O Instituto Percent Brasil apontou em uma pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (27), que o atual prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves (UB), deverá ser reeleito no pleito de outubro deste ano com uma vantagem significativa. O atual gestor, que tem o apoio do governador Mauro Mendes (UB), aparece com uma diferença de mais de 20 pontos percentuais sobre o segundo colocado e apresenta ainda o menor índice de rejeição entre os três pré-candidatos apresentados até o momento.
Na modalidade espontânea, onde os nomes dos possíveis candidatos não são apresentados ao eleitor, a liderança é do atual prefeito, Dr. Adilson Gonçalves, com 32,2% das intenções de voto. Ele é seguido pelo ex-prefeito Beto Farias (PL), lembrado por 11,8% dos entrevistados, e pelo advogado Sandro Saggin, representante da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV), com 0,8% do eleitorado. Brancos e nulos somaram 0,9%, enquanto 6,9% não responderam e outros 47,4% revelaram estarem indecisos.
Na modalidade estimulada, onde os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados, Dr. Adilson Gonçalves registrou 48,3% do eleitorado, enquanto 23,3% disseram que votariam em Beto Farias. Sandro Saggin teve 3,3% das intenções de voto, de acordo com a pesquisa. Brancos e nulos somaram 3,4%, enquanto 21,7% disseram estarem indecisos.
Já em um cenário sem a presença de Sandro Saggin, Dr. Adilson teria 49,7% das intenções de voto, contra 24,8% de Beto Farias, enquanto brancos e nulos somariam 3,5% e outros 21,8% apontaram estarem indecisos. Outros 0,2% não responderam a este questionamento.
Caso Beto Farias saia da disputa, Dr. Adilson venceria com 54,7% dos votos, contra 5% de Sandro Saggin, enquanto brancos e nulos somariam 9% e outros 30% disseram estarem indecisos. Outros 1,3% não responderam.
Já no quesito rejeição, quem teve o maior índice de acordo com a pesquisa foi Sandro Saggin, com 30,7% dos eleitores afirmando que não votariam nele de forma alguma. Beto Farias registrou 11,3%, enquanto Dr. Adilson é ‘rejeitado’ por apenas 7,2% do eleitorado. Outros 17,6% dos entrevistados disseram que não rejeitam ninguém, enquanto 28,5% não souberam e outros 4,7% não responderam ao questionamento.
A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 19 de junho e ouviu 600 eleitores de Barra do Garças. A margem de erro é de 3,97 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A amostragem está registrada sob o número MT 02573/2024, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).