Política Quarta-Feira, 06 de Março de 2024, 18h:58 | Atualizado:

Quarta-Feira, 06 de Março de 2024, 18h:58 | Atualizado:

RECURSO

Emanuel pede HC para reassumir cargo; MDB cita "direitos violados"

Pedido foi protocolado nesta tarde de quarta-feira

WELINGTON SABINO
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

emanuel pinheiro 2.jpg

 

Um pedido de habeas corpus em nome do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), foi protocolado junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) na tarde desta quarta-feira (6) para tentar reverter o afastamento do cargo, por seis meses, determinado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso. Pinheiro está em Brasília desde a tarde desta terça-feira (5), mesmo dia em que o comando do Palácio Alencastro foi repassado ao vice-prefeito José Roberto Stopa (PV), no período da manhã.

O habeas corpus é assinado pelo advogado Matteus Beresa de Paula Macedo e a tendência é que a presidente da Corte, a ministra Maria Thereza de Assis Moura, seja a responsável por apreciar o caso num primeiro momento.

Pesa contra o gestor a acusação de integrar uma organização criminosa supostamente envolvida em desvios de dinheiro da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com outros três ex-secretários que passaram pela Pasta e também foram alvos de medidas cautelares determinadas pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). 

Emanuel, inclusive, está proibido de entrar no Palácio Alencastro, sede da Prefeitura de Cuiabá enquanto o afastamento estiver em vigor. As investigações são conduzidas pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco), sob o promotor de Justiça, Carlos Roberto Zarour César e o delegado Francisco Kunze Júnior.

APOIO DO MDB

Também nesta quarta-feira, o Diretório Nacional do MDB divulgou uma nota oficial externando preocupação com o afastamento do prefeito Emanuel Pinheiro. “Tomada de forma monocrática, a decisão não só fere os direitos individuais de Emanuel Pinheiro como também passa por cima da decisão do povo cuiabano que o reelegeu por voto direto em 2020”, diz trecho da nota assinada pelo presidente nacional do MDB, o deputado federal, Baleia Rossi.

Em outro trecho, ele afirma que o MDB é defensor da harmonia e independência entre os poderes, das liberdades individuais e do pleno exercício da ampla defesa por meio do estado democrático de direito, como prevê a Constituição Brasileira.

“Desse modo, o MDB repudia qualquer malversação dos instrumentos processuais e, principalmente, a divulgação seletiva de informações, até então ‘sigilosas’, das quais o interessado não teve conhecimento no processo e veio ter ciência somente pela imprensa”, encerra a nota externando solidariedade ao prefeito e seus familiares e confiante que a “Justiça agirá respeitando o direto de todos os cuiabanos”.





Postar um novo comentário





Comentários (8)

  • jj

    Quinta-Feira, 07 de Março de 2024, 09h05
  • i vai conseguir...ta alinhado com lula e stf...esperar o que desssa raça infame!.....quem vai perder é a população...infelismente...sabemos q o stopa é um zero a esquerda...quem vai mandar na prefeitura e o governador...
    2
    0



  • JOSEH

    Quinta-Feira, 07 de Março de 2024, 08h25
  • Uai HC não é quando CARA tá preso??? Pediu HC ou Liminar?
    2
    0



  • falei e disse

    Quinta-Feira, 07 de Março de 2024, 06h32
  • ESSE SER É MTO CARA DE PAU....NEM OLEO DE PEROBA RESOLVA!
    3
    0



  • jose Maria

    Quarta-Feira, 06 de Março de 2024, 23h10
  • PartIdo de M.... este MDB defender um Prefeito Corrupto e Canalha que agora diz que ser santo, vc vai para cadeia EP, la e ugar de bandido corrupto e vai a sua corja junto......SAFADO
    3
    0



  • Povo imbecil

    Quarta-Feira, 06 de Março de 2024, 20h51
  • Acorda povo burro. Não veem que tudo que sai na mídia é selecionado. Mauro Mendes tem o judiciário no bolso, MP ele manda em todos. Senão fosse a briga deles pq o prefeito não licitou um contrato de 30 anos p tomar conta da iluminação pública de Cuiabá. O mentiroso do paiaguás recebeu 5 milhões adiantado. Suas empresas estavam quebradas, cheques sem fundo ainda passeiam por Cuiabá. Emanuel, fez outra licitação e "quebrou as pernas" do mentiroso arrogante. É isso que se resume a rusga e ódio do governador. Sabemos que houve coisa errada, assim como tem aos montes no estado. Na saúde, na educação, na sema é só roubalheira. Sabe quando irão investigar??? Nunca. Pois ele é o dono do cofre do estado e esses desembargadores, promotores e delegados adoram umas verbinhas extras. Precisa desenhar ou querem que eu resuma mais???? Folhamax, vcs não são de bloquear comentários na qual todo mundo sabe que é a mais pura verdade. Emanuel não é santo, governador é da mesma laia tb. Botelho é igual. Político só pensa em verbas e rolos.
    15
    18



  • Cético

    Quarta-Feira, 06 de Março de 2024, 20h34
  • O CARA DESVIA "220K", e QUER HC ao CITAR "ESTADO DEMOCRÁTICO de DIREITO" . . . PÁKÁBÁ
    18
    0



  • Nao Eleitor em Mato Grosso

    Quarta-Feira, 06 de Março de 2024, 20h06
  • Esses partidinhos PUXADINHOS do PT sempre acham normal o cara ROUBAR ......para quem apoia o MAIOR LADRÃO do PLANETA que ROUBOU e continua ROUBANDO um país é tudo normal. Esse VAGABUNDO foi reeleito pelos cuiabanos, ninguém sabe como. Por ele ter sido reeleito não justifica..não significa que ele pode ROUBAR.. Infelizmente com esse judiciário LULISTAS MILITANTES APARELHADOS esse PALETÓ logo...logo estará de volta pronto para ROUBAR..para voltar a CENAS DOS CRIMES. Já devem estar todos abraçados com LULADRÃO e sua turma do STF tomando VINHOS..WHYSKIs comemorando a vitória.
    17
    5



  • Tenho dito

    Quarta-Feira, 06 de Março de 2024, 20h01
  • Vamos lembrar ao MDB, que parte do povo cuiabano elegeu um prefeito que cuidasse da gestão do município, não para fazer o que ele tem feito. Não sou eleitor desse Emanuel, desde o caso do Paletó, jamais votaria nesse homem, mas, como cuiabano, é melhor Emanuel ficar bem longe da prefeitura e, espero que nunca mais se conquista um cargo político e público. Cuiabano (ou melhor, parte dos cuiabanos) não compactua com a corrupção. e digo parte dos cuiabanos, pois, estes não colocaram o seu voto nesse prefeito, que na época já se sabia do seu curriculum.
    19
    4











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet