Política Quinta-Feira, 24 de Abril de 2025, 18h:15 | Atualizado:

Quinta-Feira, 24 de Abril de 2025, 18h:15 | Atualizado:

2026

Deputado quer antecipar saída de secretários candidatos

Seis integrantes do staff de Mauro Mendes são cotados para disputas

BÁRBARA SÁ
A GAZETA

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Julio Campos

 

Com seis secretários da gestão Mauro Mendes (União) cotados para disputar as eleições de 2026, o deputado estadual Júlio Campos (União) propõe um “acordo de cavalheiros” entre a Assembleia Legislativa e o Palácio Paiaguás para que esses nomes deixem os cargos ainda em 2025. A medida, segundo ele, garantiria mais equilíbrio ao processo eleitoral e evitaria o uso indireto da máquina pública durante o período pré-campanha.

A sugestão recai sobre o núcleo do governo, que abriga nomes com pretensão eleitoral. Júlio defende que, apesar de a legislação permitir que secretários se desincompatibilizem até abril do ano eleitoral, a permanência até esse prazo representa uma vantagem desproporcional em relação aos demais concorrentes. Segundo ele, o gesto de antecipação já foi adotado em gestões anteriores e contribui para um processo mais transparente.

Entre os cotados estão Fábio Garcia (União), deputado federal licenciado e atual chefe da Casa Civil, que busca a reeleição à Câmara Federal; Gilberto Figueiredo (União), secretário de Saúde e suplente de deputado estadual, que já assumiu interinamente o mandato duas vezes nesta legislatura; Alan Porto, secretário de Educação, que tem ganhado visibilidade com sua atuação. A princípio no União Brasil, mas estuda se filiar a outro partido para conseguir se viabilizar.

Allan Kardec (PSB), titular da pasta de Ciência e Tecnologia, que já disputou pleitos anteriores; o coronel César Roveri, secretário de Segurança Pública; e Davi Moura, ex-judoca e atual secretário de Cultura, Esporte e Lazer. Com exceção de Fábio Garcia, todos os demais são cotados para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Para Júlio Campos, a permanência desses auxiliares no governo até o último prazo legal tende a gerar desequilíbrio na disputa. “Esses nomes têm estrutura, visibilidade e acesso a recursos. O ideal seria que deixassem os cargos já no final deste ano, como já foi feito em gestões anteriores. É um gesto de equilíbrio no jogo democrático”, afirmou.

O parlamentar ainda propõe que a própria Assembleia abra diálogo com o Executivo para discutir o tema. Para ele, o posicionamento do Legislativo se justifica não apenas pela disputa em si, mas também pela necessidade de preservar a lisura do processo eleitoral. “Isso já foi feito no passado com responsabilidade. Não estamos falando de ilegalidade, mas de bom senso. Se o governador quiser, pode fazer esse acordo com os partidos da base. Quem quer disputar, sai com antecedência e entra na pré-campanha em pé de igualdade com os demais”, declarou.

“É uma questão de equilíbrio e respeito ao eleitor. Se queremos uma eleição limpa, temos que garantir as mesmas condições para todos”, concluiu.





Postar um novo comentário





Comentários (5)

  • vlademir alves de souza

    Sexta-Feira, 25 de Abril de 2025, 09h15
  • Quem tiver vergonha na cara, não nesses secretario duas caras. Esse da educação é pior secretario que surgiu ate hoje na educação.
    0
    0



  • Mauro

    Quinta-Feira, 24 de Abril de 2025, 21h26
  • Tem muito secretário que vai usar a máquina até o último momento....SES....
    1
    0



  • Esperto

    Quinta-Feira, 24 de Abril de 2025, 20h13
  • E o senhor vai largar sua posição como Dep Estadual??? Para de chorar
    5
    1



  • Joao

    Quinta-Feira, 24 de Abril de 2025, 19h56
  • Será que este cidadão vai abrir mão do mandato dele em favor do "jogo democrático" ou ele pensa que só ele tem de ter os benefícios? Estaremos aguardando ele pedir afastamento do mandato.
    4
    1



  • Xico tripa

    Quinta-Feira, 24 de Abril de 2025, 19h39
  • Se Júlio fosse secretário de gov ia defender que secretário não precisaria ser desligado da administração pública, mas como ele é deputado , e concorre no cargo , com a máquina ele quer enfraquecer os concorrentes dele , quem pode falar que esse vehinho é sério ??? Não larga o osso ! Se seu nome for bom vai ser eleito , para de xororo de guri Vehio mimado !
    6
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet