A ex-deputada federal Rosa Neide (PT) afirmou que o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) agiu sem seguir as orientações e normativas do Diretório Nacional ao escolher o deputado estadual Lúdio Cabral como pré-candidato pela legenda ao Palácio Alencastro nas eleições deste ano. Ela afirma que mantém seu nome colocado para a disputa e que uma definição entre ambos os nomes do partido deverá ser anunciada ainda nesta semana.
“Tem uma legislação nacional, que no caso das capitais e maiores cidades quem resolve é o diretório nacional”, declarou a atual diretora-executiva da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta segunda-feira (11).
Apesar do conflito interno, a ex-deputada afirma que não pretende gerar um racha no partido, entre o grupo dela e o do médico sanitarista. No entanto, declarou que tem conversado com a presidente nacional da legenda, Gleisi Hoffmann, e o senador Humberto Costa, que seguem a mesma linha de militância que ela, além de integrarem o Grupo de Trabalho Eleitoral, o GTE nacional do PT.
“Sábado fizemos uma reunião do diretório, com o deputado Lúdio presente, conversamos, não tem problema nenhum. No PT não vai ter desgaste no sentido pessoal entre eu e Lúdio. Nós vamos resolver numa boa e vamos discutir a prefeitura de Cuiabá com a nossa população”, declarou.
Rosa Neide revelou que irá para Brasília nesta semana para continuar as tratativas quanto à escolha do nome, que segundo ela, será anunciado nos próximos dias. “Essa semana a gente resolve. Eu vou para Brasília hoje. Creio que até o fim de semana a gente resolve isso”, finalizou.
RACHA INTERNO
Embora Rosa Neide alegue que orientações da legenda em âmbito nacional não teriam sido cumpridas, o Diretório de Cuiabá garante que a escolha de Lúdio Cabral como pré-candidato seguiu todos os ritos e que o nome dele foi escolhido por unanimidade em reunão realizada no dia 2 de dezembro de 2023.
À época, o Diretório Municipal informou que dos 152 delegados e delegadas eleitos uma semana antes, 151 se credenciaram e votaram em Lúdio. Por outro lado, Rosa Neide não inscreveu chapa de delegados e não compareceu ao encontro do partido por acreditar que ele não seguia as regras da agremiação nacional.
O PT está inserido na Federação Brasil da Esperança que engloba também o PV e o PC do B. Após a decisão do Partido dos Trabalhadores por um dos nomes, a federação como um todo deverá aprovar o candidato. O PV tem a opção de brigar pela candidatura do vice-prefeito de Cuiabá José Roberto Stopa.
Dito
Terça-Feira, 12 de Março de 2024, 17h46Leal
Terça-Feira, 12 de Março de 2024, 17h10Cuiabano
Terça-Feira, 12 de Março de 2024, 15h41nelso
Terça-Feira, 12 de Março de 2024, 15h3213/07
Terça-Feira, 12 de Março de 2024, 14h56Afonsão
Terça-Feira, 12 de Março de 2024, 14h55eliane
Terça-Feira, 12 de Março de 2024, 14h39Pedra 90
Terça-Feira, 12 de Março de 2024, 14h35EDUARDO S
Terça-Feira, 12 de Março de 2024, 13h54joão carlos
Terça-Feira, 12 de Março de 2024, 13h52