Política Segunda-Feira, 19 de Maio de 2025, 11h:57 | Atualizado:

Segunda-Feira, 19 de Maio de 2025, 11h:57 | Atualizado:

ELEIÇÃO INTERNA

Contadora disputa presidência do PT Cuiabá

Ato de lançamento teve participação do deputado Ludio Cabral e dirigente nacional

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Edma macedo- PT Cuiaba.jpeg

 

A candidatura de Edma Macedo a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Cuiabá foi lançada em ato político com a presença do candidato a presidente nacional do partido Romênio Pereira, do deputado estadual Lúdio Cabral, do atual presidente do diretório do PT de Cuiabá, Bob Almeida, e militantes da capital e de municípios do interior. Edma concorre no Processo de Eleição Direta (PED) 2025 pela tendência Movimento PT. A eleição será no dia 6 de julho, e todos os filiados e filiadas têm direito ao voto.  

O deputado Lúdio Cabral lembrou da trajetória de militância da candidata, durante discurso no ato realizado na noite de sexta-feira (16). “Edma começou a militar ainda menina, acampada para ter um pedaço de terra lá em Pontes e Lacerda. Mulher, assentada da reforma agrária, formada em ciências contábeis, lutadora da agricultura familiar e das pastorais sociais, militante do PT desde a juventude. A trajetória da Edma fará dela uma presidente qualificadíssima, para dar continuidade ao trabalho da direção municipal presidida pelo Bob Almeida, ampliar e fortalecer cada vez mais as lutas de trabalhadores e trabalhadoras de Cuiabá”, afirmou.

Edma é contadora e agricultora familiar. Casada com Nilton Macedo, ex-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso (Fetagri-MT), e mãe de um menino de 13 anos, Edma é filiada ao PT desde 2003. Ela iniciou sua trajetória política na militância da agricultura familiar e da reforma agrária em Pontes e Lacerda, atuando como diretora de associação rural e do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, além de presidente da Central de Abastecimento e Vendas da Central das Associações. Também atua nas pastorais sociais da Igreja Católica.

“Tenho minha vida de militância da roça, da agricultura familiar. A luta da roça é uma, a luta burocrática é outra, e todas são importantes. Agora, me coloco à disposição para dar continuidade ao trabalho de fortalecimento do PT iniciado pelo Bob, para ser a primeira mulher presidente do PT em Cuiabá. Nosso compromisso é estar na rua, sendo escuta. A gente sabe que Cuiabá tem muitos problemas. Toda vez que visitamos os bairros, ouvimos preocupações com falta de vagas em creches, transporte precário, dificuldade de conseguir atendimento em saúde, falta de oportunidades para os jovens, entre outras. Precisamos trabalhar para mudar essa realidade. E também pela maior participação de jovens e mulheres na construção de política públicas inclusivas”, defendeu Edma.

elei��o-PT- Edma Macedo.jpeg

 

O atual presidente do PT Cuiabá, Bob Almeida, destacou o trabalho de Edma nos movimentos de base e nas campanhas eleitorais. “Edma é militante raiz do PT, que vai pra rua e está sempre nas comunidades. Estou há 6 anos na presidência do PT e estou passando o bastão para a Edma com muita alegria, na certeza de que vamos ganhar a eleição do PED. Vamos deixar nosso voto de confiança no Romênio, candidato a presidente nacional, na Edma, na chapa para o PT de Cuiabá, e na nossa chapa para o diretório estadual”, declarou.

Lúdio Cabral agradeceu e elogiou a direção de Bob Almeida à frente do PT de Cuiabá nos últimos seis anos. “Bob foi um gigante na condução do PT e foi um gigante na construção da nossa chapa em 2020 e 2024, e também na articulação da nossa candidatura à Prefeitura de Cuiabá nas eleições de 2024. Construímos uma aliança muito positiva, unindo a esquerda de Cuiabá e parte do centro. Ele deixa um grande legado de reconstrução do PT em Cuiabá, que será continuado pela Edma”, disse.

Direção nacional

Lúdio destacou também o papel de Romênio Pereira como dirigente nacional e líder do Movimento PT. “Romênio é o dirigente do PT que mais conhece o Brasil. Foi um grande defensor da nossa candidatura à Prefeitura de Cuiabá nas eleições de 2024, e fundamental para que essa candidatura se viabilizasse. É o nosso candidato a presidente nacional do PT”, resumiu.

Atualmente secretário de Relações Internacionais do PT nacional, Romênio, que é de Minas Gerais, iniciou sua trajetória como militante na igreja católica e no movimento sindical, é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e lidera a tendência Movimento PT. Em seu discurso, Romênio destacou as principais bandeiras da sua campanha a presidente do PT: a defesa da população mais pobre, das mulheres, dos negros, dos jovens e da população LGBTQIAPN+, além da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Eu quero o PT na rua. Temos que olhar mais para a população mais pobre, mais do que ficar dialogando com o empresariado brasileiro. Quem elegeu Lula foram as pessoas negras, as mulheres e os mais pobres. O principal compromisso da minha candidatura é a reeleição do presidente Lula, pelo que ele representa para a população brasileira. Precisamos estar nas ruas, próximos das bases, e construindo o partido junto com a juventude, pensando no presente e no futuro do PT”, projetou Romênio.





Postar um novo comentário





Comentários (2)

  • JOAO DA SILVA

    Segunda-Feira, 19 de Maio de 2025, 13h47
  • GOSTO CADA TEM O SEU / A MOSCA GOSTA DE LIXO
    0
    1



  • Ângela Custódio

    Segunda-Feira, 19 de Maio de 2025, 12h42
  • Que vergonha Ludio, você para resolver a disputa entre os seus três principais apoiadores, Reginaldo Araujo, Leo e Bob, que queriam ser candidatos a presidência do PT Cuiabá, você importou uma candidata que nem conhece as ruas de Cuiabá para ser candidata, ela é de Sinop???
    2
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet