Como previsto, o vereador Chico 2000 (PL) foi eleito presidente da Câmara dos Vereadores de Cuiabá, em sessão solene na tarde desta quinta-feira (25). Ele irá substituir Juca do Guaraná (MDB) durante o biênio 2023/2024.
A nova Mesa Diretora e é composta por, além de Chico, o vereador Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania) na 1ª vice-presidência, Sargento Vidal (MDB) na 2ª vice-presidência, Adevair Cabral (PTB) como 1º secretário e Wilson Kero Kero (Podemos) na 2ª secretária.
A chapa única intitulada como 'Independência com Harmonia' recebeu 18 votos. Além dos votos dos integrantes da nova composição, o liberal recebeu votos favoráveis de Cezinha Nascimento (PL), Dídimo Vovo (PSB), Doutor Licínio Júnior (PSD), Luiz Fernando (Republicanos), Ricardo Saad (PSDB), Edna Sampaio (PT), Kássio Coelho (Patriota), Lilo Pinheiro (PDT), Marcrean Santos (PP), Marcus Brito Júnior (PV), Paulo Henrique (PV), Mário Nadaf (PV) e Juca do Guaraná.
Os vereadores Demilson Nogueira (PP), Sargento Joelson (PSB), Tenente-coronel Paccola (Republicanos), Michely Alencar (União) e Nelson Portela (Podemos) votaram contra. Felipe Corrêa (Cidadania), que está no lugar de Diego Guimarães (Cidadania), se absteve. Eduardo Magalhães (MDB) estava ausente.
Alguns parlamentares justificaram seus votos, entre eles Edna Sampaio. A petista disse que diferetemente da última eleição, na qual votou com a chapa de oposição ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), nessa votou favorável devido às posições tomadas pelo mesmo grupo neste momento.
"Eu não me sinto a vontade para perfilarmos juntos e se eu tivesse uma oposição, uma possibilidade de me apresentar como candidata de oposição à chapa do Chico eu faria isso. Jamais votaria não pra uma chapa única que se apresenta aqui de um colega que, por todas as divergências que possamos ter, é um membro desta Casa e será cobrado por mim", justificou.
Outro colega de parlamento que justificou seu voto, mas esse contrário, foi o Sargento Joelson. Em suas palavras ele lembrou que Chico 2000 é o vereador mais antigo na Casa das Lei municpal, com cinco mandatos, base do chefe do Executivo e mesmo assim foi sua última opção para compor a chapa da Mesa. O vereador aproveitou o momento para 'mandar um recado' ao prefeito.
"Prefeito fez a última opção que ele tinha do grupo original, dos seis reeleitos da gestão passada, quase perdeu essa Mesa, fruto do trabalho da independência. Os próximos dois anos serão os mais durtos para o prefeito Emanuel Pinheiro nesta Cassa, tenho certeza disso. Ele teve seis anos de tranquilidade pelos presidentes que aqui passaram e tenho certeza que ele não terá essa tranquilidade com Chico 2000", garantiu o parlamentar.
jocadomas
Quinta-Feira, 25 de Agosto de 2022, 20h38Marcela
Quinta-Feira, 25 de Agosto de 2022, 17h38Goncalo
Quinta-Feira, 25 de Agosto de 2022, 17h25