O ex-vereador e empresário Bruno Santos Mena (DEM) foi eleito o novo prefeito de Matupá (695 de Cuiabá) no pleito suplementar realizado neste domingo (1º). Ele, que ocupava o cargo de secretário municipal de Meio Ambiente na Cidade, obteve 55,58% dos votos, ou seja, foi a escolha de 4.460 eleitores.
Na campanha, Bruno Mena declarou um patrimônio de R$ 181 mil. Em 2020 ele foi eleito vice-prefeito ao lado de Fernando Zafonato (DEM), que posteriormente teve o registro cassado por causa de condenaçao anterior por improbidade administrativa.
Então, Mena que já tinha sido eleito o vereador mais votado no pleito de 2016, passou a encabeçar a chapa na disputa suplementar deste ano, pois contra ele não havia qualquer impedimento.
Na disputa suplementar, como vice-prefeito foi eleito o agricultor Celso Luiz Sorgatto (PSDB). Ele declarou bens somando R$ 5,8 milhões.
Na disputa também estavam o Geraldo Gezoni Filho (PSB) e Marinilde Bernardi Dall Acqua (MDB), que é professora e ficou em segundo colocado com 32,55% dos votos (2.612).
Em último lugar ficou Geraldo Gezoni com apenas 11,88% da votação (953 votos). Conforme o Tribunal Regional Eleitoral, 11.126 eleitores estavam aptos a votar na disputa suplementar deste domingo.
Desse total, 8.260 (74%) compareceram às urnas neste domingo. E desse grupo que saiu de casa para ir até um local de votação, 99 optaram por votar em branco enquanto 136 pessoas anularam o voto.
Conforme o TRE, em Matupá as eleições suplementares foram ocasionadas porque o candidato eleito em novembro de 2020, Fernando Zafonato, teve seu diploma cassado pela Justiça Eleitoral, que o considerou inelegível por ter sido condenado por improbidade administrativa anteriormente.
Kibinho
Domingo, 01 de Agosto de 2021, 21h11