Em reunião nesta segunda-feira (27), a Executiva Estadual do Democratas decidiu abrir o calendário interno para a eleição suplementar ao Senado que será realizada no próximo dia 26 de abril. Com mais de 55 mil filiados em Mato Grosso, o DEM irá oportunizar aos seus membros a possibilidade de opinar e participar sobre o pleito.
Portanto, os filiados que tiverem interesse em disputar o cargo de senador têm até o dia 14 de fevereiro para se manifestar oficialmente. No dia 17 de fevereiro, a Executiva Estadual se reunirá para avaliar os possíveis candidatos e no dia 11 de março está marcada a convenção do Democratas para decidir sobre a eleição suplementar.
Durante o período que antecede a convenção, o Democratas, por meio de sua Executiva Estadual, vai intensificar o diálogo com os partidos aliados sobre a eleição para o Senado. Até o momento, apenas o ex-governador Júlio Campos se mostrou propenso a disputar a eleição ao Senado pelo partido.
Outros nomes como os deputados Eduardo Botelho e Dilmar Dal Bosco foram citados como possíveis candidatos, mas não se manifestaram publicamente sobre a intenção de disputar eleição. O partido ainda tenta emplacar um nome e não “arranhar” a base de sustentação do governador Mauro Mendes.
Uma das possibilidades é de que o chefe do Executivo não participe do processo eleitoral e fique “neutro”.Isso porque, legendas aliadas também pretendem lançar candidatos a vaga que ainda está sendo ocupada pela senadora cassada Selma Arruda (PODE).
Entre os aliados que articulam a eleição ao Senado, estão o vice-governador Otaviano Pivetta (PDT), e o terceiro colocado nas eleições ao Senado em 2018, Carlos Fávaro (PSD).
Gutemberg Mattos
Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 15h19Gutemberg Mattos
Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 15h12Eduardo Silveira
Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 14h59Rubens Cl?udio
Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 14h29pantanal
Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 14h27