Política Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025, 17h:40 | Atualizado:

Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025, 17h:40 | Atualizado:

ANISTIA

Com mordaças, bolsonaristas de MT pressionam Motta, que é "tietado" no Nordeste

Eles exigem que a pauta da anistia a Bolsonaro seja colocada em votação

BRENDA CLOSS
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

HUGO MOTTA - OPOSICAO CALADA.jpg

 

Enquanto parlamentares de oposição ao Governo Lula (PT) ocupam o espaço onde trabalha a mesa diretora da Câmara dos Deputados, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos) segue sua agenda realizando "habilitações no Hospital Regional de Patos", cidade governada por seu pai, Nabor Wanderley (Republicanos), na Paraíba, seu estado natal. A informação é da Folha de S. Paulo. 

A bancada de Mato Grosso, composta por oito deputados federais e três senadores, em sua maioria está participando do ‘protesto’ da oposição. São eles dos deputados Coronel Assis (UB), Coronel Fernanda (PL), Rodrigo da Zaeli (PL), José Medeiros (PL), Nelson Barbudo (PL) além do senador Wellington Fagundes (PL). Enquanto os parlamentares colam fitas adesivas em suas bocas e olhos, Motta é ‘tietado’ por apoiadores no Nordeste. 

A deputada Gisela Simona (UB) não participa do ato, mas usou as redes sociais para criticar a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que decretou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Essa seria a motivação dos bolsonaristas para fechar o Congresso Nacional até o andamento do projeto que pede anistia a ele e para os golpistas do 8 de Janeiro. Os deputados Emanuelzinho e Juarez Costa (ambos MDB) não se manifestaram.

Além de participar do protesto, Fagundes assinou o pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes. Fizeram coro a ele os senadores Margareth Buzetti (PSD) e Jayme Campos (UB). O ‘avanço’ ocorre após o ministro decretar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que teria desrespeitado limitações impostas para evitar manifestações públicas, por meio de publicações feitas por familiares como Flávio Bolsonaro. Algo que ocorreu no último domingo (3) durante atos no país que pediam anistia.

Bolsonaro chegou a fazer chamadas de vídeos com apoiadores em algumas cidades como Rio de Janeiro, Cuiabá e São Paulo. A medida inclui a proibição de uso de celulares, limitação total de visitas e uso de tornozeleira eletrônica. Um levantamento indica que o Senado Federal tem ao menos 29 pedidos de impeachment contra o ministro do STF. A tramitação, entretanto, depende de decisão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UB-PP). 

Inclusive, Alcolumbre, por meio de nota divulgada à imprensa, afirmou que o Congresso tem obrigações com o país na apreciação de projetos essenciais ao povo brasileiro. "A ocupação das Mesas Diretoras das Casas, que inviabilize o seu funcionamento, constitui exercício arbitrário das próprias razões, algo inusitado e alheio aos princípios democráticos. Faço, portanto, um chamado à serenidade e ao espírito de cooperação. Precisamos retomar os trabalhos com respeito, civilidade e diálogo, para que o Congresso siga cumprindo sua missão em favor do Brasil e da nossa população", diz o presidente.

Diante da mobilização da bancada oposicionista, Hugo Motta divulgou uma nota onde ressalta que a questão do ex-presidente é decidia nos autos do processo onde ele tem advogados para fazer sua defesa. "A decisão do Supremo Tribunal Federal deve ser cumprida. Não cabe aqui, nem ao presidente da Câmara nem a ninguém, estar comentando ou, na minha avaliação, tentando avaliar ou qualificar essa ou aquela decisão. Há um processo e os advogados falam nos autos e o juiz da mesma forma, e é o que tem acontecido nesse processo inerente ao presidente Bolsonaro", diz o comunicado.





Postar um novo comentário





Comentários (13)

  • Moraes

    Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025, 21h04
  • Que escória maldita esses parlamentares do PL de Mato Grosso ! Bandidos !
    1
    0



  • Buçal

    Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025, 20h45
  • Talvez porque foi tio trump quem incentivou a invasão do Capitólio?, mane carlos nunes. Santa ignorância.
    1
    0



  • Beraldo

    Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025, 20h26
  • Defender anistia para golpistas é passar pano para os que atentaram contra a democracia. Isso não é opinião, é cumplicidade. A bancada do MT envergonha o congresso. Sem Anistia!!!
    10
    1



  • Dona Lampréia Augusta

    Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025, 19h47
  • Podiam fazer greve de fome logo e se exaurir deste planeta. Seria uma boa!
    7
    1



  • 13/07

    Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025, 19h23
  • Agora, cuiabanos e matogrossenses que votaram e elegeram esses lixos, bandidos, psicopatas Bolsonarianos etc. Imagem o quanto de falcatruas esse coronel Assis ,(estérica) e essa coronel Fernanda (FDP), fizeram de falcatruas quando os mesmos estavam na ativa, na polícia militar. Para defender essa desgraça do BOLSOLADRA, só mesmo as pessoas sem escrúpulos e sem caráter, pior que Bolsonaro. É um absurdo, é o inverso do avesso. Esses psicopatas deputados federais de mato grosso que defendem e apoiam esse bandido miliciano, só podem terem sofridos uma lavagem cerebral. Quero que esses coronéis, esse esterico do Medeiros e os demais alucinógenos bolsicopaticos, vão sfd e vai ppqp. Brevemente todos farão uma visita íntima para o BOLSOLADRA, numa cela do presídio da papuda, saciando assim, esse desejo alucinante de paixão e loucura.
    8
    1



  • Andre

    Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025, 19h14
  • Tudo o movimento dos extremistas indica que eles não se importam com o Brasil. Quantas pautas importantes para serem votadas mas eles só conseguem pensar no presidiário que aliás, todos sabem que será preso, não é surpresa para ninguém. Com os movimentos feitos pelo Mito e seus filhos, somente motivou a antecipação de cautelas. Esses políticos extremistas sabem disso mas são excelentes em fazer provocações.
    8
    1



  • Zeca

    Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025, 19h03
  • Estão pedindo anistia para desordeiros , da licença.
    7
    1



  • Regis Santana

    Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025, 18h54
  • Não conseguiram dar o golpe no 08/01 e agora estão tentando a todos custo consumar o golpe a democracia. Vergonhoso para MT.
    7
    0



  • João Cuiabano

    Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025, 18h50
  • Presepada patética!!! Armaram picadeiro no parlamento federal!!! Bobos da corte!!!
    7
    0



  • Paulo Carvalho

    Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025, 18h48
  • Poderiam ficar assim para sempre.
    6
    0



  • João Dias

    Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025, 18h46
  • Esse Congresso Bozonarista é Ininigo do Povo, eles querem forçar a aprovação da Anistia para liberar os Bozonaristas da Prisão e deixar os EUA mandarem no Brasil. Na verdade estes Bozonaristas são Golpista e Traidores da Pátria.
    6
    0



  • Carlos Nunes

    Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025, 18h41
  • Pois é, vai entender. Nos Estados Unidos tio TRUMP anistiou todos que entraram no Capitólio. Lá não apareceu a turma do SEM ANISTIA nem a Corte Superior de Justiça interferiu na ANISTIA dada pelo tio TRUMP. Aqui até ministro do Supremo dá palpite e diz SEM ANISTIA. Parece que lá nos Estados Unidos os Poderes realmente são Independentes. Aqui nem tanto...
    0
    5



  • Maria

    Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025, 17h53
  • O triste é que é o dinheiro público que sustenta esse bando de desocupados. Trabalhar em prol do povo, nada; mas para defender bandido são excelentes!
    33
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet