Ao comentar sobre a décima quarta operação policial na Saúde de Cuiabá durante a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), a deputada estadual Janaina Riva (MDB) analisou que a permanência do gestor no partido torna-se insustentável tendo em vista as inúmeras investigações mirando a administração municipal. “Triste, Cuiabá passando por isso novamente. Não é mais surpresa pra nenhum cidadão cuiabano. Já perdi as contas de qual operação é essa. É triste de acompanhar e aí vocês entendem porque eu tenho dito que dentro do MDB que não dá mais para o partido compactuar com isso. Não é uma vez, não são duas. Eu, como correligionária fico triste. Não é algo que eu comemore. Lamento que o partido passe por esse constrangimento estando diretamente ligado ao Emanuel que ainda é filiado ao MDB”, pontuou Janaina Riva, na manhã desta quarta-feira (4).
Riva se refere à "Operação Iterum", deflagrada pela Polícia Federal, nesta quarta-feira, com o objetivo de desarticular uma quadrilha investigada pelo desvio de recursos públicos federais destinados à saúde do Município de Cuiabá, com prejuízo aos cofres públicos estimados em R$ 13 milhões. Na ação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Cuiabá e Várzea Grande, todos expedidos pela 5ª Vara da Justiça Federal de Mato Grosso.
A parlamentar explicou que o assunto será debatido durante uma reunião da Executiva Nacional com a presença do líder do diretório nacional do Movimento Democrático Brasileiro, Baleia Rossi, bem como com o presidente da executiva estadual, Carlos Bezerra e o vice, o deputado federal Juarez Costa. Em especial, a questão da Saúde, que está sendo gerida pelo Governo do Estado desde março desse ano.
Na avaliação de Janaina “não é usual ter intervenção ou prefeitura com inúmeras operações”. “O Bezerra e o Juarez já estão lá [em Brasília] e acredito que vão começar a falar com a nacional sobre isso. Não é normal uma Capital que tem o prefeito no partido haver uma intervenção estadual. Não é usual uma prefeitura ter 18 operações. Então, queremos tratar esse assunto com excepcionalidade dentro do partido e vamos defender isso lá”, contou Riva.
MDB DE CUIABÁ
Passadas as eleições da Associação Mato-Grossense de Municípios (AMM), da qual Riva participou ativamente na campanha do prefeito de Primavera do Leste (235 km de Cuiabá), Leonardo Bortolin (MDB), que se sagrou vitorioso, Janaina explicou que o foco será reformar o diretório municipal da Capital, que está com uma formação provisória. A parlamentar explicou que deve se reunir com o atual presidente da executiva municipal, o advogado Francisco Faiad, bem como com o líder e o vice-líder do partido em Mato Grosso, Carlos Bezerra e o deputado federal Juarez Costa.
“Já falei com o Francisco Faiad semana passada. Quero sentar com ele junto com o Juarez Costa e Bezerra. A gente deve fazer uma reunião semana que vem, não só pra tratar de Cuiabá. Sei que Cuiabá é o protagonista até porque temos capital, mas pra tratar de várias divergências que temos em todo o estado. Temos 138 diretórios provisórios constituídos. Então, vamos sentar pra discutir um a um e vamos deliberar sobre Cuiabá. Por enquanto, vi o posicionamento do Juarez que defende que a gente tem que mudar o diretório de Cuiabá. Tenho a mesma percepção que ele. Por ser provisória, pode ser mudada pelo próprio diretório estadual. Não precisa de eleição. Mas, vamos primeiro ouvir as partes para não dizerem depois que não tiveram espaço pra falar”, disse.
Contudo, Janaina declarou que não se pode subestimar a influência de Emanuel Pinheiro e seu filho, o deputado federal Emanuelzinho (MDB) com a Executiva Nacional, o que afetaria na escolha do novo diretório, bem como no apoio do partido aos candidatos à Prefeitura de Cuiabá. Tanto Riva quanto Juarez querem dar suporte ao projeto político do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Eduardo Botelho (UB).
No entanto, Emanuel declarou inúmeras vezes que seu candidato é o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV). "Eles são importantes. Mas o Emanuel tem um filho que é deputado federal e que para o partido nacional tem muita relevância. Então, não adianta a gente menosprezar também essa força que ele tem pelo filho ser um federal. Mas nós também temos o Juarez que é deputado federal e o Bezerra que é o presidente estadual. Entendo que vamos ter que sentar numa mesa e definir, eu, Juarez, Bezerra entendemos que o caminho do partido é caminhar com o Botelho", finalizou.
Cada coisa
Quinta-Feira, 05 de Outubro de 2023, 19h49Observador
Quinta-Feira, 05 de Outubro de 2023, 11h50VANDO
Quinta-Feira, 05 de Outubro de 2023, 10h40robertao
Quinta-Feira, 05 de Outubro de 2023, 10h37wilson
Quinta-Feira, 05 de Outubro de 2023, 10h12Mister Braum
Quinta-Feira, 05 de Outubro de 2023, 09h23Valdenice Tavares da Silva
Quinta-Feira, 05 de Outubro de 2023, 09h23Gilston
Quinta-Feira, 05 de Outubro de 2023, 09h08Ocaradepau
Quinta-Feira, 05 de Outubro de 2023, 09h05Marcos
Quinta-Feira, 05 de Outubro de 2023, 08h54joao paulo
Quinta-Feira, 05 de Outubro de 2023, 08h44Giovane
Quinta-Feira, 05 de Outubro de 2023, 08h16Xomano
Quinta-Feira, 05 de Outubro de 2023, 08h12Vilma
Quinta-Feira, 05 de Outubro de 2023, 07h40