Política Quinta-Feira, 09 de Novembro de 2023, 23h:20 | Atualizado:

Quinta-Feira, 09 de Novembro de 2023, 23h:20 | Atualizado:

ENTREGA DE SACOLÕES

Filmagem de bolsonarista não faz TRE condenar primeira-dama em MT

Ato denunciado por bolsonarista foi realizado num salão de uma igreja

DIEGO FREDERICI
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Dona Neuma e Ze do Patio

 

A juíza da 64ª Zona Eleitoral de Rondonópolis (216 Km de Cuiabá), Aline Luciane Ribeiro Viana Quinto Bissoni, mandou arquivar um inquérito que apurava uma suposta distribuição de “santinhos eleitorais” durante a entrega de cestas básicas pela prefeitura municipal.

O ato teria beneficiado a candidata a deputada federal nas eleições de 2022, Neuma de Morais, a Dona Neuma (PSB), esposa do prefeito Zé do Pátio (PSB). A denúncia foi motivada pelo deputado bolsonarista, Claudio Ferreira (PL), que já se coloca como pré-candidato à Prefeitura de Rondonópolis no pleito de 2024. 

A decisão foi publicada nesta segunda-feira (6). Nos autos, a juíza eleitoral explicou que o próprio Ministério Público Eleitoral (MPE), pediu o arquivamento do inquérito contra a candidata por falta de provas.

Ainda conforme os autos, Cláudio Ferreira esteve no local dos fatos, filmou do lado de fora do salão paroquial e também filmou dois cabos eleitorais da então candidata Dona Neuma, que estavam com adesivos nas camisetas. No entanto, ao término das investigações, os indícios iniciais de irregularidades dos fatos não restaram confirmados. 

“Restando evidenciada a ausência de justa causa para a propositura da ação penal, notadamente em virtude da atipicidade da conduta, homologo a promoção de arquivamento proposta pelo Ministério Público”, analisou a juíza eleitoral.

Mesmo determinando o arquivamento, entretanto, Aline Luciane admitiu que a distribuição de santinhos só não ocorreu pois uma pessoa começou a gravar assessores da candidata com o seu telefone celular – fato que teria inibido a ação.

“A filmagem pode ter desestimulado o início das condutas, tendo em vista que, ao perceber que estavam sendo filmados, os cabos eleitorais ficaram inertes; não iniciaram a distribuição dos santinhos, tampouco solicitaram votos”, admitiu a juíza eleitoral.

"Dona Neuma" obteve 44.931 votos em 2022 e não conseguiu se eleger deputada federal.





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • so observo...

    Sexta-Feira, 10 de Novembro de 2023, 10h04
  • Se fosse o contrário, ou seja, um candidato da direita fosse filmado, entregando santinhos junto com entrega de material público, já até estaria preso.
    0
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet