Política Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 15h:45 | Atualizado:

Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 15h:45 | Atualizado:

CONFUSÃO SEM FIM

Emanuel proíbe BRT em Cuiabá: "aqui não é Casa da Mãe Joana"

Prefeito critica projetos apresentados pela Sinfra

SABRINA VENTRESQUI
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

trabalhador-emanuelpinheiro.jpg

 

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) sinalizou na manhã de hoje (22) que não liberará o início das obras do BRT (Ônibus de Transporte Rápido) que serão realizadas pelo Governo do Estado. De acordo com o gestor, a proposta já foi reejeitada pela equipe técnica da prefeitura por apresentar diversas falhas.

As obras em Várzea Grande estão avançando, mas sequer começaram na capital do Estado. Pinheiro, ainda afirmou que continuará lutando na Justiça pelo Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), modal que foi idealizado para a Copa do Mundo de 2014, mas nunca foi concluído.

“A gambiarra de projeto que foi apresentado pelo Estado município foi indeferido pelos técnicos da prefeitura de Cuiabá. Aqui não é Casa da Mãe Joana e não é terra de ninguém. Aqui tem líder, tem prefeito, tem leis que têm que ser respeitadas e ninguém vai passar por cima delas. Nem governador e nem ninguém. Vou continuar lutando pelo VLT. Mas quem defende BRT que apresente os projetos. A equipe técnica da Prefeitura, que é altamente qualificada, vai analisar. Por enquanto, o que foi apresentado não tem a menor condição tecnicamente de ser aprovado”, pontuou Emanuel Pinheiro, na manhã desta terça-feira (22).

Emanuel Pinheiro já demonstrou inúmeras vezes que é contra a implementação do BRT. Segundo ele, mais de R$ 1 bilhão foi jogado foram perdidos para instalar o modal.

O gestor é defensor ferrenho de VLT, que na avaliação dele é o que há de melhor na mobilidade urbana atual. “O que estamos vendo é que além de ter jogado R$ 1 bilhão fora e estarem impedindo que Cuiabá e Várzea Grande conheçam o que há de melhor e mais moderno e avançado em termos de mobilidade urbana que é o VLT estão forçando uma barra com um modal que não tem projeto”, criticou.

FILINTO E COUTO

A confusão da vez se deu pela mudança de rota do BRT em Várzea Grande, em que o modal deverá passar pelas avenidas Couto Magalhães e Filinto Muller, o que não era previsto no projeto original. A mudança está sendo rechaçada pelos comerciantes da região que temem que suas fontes de renda sejam prejudicadas pelas obras.

“Em Várzea Grande, ninguém sabia que o BRT iria passar pela Couto Magalhães e Filinto Muller que são os maiores corredores comerciais de VG. Ninguém sabe e ninguém discutiu. Os comerciantes de Várzea Grande estão desesperados. Vai arrebentar com a cidade porque não teve discussão e nem projeto”, detonou Pinheiro.





Postar um novo comentário





Comentários (31)

  • Evandro

    Quarta-Feira, 23 de Agosto de 2023, 08h22
  • Posso ter muitas críticas ao prefeito EP, mas no que conserne sobre o modal ele tem razão. O VLT é confortável, limpo e moderno. Já o BRT é antiquado. Já fiz um comentário aqui e pergunto novamente: como será o acesso do pedestre às estações no corredor central. Através de faixa quebra molas, coluna, barra de direção, ... de pedestre elevada? O trânsito irá parar, travar. Como outro amigo aqui comentou, o VLT é energia limpa. Mas vamos dar uma olhada na movimentação política. O que está impedindo o VLT é o cartel dos donos de empresas de ônibus. Esquece dos dois, Mato Grosso tem dinheiro, vamos fazer duas linhas de metrô é bem melhor.
    3
    0



  • vereador pastor jeffersson

    Quarta-Feira, 23 de Agosto de 2023, 07h37
  • para bens prefeito, nossa querida cuiaba tem gestor, o governador quer enfiar guela abaixo o seu candidato por isso esta fazendo esse carnaval com as obras.
    3
    0



  • Vicente

    Quarta-Feira, 23 de Agosto de 2023, 07h36
  • Muito bem EP, governador quer empurrar um BRT ultrapassado em nós que usamos o transporte público.
    3
    0



  • Citizenship

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 22h24
  • Sr. Carlos Nunes: o senhor não entendeu o que eu lhe disse. Não importa se o dinheiro é privado, do governo federal ou do governo estadual ou de uma agência internacional de cooperação, como o Banco Mundial ou a IFC. Toda intervenção urbanística que tenha incidência sobre o território do município, como no caso das obras de mobilidade urbana, dependem de autorização do poder executivo municipal. Essa regra é decorrente da Lei Federal, do Estatuto das Cidades, que regulamenta a organização do território das cidades desde que foi aprovada. Se o Gov Estadual quer fazer uma intervenção, ele precisa apresentar um projeto de implementação do seu projeto, com todas as especificações técnicas, num órgão municipal responsável pelo planejamento urbano. Cada Prefeitura tem uma Secretária ou uma Autarquia responsável. Quando o Projeto, do ponto de vista técnico, obtém a autorização, então, daí, pode-se iniciar sua implementação. O que a Prefeitura de Cuiabá está alegando é que o projeto VLT tinha autorização para implementação em Cuiabá, mas que o BRT não teve o projeto apresentado pelo Governo Estadual. Sem a aprovação do Projeto do governo estadual substituindo o Projeto que já estava aprovado, não existe a condição jurídica para a sua implementação. Se houver início de obras, será objeto de embargo, dentre outras medidas possíveis. Repito: não importa de quem seja o dinheiro. Há um marco jurídico precedente que deve ser equacionado, sem o que não se pode operacionalizar a obra.
    11
    2



  • Prefeito, faz uma audiência pública

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 22h21
  • Faz o seguinte prefeito de Cuiabá, faz uma audiência pública ao vivo em âmbito nacional para mostrar o povo de Cuiabá e Várzea Grande acompanhar e mostrar os erros/ defeitos do projeto que o senhor aponta para não autorizar . O povo quer te ouvir. Mas demonstra , põe pingos nos ?is? no lugar de bla bla bla na midia . Como diz o ditado: mata a cobra o mitra o pau. Pronto .
    10
    3



  • JUNIOR BARROS

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 21h42
  • Cuiabá não merecia essa figura como Prefeito, o cara não faz nada que presta e ainda vem atrapalhar quem quer fazer, destruiu a saúde, bateu recorde de operação policial e é eleito o pior Prefeito da historia de Cuiabá mas ainda quer palanque. Triste em saber que depois de tanta corrupção na Prefeitura esse senhor continua no cargo e o vice também é outro sem futuro.
    6
    5



  • Jeferson de Souza Santos

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 21h39
  • Enquanto isso agua zero nunca resolveu o problema da agua nesse inferno chamado Varzea Grande. Enquanto esses bandidos tiverem no poder nada sera feito de útil nesse Lixo de Vg
    9
    0



  • Oliveira

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 21h35
  • Emanuel tá è certo. Ninguém quer ônibus articulado em Cuiabá, porque não fizeram uma votação e deixava o povo escolher.
    8
    6



  • Carlos Nunes

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 19h08
  • Pois é, Citizenship...só que tio Silval tornou a obra do VLT desde 2012...100% Estadual. Responsabilidade 100% do Estado. A FIFA exigiu que melhorasse a mobilidade por Cuiabá sediaria jogos da Copa. O Município não entrará com 1 centavo. Sendo obra estadual, cabe à Assembleia Legislativa aprovar, fiscalizar. Não é competência nem do Prefeito nem da Câmara Municipal aprovar...em Várzea Grande o Estado só deu explicações que foram aprovadas pelo prefeito Kalil e pelos vereadores. Por que em Várzea Grande não criou dificuldade nenhuma, e em Cuiabá tio Manuel quer impedir a obra? Picuinha entre tio Manuel e tio MM.
    18
    9



  • Ana

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 18h51
  • gostaria de ver todo esse empenho em descobrir e exonerar os que não cumprem as 8 horas diarias, chegam e saem a hora que querem e ganham mais de 10 mil por mes, e voces?
    19
    0



  • Cuiabanno

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 18h14
  • Como técnico, tenho que concordar com nenel, Vlt é o futuro, o mundo inteiro investe nesse sistema, brt retrocesso passado?. Acho que é só pra ficar na mão da mesma turma? (Não tem cabimento investir em ônibus de pneu, se já temos muita coisa comprada e pronta).
    27
    23



  • Observador Social

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 17h55
  • Abstendo-me dessa disputa política entre os 'poderosos' de plantão, a escolha do VLT é a mais sábia para nossa Capital. Senão, vejamos: o combustível fóssil (que abastece os ônibus) tem um tempo definido para término total nos próximos 40 anos, além de ser altamente poluente. Já o VLT é mais seguro, trafega com energia limpa e permite rapidez no seu fluxo férreo. Então, quem gosta realmente de Cuiabá, deveria lutar pela modalidade mais moderna e usada pelo mundo todo.
    21
    12



  • Citizenship

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 17h37
  • Para o sr. Carlos Nunes: independentemente da concordância ou não com o VLT ou com o BRT, há que ficar claro que a definição sobre a mobilidade urbana no território municipal é objeto de competência do município deliberar, em coerência com o Plano Diretor que deve ser aprovado e atualizado por votos na Câmara Municipal, a partir de projetos de lei encaminhados pela Prefeitura Municipal. É o que se deduz da leitura da Lei Federal conhecida como Estatuto das Cidades. De tal modo que o Governo Federal, se pretende investir em obras de mobilidade no município, ou faz convênio e repassa o dinheiro para a Prefeitura fazer ou submete à Prefeitura um projeto e obtém dela autorização.
    15
    8



  • João José

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 17h23
  • Parecem duas putas rampeiras disputando clientes no zero KM.
    22
    5



  • Moreira

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 17h20
  • Vixi, Cuiabá toda fodida de buraco e mato e esse cara falando que a cidade tem líder? Sai da frente cara. Você tem que ser enjaulado!
    29
    12



  • Marina

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 17h14
  • Prefeito mais idiota, acabou com a cidade e agora quer prejudicar população com suas picuinhas com o governador. Perdeu a saúde que é galinha dos ovos de ouro e agora a população que paga o Pato, pq enquanto ele fica com essa birra, o trânsito permanece horrível em VG. Vai procurar o que fazer prefeito, fique quieto no seu canto até final seu último mandato cm político em MT.
    27
    8



  • Cidadão Indignado

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 17h06
  • O prefeito era DEPUTADO quando houve essa BANDALHEIRA DO VLT e nada fez pela população de MT, e agora quer vir com essa história de "defender Cuiabá"??? Faça-nos o favor, prefeito, suma do planeta, não aguentamos mais essa baderna no trânsito, essa obra precisa ser concluída e o senhor fica atrapalhando! Por que não criou caso na época do VLT? Por que? É uma simples pergunta? Por que? Agora que as obras estão fluindo, o senhor quer atrapalhar? Não aguentamos mais essa disputa, alguém tem que colocar fim nisso e deixar as obras prosseguirem (e serem terminadas). São quase 10 (dez) anos que a Copa aconteceu e o VLT para a COPA do Mundo ainda continua atrapalhando nossa vida! Chega!
    26
    6



  • renato

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 17h03
  • TANTO O PREFEITO QUATO O GOVERNADOR QUEREM JIJU ...
    10
    2



  • THIAGO A A NOGUEIRA

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 16h48
  • Quanto a Várzea grande, existe sim projeto para que o super-busao trafegue pela couto, na própria apresentação inicial do projeto esse percurso foi apresentado. já Emanuel esta bravo porque nao está ganhando nada nessa mudança...
    39
    17



  • Carlos Nunes

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 16h36
  • Pois é, essa novela VLT...BRT...já tá chata pra burro. Sai? Não sai? Faz? Não faz? No final nem VLT nem BRT. Só em 2025, quem sabe com novo Prefeito. 2023 e 2024 vai ficar esse lenga-lenga entre o Município e o Estado. A obra é Estadual, entretanto tio Manuel age como se ela fosse Municipal. Quer mandar na obra? Cada um no seu quadrado...obra federal é federal...obra estadual é estadual...e obra municipal é municipal. A Assembleia Legislativa já aprovou a mudança do modal, de VLT pro BRT. Parece que decisão da Assembleia não tá mais valendo 1 pequi furado...o Prefeito de Cuiabá não aceita. A Assembleia tá desmoralizada? Decisão de Deputados não é aceita?
    32
    12



  • Lucas

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 16h36
  • Pode espernear a vontade. As obras do BRT ja começou em Cuiabá. No porto, onde será construído um Terminal do BRT, atras do Atacadão, ja esta todo com tapume e maquinários. Só acelerar....
    30
    14



  • BRT é um atraso..

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 16h32
  • O Palitó está certo..BRT lata veia para o Povo e Corolla para políticos com motoristas...BRT nada mais é que duas circular grudada na outra que bate e faz um barulho do caralho......VLT é modernidade...Sem ruidos, sem contaminação na atmosfera, de fato pensando no meio ambiente .....BRT é um lixo .conheço BRT..RJ, DF e PE umas latas velhas que atrapalha o trânsito....BRT tem dedo do Botelho ...Ele é dono de ônibus......VLT é coisa de cidade moderna... Cuiabá necessita do VLT..Com VLT até vou para o trabalho com VLT...Hoje não vou por que é circular veia...cheia demais ..Mas com VLT abandono o carro para ir para o trabalho
    24
    28



  • Jucao

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 16h30
  • Aonde está o STJ ? Que não prende logo esse lixo de prefeito , o cara roubou quando era deputado , 17 operações contra ele na prefeitura , onde está o TC O STJ ? que é isso essa cara tinha que ser apeado do poder a muitos anos, prendem e acabam com a vida de um monte de coitados e esse cara achando que Cuiabá e dele , Mauro Mendes parabéns esse pilantra desse Emanuel tem que saber que Cuiabá não é dele e do povo FORA EMANUEL CADEIA JÁ!!!!
    34
    17



  • Pedro Luis

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 16h27
  • Esse prefeito não dá conta da saúde e de tapar os buracos da cidade e quer barrar o BRT? a equipe da prefeita é melhor que a do estado? Realmente são excelentes tecnicos, basta ver a excelente obra da feira do porto: com uma semana não tem água, torneiras quebradas, elevador não funciona...realmente é um aequipe altalmente qualificada. Igual o chefe...
    27
    12



  • Todos

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 16h26
  • Ô POVO MERECE O MELHOR VLT ROUBARAM O SONHO DA POPULAÇÃO
    23
    7



  • Paulo

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 16h19
  • Rapaz....para com isso sujeitinho...tá atrapalhando todo mundo....peloamor....PALETÓ tá até fofo e fica bancando de honestão....
    27
    8



  • Cuiabano Raiz

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 16h16
  • Prefeitura mais cara de P@u, Corrupt0, que Cuiabá teve foi vc EP, que moral vc tem pra dizer que Cuiabá não casa da mãe joana.
    29
    9



  • CIDADÃO ATENTO

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 16h16
  • Prefeito birrento. Essa briguinha infantiloide entre esse prefeito e o governador, tem gerado inúmeros prejuízos para Cuiabá. O VLT, bem sabemos, foi fruto de muita corrupção e safadeza do governo Silval, com a complacência da Assembleia Legislativa e do TCE (que "nada viram" de errado). É inviável para Cuiabá e VG, pois há estudos que afirmam que sua tarifa seria elevada e o Poder Público teria que cobrir o déficit operacional (ou seja, os tributos pagos por todos teriam que cobrir o rombo operacional do VLT). Ainda bem que o governador teve coragem de mexer nesse vespeiro e voltar ao projeto original do BRT, com a utilização de ônibus articulados elétricos. Essa birra do Mané, não vai levar a lugar algum. Só irá atrasar o BRT. Ano que vem esse desastre não será mais prefeito. Só prejudicará nossa amada Cuiabá, porque é birrento e infantil.
    25
    11



  • claudio

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 16h10
  • o Judiciario autoriza, a PM da proteçao ao cumprimento do mandato.
    21
    9



  • BOLA PRA FRENTE

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 16h10
  • VLT PROGRESSO FUTURO VISÃO DOS OTIMISTAS. BRT PASSADO RETROCESSO VISÃO ARCAICA
    17
    15



  • Luciano

    Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023, 15h49
  • É claro que um bilhão foi jogado fora, ele era o presidente da COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS DA COPA da assembleia e fez vista grossa ao que estava acontecendo nas obras do VLT e agora fica pagando de defensor de Cuiabá? tenha a santa paciência!!!
    74
    18











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet