A CPI criada pela Câmara de Cuiabá para investigar o vídeo em que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), recebe dinheiro das mãos do ex-chefe de gabinete do ex-governador Silval Barbosa, Sílvio César Correa Araújo, aguarda resposta do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o pedido de compartilhamento de provas. A expectativa é de que Fux despache sobre a solicitação na próxima semana.
O pedido foi feito no final do ano passado. Todavia, como o Supremo entrou em recesso a resposta ficou para o início do ano.
O recesso do STF acabou no último dia 20, mas Fux estava de férias e retornou apenas em 1º de fevereiro. Os documentos são considerados fundamentais para o desenrolar dos trabalhos da CPI, já que toda investigação relativa a delação do ex-governador Silval Barbosa encontra-se no STF.
Além do aguardo dos documentos, a CPI entra em outra fase importante nesta semana. As oitivas serão realizadas a partir do dia 7 de fevereiro.
O primeiro a depor é o assessor parlamentar Valdecir Cardoso, responsável por instalar a câmera que gravou deputados estaduais da legislatura passada, entre eles Emanuel Pinheiro, no gabinete de Sílvio Correa. No dia 16, será ouvido o ex-secretário de Indústria e Comércio de Mato Grosso, Alan Zanata.
Ele foi o responsável por gravar uma conversa com Sílvio Correa onde, supostamente, inocenta Emanuel de recebimento de “mensalinho” na gestão passada. A gravação foi apreendida pela Polícia Federal na casa do prefeito, durante cumprimento de mandado de busca e apreensão na “Operação Malebolge”.
No dia 21, vai depor Sìlvio Correa, que entregou os valores nas mãos de Emanuel Pinheiro. Já o ex-governador Silval Barbosa depõe em 23 de fevereiro.
Outras oitivas ainda podem ocorrer, mas ainda não são confirmadas. Isso porque, delegados da Polícia Federal e o próprio Emanuel Pinheiro são convidados e tem a prerrogativa de escolherem se depõe, ou não, na comissão.
Boanerges
Domingo, 04 de Fevereiro de 2018, 12h13Aroldo Nunes
Domingo, 04 de Fevereiro de 2018, 10h10Doralice
Domingo, 04 de Fevereiro de 2018, 09h37Alessandra
Domingo, 04 de Fevereiro de 2018, 00h29Analista Pol?tico
Sábado, 03 de Fevereiro de 2018, 23h07vampiro
Sábado, 03 de Fevereiro de 2018, 20h12