O deputado estadual Faissal Calil (Cidadania), que deverá coordenar a campanha a prefeito de Cuiabá do deputado federal Abílio Brunini (PL), descartou a existência de um "racha" na direita. As rusgas entre bolsonaristas mato-grossenses se acentuou principalmente dentro do PL após o nome do vereador Cezinha Nascimento (UB) ser vetado no partido, o que irritou seu irmão, o deputado estadual Elizeu Nascimento (PL).
Elizeu Nascimento e Abílio Brunini trocaram nesta terça-feira farpas nas redes sociais e protagonizaram um bate-boca, onde ambos chamam um ao outro de "puxa-saco" do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB). Tudo começou quando Abilio visitou o Planalto, bairro que é reduto eleitoral de Elizeu e seu irmão, para expor a suposta paralisação da obra e de um mini-estádio da região.
Brunini visitou o local pela noite e encontrou maquinários parados. Como resposta, Nascimento foi até a obra durante o dia e explicou que a empresa contratada não trabalha à noite.
Para Faissal, que coordenará a campanha a prefeito de Abílio, não se trata de um racha na direita, tendo em vista que, segundo ele, Elizeu não atua na ideologia política. “Não vejo e não tem um racha na direita. Assim como estou no Cidadania, participando de uma candidatura de direita, o Elizeu está no PL, mas não participa de uma candidatura de direita. Todos sabem que o Cezinha faz parte da base do prefeito Emanuel Pinheiro. Ou seja, apesar do Elizeu estar no partido, não acompanha o Abílio em sua campanha”, explicou.
Faissal também rebateu a fala de Elizeu de que Cezinha Nascimento teria sido barrado no PL. De acordo com o deputado, na verdade, foi o próprio vereador quem optou por não disputar as eleições pela sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por achar que a chapa ficou "muito pesada".
O partido terá, no pleito, nomes como o da esposa de Abílio, Samantha Iris; a irmã de Faissal, a farmacêutica Paula Kallil; do vereador Felipe Corrêa e também do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Chico 2000, que por não integrar mais a base do prefeito, teve aval para permanecer no partido, ao contrário do irmão de Elizeu. “Não tem mal-estar no PL, tanto que o Chico 2000 permanece no partido e será candidato. Se o Cezinha quisesse, também teria vaga, mas ele não quis, por achar que seria uma chapa muito pesada, pois não queria disputar com a Samanta, com o Felipe Corrêa e com o Chico 2000, que também não acompanha mais o Emanuel e sequer faz parte da base mais”, disse.
SEM MUDANÇA
Faissal declarou ainda que permanecerá no Cidadania até a janela partidária, excluindo assim qualquer possibilidade de deixar a sigla. A sua possível saída tem sido ventilada por conta do seu apoio ao nome de Abílio, tendo em vista que a Federação formada por seu partido, juntamente com o PSDB, pretende lançar um nome para a Prefeitura de Cuiabá. “A palavra dentro do grupo da direita é União e estarei, sim, com o Abílio. Sou do Cidadania, tenho aval do Marrafon e não tenho conversa com o PSDB em si, e para mim, não faz importância nenhuma. Estou cumprindo meu compromisso de rodízio e já me afastei quatro vezes e estou fazendo minha parte muito mais do que o pessoal do PSDB. Também não sairei do Cidadania, que é uma sigla livre, de centro, e só deixarei o partido na janela”, afirmou.
Ana Maria
Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024, 15h30André Machado
Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024, 14h54Jadir
Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024, 14h27Victor
Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024, 14h25004101
Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024, 14h03Alencar
Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024, 13h40Zeca
Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024, 13h31Pedro Alves
Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024, 12h55Cezinha é EP
Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024, 12h41Regis Santana
Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024, 12h41Analista Político
Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024, 12h30Adenilson
Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024, 12h29