Política Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 09h:55 | Atualizado:

Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 09h:55 | Atualizado:

FIM DA POLÊMICA

Com 20 votos, vereadora tem mandato cassado por esquema de rachadinha em Cuiabá

Edna Sampaio se recusou a participar da sessão e vai acionar a Justiça

BRENDA CLOSS E LEONARDO HEITOR
Do Local / Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Edna sampaio cassacao

 

Com 20 votos favoráveis e cinco ausências, a Câmara Municipal de Cuiabá decidiu, na sessão extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira (11), cassar o mandato da vereadora Edna Sampaio (PT), na Câmara Municipal de Cuiabá. Ela era investigada pela Comissão de Ética da Casa das Leis por conta de um suposto esquema de 'rachadinha' com sua ex-chefe de gabinete, Laura Natasha de Oliveira Abreu. A ex-servidora teria transferido R$ 20 mil de sua Verba Indenizatória para uma conta corrente da parlamentar. A revelação foi feita pelo portal RD News em maio deste ano.

Na segunda-feira (9) a Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR) do Parlamento Municipal aprovou, por unanimidade, o relatório da Comissão de Ética que pediu a cassação da parlamentar. Desde o começo do processo de cassação, a petista alega inocência e se diz vítima de uma “perseguição”, por ser “uma mulher, preta e petista”. 

Esse é o segundo processo de cassação que o Parlamento Municipal enfrenta em um intervalo de um ano. Em 5 de outubro de 2022, os vereadores cassaram, por 13 votos, o tenente coronel da Reserva da Polícia Militar, Marcos Paccola (Republicanos). Ele perdeu o mandato após matar com três tiros nas costas o agente socioeducativo Alexandre Miyaggawa, de 41 anos, no dia 1° de julho do ano passado, no bairro Quilombo, na Capital. Por ironia do destino, o pedido de cassação de Paccola foi feito pela vereadora Edna Sampaio. 

Na época, Edna relembrou as cassações de Lutero Ponce, Ralf Leite, João Emanuel e Abílio Brunini, destacando que nenhum deles perdeu o cargo por um caso grave, como o de um assassinato pelas costas.

VEJA NO VÍDEO ABAIXO O ANÚNCIO DA CASSAÇÃO:

 

CONFIRA OS PRINCIPAIS MOMENTOS DA SESSÃO:

12h01 - “Fica declarada a perda do mandato da vereadora Edna Sampaio”, afirma Chico 2000, que encerrou a sessão.

12h00 - Com 20 votos favoráveis, a Câmara Municipal de Cuiabá cassou o mandato da vereadora Edna Sampaio

Adevair Cabral (PTB) - Sim

Cezinha Nascimento (UB) - Sim

Chico 2000 (PL) - Sim

Demilson Nogueira (PP) - Sim

Dídimo Vovô (PSB) - Sim

Dilemário Alencar (PODEMOS) - Sim

Dr. Luiz Fernando (REPUBLICANOS) - Sim

Dr. Ricardo Saad (PSDB) - Ausente

Edna Sampaio (PT) - Ausente

Eduardo Magalhães (REPUBLICANOS) - Ausente

Fellipe Corrêa (CIDADANIA) - Sim

Jeferson Siqueira (PSD) – Sim

Johnny Everson (UB - Sim

Kássio Coelho (PATRIOTA) - Sim

Luis Cláudio de Castro Sodré (Progressistas) - Sim

Marcus Brito Junior (PV) - Sim

Maysa Leão (REPUBLICANOS) - Sim

Michelly Alencar (UB) - Sim

Paulo Henrique (PV) - Ausente

Prof. Mario Nadaf - Ausente

Rodrigo Arruda e Sá (CIDADANIA) - Sim

Rogério Varanda (MDB) - Sim

Sargento Joelson (PSB) - Sim

Sargento Vidal (MDB) - Sim 

Wilson Kero Kero (PODEMOS) - Sim

11h56 - Por unanimidade, vereadores aprovam o relatório da CCJ. Veja como cada um votou:

Adevair Cabral (PTB) - Sim

Cezinha Nascimento (UB) - Sim

Chico 2000 (PL) - Sim

Demilson Nogueira (PP) - Sim

Dídimo Vovô (PSB) - Sim

Dilemário Alencar (PODEMOS) - Sim

Dr. Luiz Fernando (REPUBLICANOS) - Sim

Dr. Ricardo Saad (PSDB) - Ausente

Edna Sampaio (PT) - Ausente

Eduardo Magalhães (REPUBLICANOS) - Ausente

Fellipe Corrêa (CIDADANIA) - Sim

Jeferson Siqueira (PSD) – Sim

Johnny Everson (UB - Sim

Kássio Coelho (PATRIOTA) - Sim

Luis Cláudio de Castro Sodré (Progressistas) - Sim

Marcus Brito Junior (PV) - Sim

Maysa Leão (REPUBLICANOS) - Sim

Michelly Alencar (UB) - Sim

Paulo Henrique (PV) - Ausente

Prof. Mario Nadaf - Ausente

Rodrigo Arruda e Sá (CIDADANIA) - Sim

Rogério Varanda (MDB) - Sim

Sargento Joelson (PSB) - Sim

Sargento Vidal (MDB) - Sim

 

Wilson Kero Kero (PODEMOS) - Sim

11h49 - A defesa foi rápida, demorando pouco mais de três minutos. Nela, o advogado afirmou que não há na lei obrigatoriedade sobre o uso da verba indenizatória e que os recursos foram utilizados para ações sociais. Ele citou ainda o prazo estourado pela Comissão de Ética, negando todos os fatos apurados.

11h45 - Com o não comparecimento de Edna e seus advogados, quem irá realizar a defesa da petista é o advogado Pedro Henrique Nunes de Oliveira, servidor efetivo da Câmara.

11h30 - Sessão foi suspensa por 15 minutos, aguardando a chegada de Edna Sampaio ao plenário para fazer sua defesa. Como a petista não se apresentou, o presidente da Câmara, Chico 2000, determinou nova suspensão, por mais 15 minutos. Caso a defesa ou a parlamentar não apareçam, será nomeado um defensor dativo para realizar o ato. 

11h10 - Edna Sampaio foi convidada ao plenário para apresentar sua defesa. Ela terá até duas horas para tentar evitar a perda do cargo. No entanto, ela não está no plenário e se recusou a efetivar sua defesa.

11h – Dilemário aponta que Edna teria recebido, irregularmente, de suas chefes de gabinete, depósitos de R$ 196,5 mil, durante seu mandato. Ele foi o último a usar a tribuna.

10h50 – "Votarei pela cassação da Edna não porque ela é preta, mulher ou petista, como vive dizendo, mas por conta da quebra de decoro parlamentar. Votarei pela cassação para defender pessoas como a Laura Natasha, que foi demitida do gabinete dela mesmo estando grávida", afirmou Maysa Leão, em sua fala na tribuna. Quem fala neste momento é o vereador Dilemário Alencar. 

10h30 – Já utilizaram a tribuna para se posicionar os vereadores Luis Cláudio (PP) e Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania) e ambos se posicionaram pela perda do mandato de Edna Sampaio. Neste momento, quem utiliza o microfone do plenário é a vereadora Michelly Alencar (UB), que aponta que a cassação da petista é uma perda para a participação feminina no parlamento e ressaltou que procurou não fazer do processo um palanque político.

No entanto, a parlamentar afirmou que mesmo tendo respeitado o processo de forma legal, foi atacada e que durante todo o processo, Edna Sampaio não quis se defender, usando os momentos em que poderia fazer sua defesa, para atacar os colegas de Câmara.

10h25 – Estão ausentes os vereadores:

Mário Nadaf (PV) – Justificou ausência  

Eduardo Magalhães (Republicanos) – Justificou ausência

Dr. Ricardo Saad (PSDB) – Justificou ausência

Cezinha Nascimento (UB) – Não justificou ausência

Paulo Henrique (PV) - Não justificou ausência

10h20 – Estão presentes os vereadores

Adevair Cabral (PTB)

Dilemario Alencar (Podemos)

Rogerio Varanda (MDB)

Chico 2000* (PL) - não vota por ser presidente da Câmara

Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania)

Kassio Coelho (Patriota)

Johnny Everson (PDT)

Luis Cláudio (PP)

Maysa Leão (Republicanos)

Michelly Alencar (UB)

Sargento Vidal (MDB)

Demilson Nogueira (PP)

Sargento Joelson (PSB)

Marcus Brito (PV)

Dr. Luiz Fernando (Republicanos)

Felipe Corrêa (Cidadania)

Edna Sampaio (PT) – Não apresentará defesa em plenário

10h15 - Rodrigo Arruda e Sá termina a leitura do relatório da Comissão de Ética, que recomenda a cassação da vereadora. Parlamentares da Casa se inscrevem para fazerem falas durante a sessão.

10h - Edna não participará da sessão no plenário e afirma que não dará palanque para ilegalidade, indo para seu gabinete na Casa.

“A história vai contar o tamanho das pessoas que produziram esta cassação absurda contra mim e o porquê esta Câmara é conhecida como a ‘Casa dos horrores’. Aqueles que não se submeteram a esta absurda cassação do meu mandato, meus sentimentos, porque não é fácil estar num lugar onde as pessoas acham que vale tudo na política. Aqui, acham que vale tratar um colega não como adversário, mas como inimigo, imputando um crime, que eu não cometi.

Poderia tranquilamente provar isso, se a Comissão tivesse me dado a oportunidade, mas não deu. Ao invés disso, quiseram produzir uma narrativa mentirosa, sobre não encontrar a defesa para notificação, sendo que nós estamos há mais de cem dias no processo. Não podemos ser submetidos a pessoas que se comportam de forma tão vil contra um colega de parlamento. Não aceitarei e não participarei de uma sessão ilegal, de gente irresponsável e que atropelou o devido processo legal.

Não serei ‘presa’ da extrema direita que controla a Câmara Municipal de Cuiabá porque essa sim tem a mania de produzir mentiras, distorcer fatos e processos ilegais para conseguir seus objetivos. Eu consigo provar e vou fazer minha defesa no meu gabinete, para as pessoas que de fato querem ouvir. Não vou fazer no plenário, porque não vou dar palco para a ilegalidade”, disse Edna. 

09h55 - Rodrigo Arruda e Sá rejeita o pedido de arquivamento por não cumprimento de prazo, alegando que Edna tentou, por diversas vezes, protelar os prazos da investigação, inclusive evitando ser citada ou notificada.

09h50 - O presidente da Comissão de Ética da Câmara, Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania), lê o relatório. Ele também cita um pedido de Edna, que tenta barrar a investigação por conta do prazo excedido para conclusão do Processo Administrativo Disciplinar.

09h45 - Clima entre os presentes é de ‘torcida organizada’. Os opositores da petista pedem a cassação, alegando que ela demitiu uma mulher negra, grávida, sem justa causa, acusando-a ainda de corrupção.

Os apoiadores da petista cantam a todo momento que “estão com Edna” e apontam que a vereadora é inocente.

09h30 - Começa a sessão que decidirá pela cassação ou não da vereadora Edna Sampaio (PT). 

Veja vídeos





Postar um novo comentário





Comentários (37)

  • ANA FRANCISCA BEZERRA

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 15h37
  • Tchau querida
    3
    2



  • alexandre

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 15h32
  • Ela fez o can can contra o pacolla...
    2
    1



  • Eleitor CUIABANO

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 15h11
  • Esses igual a MÁRIO NADAF são covardes que correm da sessão !
    4
    0



  • Eurides

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 15h06
  • 20 votos pela cessação, 5 vereadores avermelhou, até que enfim acabou a palhaçada.
    6
    2



  • Cidadão de bem

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 13h58
  • Parabéns por terem cassado essa vítimista asquerosa demonstrando que não são coniventes com a corrupção já que ela diz que todos fazem a prática da rachadinha corrupção é só provar agora iiiiiuuuuuuurrrrrruuuuuuu
    6
    2



  • Minha Opinião apenas enqto puder tê-la

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 13h56
  • Se vc tiver algum parente kPTista, seja mãe, filho, ou qualquer outro e alguém lhe oferecer um quilo de meLda em troca, faça e faça rápido, de preferência devolva troco antes que a pessoa se arrependa e queira desfazer o negócio.
    5
    2



  • José Maria Cesar Liria Clemencia de Jes

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 13h37
  • Pronto justiça sendo feita era o mínimo que a Casa dos Horrores tinha que fazer, o próximo passo e mandar o Prefeito Emanuel Pinheiro para cadeia, por ingerência e corrupção.....SERÁ?
    9
    5



  • Ricardo

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 13h34
  • Olha como são as coisas, e dona da razão a certinha, a dona da verdade, fazendo esquemas. aqui se faz aqui se paga sua malandra
    8
    4



  • MILENA FRAGA DE SOUZA

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 12h57
  • QUEM MUITO QUER NADA FICA...........
    8
    3



  • BICHÃO DA GOIABA

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 12h55
  • CUIABÁ TERRA DO BOLSONARISTA, E O PRESIDENTE LULA AINDA FICA ALIMENTANDO ESSES GOLPISTASDO 08 JANEIRO, MUITA VERGONHA PARA O NOSSO PT, MUITA HUMILHAÇÃO.
    7
    9



  • LAZARO

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 12h54
  • Eu até que era fã desta vereadora mas depois do caso rachadinha não tem perdão. A cassação foi justa. Que os outros vereadores da Casa dos horrores aprendam a lição e comecem a trabalhar por Cuiabá. Chega de malandragem.
    10
    3



  • ZÉ CARAMBA

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 12h48
  • Pq que essa camara não cassa o Mané Paletó, desmando na saúde, em tudo.
    17
    4



  • [email protected]

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 12h35
  • Certamente isso vai ser anulado, tem uma serie de irregularidades em todo o processo, a direita conservadora percebeu essa brecha pra expulsar uma da esquerda kkkkkkkk, STF com Xandão vai tirar ela.
    5
    12



  • King

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 12h31
  • Excelente notícia, justiça foi feita. Agora pede pro Paletó arrumar um carguinho...
    13
    7



  • JOSEH

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 12h29
  • Fez justiça, com ferro fere, com ferro será ferido, derrubou o Paccola e CAIU PTralha.
    12
    6



  • eleitor atento

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 12h24
  • Depois dessa covardia....vamos eleger BOB o Cadeirante..
    5
    13



  • Leninha

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 12h17
  • Todos os vereadores são isentos , são perfeitos, só Edna que foi VERDADEIRA que é errada. Foi a mesma situação com Dilma, no entanto, foi inocentada por tudo. Tudo é relativo mesmo, depende do interesse do umbigo de cada um , simples assim.
    8
    15



  • Lisboa

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 12h12
  • Mulher que está sendo vitima da casa do horrores, enquanto isso é sabido o quanto alguns vereadores HOMENS usaram a maquina publica ao longo dos anos para empregar mulheres em troca de favores sex.....
    9
    14



  • alexandre

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 12h05
  • Seja de direita, centro , esquerda nao pode rachadinha, lembro dela contra o Pacolla.....
    14
    2



  • Marco aurelio

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 12h04
  • ALELUIA!!! Chega de vitrinismo e apelação ! SE EU QUISESSE MI MI MI, COMPRAVA UM GATO GAGO!!!! A primeira cerva de hoje vou abrir para comemorar a cassaçao dessa infeliz. Chora no travesseiro que é lugar quente. E vai recorrer na justiça para o Julier arrancar mais dinheiro seu. Kkkkkk
    16
    4



  • Anti PT

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 11h59
  • Essa raça de LULISTAS tem que ser eximada....extirpada do Brasil, palavras de LULADRÃO a respeito dos bolsonaristas. Esse POVIM não PresTa. Não servem pra nada.
    14
    7



  • Trabaiadô

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 11h40
  • Vejam bem como tem gente que não gosta de trabaiá nesta Cuiabá.!!! O auditório está super lotado de vermelhinhos.!!! Mas, dizem que trabaiá aqui dá uma coceira danada.!!!
    10
    3



  • falei e disse

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 11h40
  • faltou uma manchete melhor...seria a rachadinha vermelha luroubista!
    10
    2



  • Atento

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 11h38
  • Vale tudo? na política Edna Sampaio ? Essa sua fala também condiz com sua Rachadinha?bom saber vereadora
    12
    2



  • Eleitor das Gerais

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 11h37
  • Cassam logo essa Mulher da RACHADINHA VERMELHA. Isto já está enchendo o saco. Se é PT é PercaTOTAL. Não tem como recuperar. Quem deve estar vibrando...torcendo para ser cassada, é o primeiro suplente da RACHADINHA!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    12
    2



  • Marco Antonio

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 11h25
  • O Brasil sabe que o PT quando não mentindo, está roubando, quando não roubando, está mentindo.
    39
    8



  • Cada dia um nabo novo

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 11h17
  • Esta mulher usa bandeiras como feminismo, ou a questão da cor da pele e tenta esconder o desvio de $ público e a demissão de uma outra mulher, negra e grávida, pq esta a denunciou... então cada ser abjeto que defende esta Sra, estão sendo um tremendo de um HIPÓCRITA, pois não está defendendo por questão de justiça e sim por questão de ideologia política.
    37
    3



  • manoel militino pinto de miranda

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 11h16
  • esse discurso não pega mais ninguém , querendo ser vítima muito pelo contrário esperta até demais para não falar rachadinha sem alça .kkkkkkkkkkkkkkkkk. errou deve pagar o preço.
    31
    3



  • Minha Opinião

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 11h12
  • É Rachadinha do bem... uma das coisas que faz com que o PT e meLdas afins seja mais lixo que os outros partidos, é a ProTeção que recebe... todos somos iguais perante a lei, mas uns são mais iguais que os outros.
    24
    3



  • joão carlos

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 11h12
  • Essa vereadora faz RACHADINHA e ainda quer dar uma de vítima é muita CARA DE PAU merece OLEO DE PEROBA para passar cara. Quem prática RACHADINHA e INTEIRINHA tem que ser CASSADA e PRESA por lesar os COFRES PÚBLICOS.
    28
    4



  • Torcida não muda a lei

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 11h09
  • Torcida não muda a lei..Se houve desvios deve ser condenada a perca do mandato e ponto final.
    24
    3



  • Petista

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 11h08
  • EDNA RACHADINHA COVARDE !!!! ENVERGONHA A CNB !!!!
    24
    3



  • hugo

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 10h46
  • Esse povo não trabalha? Como se sustentam? Bando de desocupados!
    27
    1



  • Carlos Nunes

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 10h32
  • Sou macho... Mas pelo amor que sinto por Bolsonaro, fora Edna rachada.
    20
    9



  • Carla evangélica

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 10h29
  • Por Deus, pátria, família e amor ao meu pastor, vamos de fora Edna Rachadinha.
    24
    7



  • Não Eleitor em Mato Grosso

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 10h14
  • Será que vai continuar RACHADINHA ou vai ser fechada...cicatrizada. Nós pagadores de impostos, esperamos que a casa dos HORRORES feche essa RACHADINHA.
    23
    2



  • conde

    Quarta-Feira, 11 de Outubro de 2023, 10h08
  • Normal! em se tratando do PT, rachadinha é com petistas.
    27
    8











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet