmos uma resposta à sociedade, pois é uma situação que estende pelo País inteiro, acontece na Capital como também em Sorriso e cabe a nós trabalhar muito e também acho que nesse caso temos que ter o esforço de todos, precisamos também do Judiciário, pois hoje os delinquentes ficam aí dois, três dias na cadeia e depois são soltos e isso precisa mudar”, disse Mauro Savi.
A Rotam é uma força policial pronta para atuar em qualquer região de Mato Grosso. Entre suas principais características está a agilidade no deslocamento. Essa força da PM recobre diuturnamente as unidades de área (batalhões), mas atua principalmente no combate à criminalidade violenta e ao tráfico de drogas. A Rotam de Mato Grosso é dotada de policiais que se submeteram a treinamentos especiais, possui armamento de combate considerado pesado, como fuzis de calibre 556 e 762. Pistolas 9 milímetros e ponto 40 (.40), entre outras armas.