Política Terça-Feira, 14 de Novembro de 2023, 13h:02 | Atualizado:

Terça-Feira, 14 de Novembro de 2023, 13h:02 | Atualizado:

PEDIDO DE VISTA

Deputados "travam" projeto que aumenta carga horária de servidores

Projeto é de autoria do Governo do Estado já começa gerar polêmicas

BRENDA CLOSS
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

deputados, almt.jpg

 

Um pedido de vista compartilhado por três deputados travou, momentaneamente, o Projeto de Lei Complementar nº 56/2023, enviado pelo governador Mauro Mendes (UB) à Assembleia Legislativa (ALMT), que traz alterações que visam aumentar a jornada de trabalho mensal, sem qualquer adicional ao subsídio dos servidores.

Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (14), os deputados Lúdio Cabral (PT), Alberto Machado (PSB) e Paulo Henrique (PP) pediram vista e têm o prazo de cinco dias para analisar a mensagem do Governo Estadual.

O adiamento da primeira votação foi aplaudido por representantes do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (Sisma - MT) que foram convocados pelo presidente da entidade, Carlos Mesquita de Magalhães, e a atual diretoria.

O projeto, apresentado pelo Governo do Estado, tem o objetivo possibilitar o estabelecimento e a padronização da carga horária mensal não prevista nas leis de carreira do servidor público estadual.

"A ausência de previsão nas leis de carreira quanto à jornada de trabalho mensal dos servidores públicos resultou em diversas interpretações em razão de somente estar previsto a carga horária semanal. Esta proposta visa dirimir as divergências existentes mediante o estabelecimento de uma regra geral  para a jornada mensal dos servidores civis", consta em trecho da justificativa contida na mensagem.

Ainda segundo o Governo do Estado, a falta de padronização foi apontada pelo controle interno e abre margem para que sejam realizados pagamentos em desconformidade inclusive por decisões proferidas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O Estado assegura que o projeto de lei está em consonância com o que já estabelece o Tribunal Superior do Trabalho (TST).

"Neste sentido, é firme a jurisprudência do STJ no sentido que a jornada máxima de trabalho dos servidores públicos corresponde a 40  horas semanais , assim o divisor  adotado no cálculo  de adicionais devidos é de 200 horas mensais, resultado este recorrente  do seguinte cálculo: 40h/6 (dias úteis) x 30 (dias no mês)", diz trecho da propositura.

Os deputados terão cinco dias para analisarem a proposta, que depois será votada pelo Parlamento Estadual.





Postar um novo comentário





Comentários (9)

  • Anônimo

    Sexta-Feira, 17 de Novembro de 2023, 14h55
  • Muitos dos benefícios da iniciativa privada estão bem distante do serviço público, tais com, Banco de horas, valores de descontos de INSS, recolhimento de FGTS, bem como muitos outros benefícios que por sinal nem os contratados nem os comissionados tem. isso sim teria que ter uma equiparação ...
    0
    0



  • Maria

    Quarta-Feira, 15 de Novembro de 2023, 00h50
  • Beijinhos no ombro prá vocês que criticam concursadas, vão estudar e passar em um concurso!
    4
    0



  • joana

    Terça-Feira, 14 de Novembro de 2023, 16h49
  • Não precisa disso. Basta descontar quando não cumprir as 8 horas diárias, faltar, emendar feriados. O contribuinte agradece, inclusive na prefeitura de cuiaba, né concursados com cargo de chefia e salário superior a 10 mil?
    1
    5



  • observador

    Terça-Feira, 14 de Novembro de 2023, 16h13
  • lelelelelele,e ainda vão reeleger esses camaradas? será que o governador e a AL não estão na contra mão da história
    5
    0



  • SABADO

    Terça-Feira, 14 de Novembro de 2023, 16h00
  • O Garcia disse que na sua gestão como prefeito todos no seu comando serão obrigados a trabalhar no sábado.. porque SÁBADO TAMBÉM É DIA ÚTIL...até as 13 horas...
    2
    3



  • Servidor Segurança

    Terça-Feira, 14 de Novembro de 2023, 15h35
  • Ano que vem ano de eleição, a resposta será nas urnas!
    9
    0



  • Fabio Garcia vai se lascar

    Terça-Feira, 14 de Novembro de 2023, 14h22
  • Alô Fabio Garcia ....Se o projeto passar ..Esquece os votos da minha família que só tem 10 votos em.cuiaba..
    10
    0



  • Contribuinte Indignado

    Terça-Feira, 14 de Novembro de 2023, 14h01
  • Ai funcionarios publicos do estado kkkkk lembra que ano que vem tem eleicao e o governador vai joga o candidato dele pra prefeitura de Cuiaba ate de outra cidade do estado
    51
    5



  • Indigninadissimo

    Terça-Feira, 14 de Novembro de 2023, 13h52
  • Ai servidores públicos do município,se preparem,FÁBIO GARCÍA OU BOTELHO OU ABÍLIO ,ganhando vcs serão os próximos a terem a carga horária mensal aumentada,servidores públicos seja do estado ou do município que votarem em algum desses três ou é masoquista ou não tem vergonha na cara .
    46
    7











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet