Atual presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), bateu o martelo na noite desta terça-feira (22) e anunciou que não vai tentar disputar, pela terceira vez, a reeleição da presidência da Mesa Diretora em 2023. A informação foi dada durante reunião com colegas parlamentares, realizado na casa da deputada Janaina Riva (MDB), no bairro Santa Rosa, em Cuiabá.
Estiveram presentes no jantar os 14 deputados que compõem o grupo de apoio a Botelho. A reunião terminou sem a escolha de um novo nome para substituí-lo. O deputado eleito, Júlio Campos foi um dos que falou a respeito da decisão do colega e disse que a expectativa do grupo é de que o atual primeiro-secretário da AL, deputado Max Russi (PSB), seja o candidato de consenso a presidente. Russi, no entanto, não participou da reunião. “É uma nova Assembleia, acredito que ainda vai ter uma conversa mais sincera”, disse Campos.
Além disso, o várzea-grandense também informou que Botelho colocou nome dele à disposição, e que Janaina Riva descartou tentar a cadeira de presidente da Mesa. “Ainda não tem nenhum consenso de chapa para Mesa Diretora, ele se dispôs a colocar o nome dele para ser primeiro-secretário como não irá disputar a presidência, mas tem outros nomes que podem surgir. A Janaina comunicou que não será candidata também, ela vai fazer os projetos políticos dela na próxima eleição pra um cargo majoritário como senadora ou governadora”.
Botelho por sua vez, ressaltou que tem apreço pelo nome de Max, para substituí-lo, mas admitiu que terá que convencer alguns colegas que estão resistentes ao nome. “Queremos quebrar essa resistência com conversa e diálogo para ficar. Estamos tentando evitar para não ter briga não ter guerra, estamos tentando aparar as arestas”, afirmou o presidente da AL.
Jose
Quarta-Feira, 23 de Novembro de 2022, 12h12JORGE LUIZ
Quarta-Feira, 23 de Novembro de 2022, 10h55Octávio Augusto Regis de oliveira
Quarta-Feira, 23 de Novembro de 2022, 10h54