Política Quinta-Feira, 19 de Janeiro de 2017, 09h:58 | Atualizado:

Quinta-Feira, 19 de Janeiro de 2017, 09h:58 | Atualizado:

SUSPEIÇÃO NA SODOMA

Desembargador se declara impedido e TJ convoca juiz para decidir HC de ex-secretário

Rondon Bassil se retirou de processo porque seu filho advoga para Sílvio Côrrea, também réu na operação da Polícia Civil

GILSON NASSER
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

rondonbassil-arnaldoalves.jpg

 

O desembargador Rondon Bassil Dower Filho, da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, se declarou impedido de analisar o habeas corpus do ex-secretário de Planejamento de Mato Grosso, Arnaldo Alves de Souza. O motivo é que o filho do magistrado, advogado Leonardo Moro Bassil Dower, é advogado do ex-chefe de gabinete do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), Sílvio César Correa de Araújo, também réu no processo.

Com isso, o desembargador Pedro Sakamoto determinou que um novo magistrado seja convocado para participar do julgamento. Além de Rondon e Sakamoto, compõem a 2ª Câmara Criminal o desembargador Alberto Ferreira de Souza, relator dos processos da “Operação Sodoma” em 2ª instância.

Esta não é a primeira vez que Rondon se declarou impedido de analisar recursos impetrados por réus na “Operação Sodoma”. Nas demais oportunidades, foi substituído pelo juiz convocado Jorge Luiz Tadeu Rodrigues.

O magistrado a ser convocado será “fundamental” para decidir sobre a liberdade do ex-secretário. A votação do habeas corpus de Arnaldo Alves de Souza está empatada.

Alberto Ferreira votou pela manutenção da prisão do ex-secretário, destacando a gravidade dos fatos imputados a ele. Também citou que Arnaldo pode interferir na instrução processual.

Já Sakamoto, defendeu a substituição da prisão preventiva por medidas cautelares, como monitoramento eletrônico e pagamento de fiança a fim de reparar o eventual prejuízo causado pelo ex-secretário. 

Sakamoto reconheceu que os crimes imputados a Arnaldo são graves. No entanto, destacou que eles só poderiam ser cometidos enquanto secretário, cargo que não ocupa desde 31 dezembro de 2014. 

Antes de concluir a votação, Rondon pediu vistas para avaliar sua suspeição. Como o judiciário entrou em recesso, a votação será concluída mais de 1 mês após o pedido de vistas.

Arnaldo Alves de Souza está preso desde 26 de dezembro, quando foi deflagrada a 4ª fase da “Operação Sodoma”. Ele é acusado de fazer o ajuste do Orçamento para o Governo do Estado pagar a desapropriação da área correspondente ao bairro Jardim Liberdade, em Cuiabá, o que rendeu uma propina de mais de R$ 15 milhões ao grupo chefiado pelo ex-governador Silval Barbosa. 

Por sua participação no esquema, o ex-secretário teria recebido R$ 607 mil.

Despacho de convocação de magistrado substituto:

Considerando que o 2º Vogal, Des. Rondon Bassil Dower Filho, que estava com vista dos autos, deu-se por impedido para deliberar acerca do writ, oficie-se ao Exmo. Presidente deste sodalício, a fim de que, valendo-se da competência que lhe é conferida pelo art. 35, inciso XXIV, do RI-TJMT, convoque Desembargador para compor o quorum de julgamento, nos moldes do art. 58, caput, do mesmo diploma normativo.

Selecionado o novo 2º Vogal, remetam-se-lhe os autos, com as notas taquigráficas, para que, após formar sua convicção, devolva-os a fim de que o julgamento seja concluído.

Cumpra-se.

Cuiabá, 17 de janeiro de 2017.

Desembargador Pedro Sakamoto

Relator em substituição legal

 





Postar um novo comentário





Comentários (3)

  • Maquiavel

    Quinta-Feira, 19 de Janeiro de 2017, 12h06
  • A mesma velha história de sempre: assediam o filho para assumir a causa, com o intuito de afastar o pai magistrado linha dura do processo. Meras manobras jurídicas.
    11
    3



  • Raimundo

    Quinta-Feira, 19 de Janeiro de 2017, 11h32
  • O crime compensa em MT, aqui se roubar ou matar e tiver dinheiro, e não ser credor de autoridades,,, você não fica na cadeia,,,estou pensando em ir para o lado da bandidagem,,,,,
    9
    3



  • Pedro

    Quinta-Feira, 19 de Janeiro de 2017, 10h29
  • Ele vem dizer isso nessa altura do campeonato. CNj nele!
    17
    4











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet