O governador Mauro Mendes (União) nomeou o promotor de justiça do Ministério Público do Estado (MPMT), Wesley Sanchez Lacerda, para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). A decisão administrativa foi tomada há pouco nesta segunda-feira (15) pelo Chefe do Poder Executivo Estadual. "Tenho certeza que ele fará um excelente trabalho no Judiciário de Mato Grosso, da mesma forma como tem feito no Ministério Público", afirmou o governador.
Wesley Sanches foi o mais votado no rol de 6 membros do MPMT que desejavam ascender ao cargo de desembargador, com 35 votos obtidos em eleição no Poder Judiciário Estadual na última quinta-feira (10). Ele foi seguido pela procuradora de justiça Eunice Helena Rodrigues de Barros, que recebeu 27 votos, e a promotora Ana Luiza Ávila Peterlini de Souza, a escolha de 22 membros do Pleno do TJMT.
O promotor de justiça já figurou em outra lista tríplice para o cargo de desembargador, porém, o governador Mauro Mendes optou pelo então procurador Marcos Regenold em decisão de dezembro de 2023.
Wesley Sanchez Lacerda se formou em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no ano de 1993 e ingressou no MPMT no ano 2000. Atualmente ele cursa o Doutorado, também pela UFU.
A vaga ocupada por Sanchez é destinada ao MPMT, e foi deixada pelo desembargador Paulo da Cunha, que se aposentou recentemente ao atingir a idade de 75 anos. Antes da votação da última quinta, o MPMT realizou sua própria disputa, entre promotores e procuradores de justiça, para formar uma lista com seis membros do órgão ministerial no mês de setembro de 2024.
Na eleição de setembro, o MPMT escolheu a procuradora Eunice Helena Rodrigues de Barros, a promotora Lindinalva Correia Rodrigues, a procuradora Sasenazy Soares Rocha Daufenbach, o promotor Wesley Sanchez Lacerda, além das promotoras Valnice Silva dos Santos e Ana Luiza Ávila Peterlini de Souza.
A lista tríplice é necessária para ocupação dos cargos de desembargador. Não há concurso público para a função, que é determinada por meio de eleições entre juízes do Poder Judiciário além do chamado “Quinto Constitucional” - modalidade disputada por Sanchez. Ainda não há definição para a data da posse do novo desembargador no TJMT.
Hamilton Antônio da Silva
Quarta-Feira, 16 de Outubro de 2024, 09h39Hernan
Quarta-Feira, 16 de Outubro de 2024, 08h18Roberto
Quarta-Feira, 16 de Outubro de 2024, 06h10José Eduardo
Terça-Feira, 15 de Outubro de 2024, 23h41Virginia
Terça-Feira, 15 de Outubro de 2024, 21h37Denise Torres Molina
Terça-Feira, 15 de Outubro de 2024, 20h52Mari
Terça-Feira, 15 de Outubro de 2024, 19h14