Para a disputa ao Senado, a pesquisa Vox Populi avaliou sete cenários possíveis. O atual senador Jayme Campos (DEM) é quem larga com vantagem na disputa de outubro.
No primeiro cenário, com vários candidatos das principais legendas, Jayme Campos lidera com 25% das intenções de voto. O segundo colocado é o peemedebista Carlos Bezerra com 15%, seguido pelo deputado federal Wellington Fagundes (PR) com 13%, embolado com o petista Lúdio Cabral com 12%. Com 7% aparece a ex-senadora Serys Slhessarenko (PTB) e 2% vão para o juiz federal Julier Sebastião da Silva. Os que disseram que vão anular o voto ou votar em branco são 9% e os que não souberam responder ou que ainda não sabe em que votar são 17%.
No cenário que avalia uma disputa direta entre Jayme Campos e Wellington Fagundes, Jayme tem a preferência de 38% e Fagundes de 21%. Já na avaliação em que a disputa é entre Jayme e o juiz federal Julier Sebastião, Jayme Campos sobe para 46% e Julier fica com 4%. No cenário de disputa entre o senador Jayme Campos e o ex-vereador Lúdio Cabral, o senador teria 43% e Lúdio 14%.
Ao tocar o nome de Jayme pelo de Wellington Fagundes, nos cenários de disputa contra Julier e Lúdio o resultado é o seguinte: contra Julier, Fagundes teria 34% contra 5% do juiz federal; contra Lúdio, Fagundes venceria de 30% a 16%.
Porém, em um cenário com apenas os três caciques da política estadual, Jayme Campos, Wellington Fagundes e Carlos Bezerra, o senador Jayme Campos manteria a primeira posição, com 32% da preferência. Wellington passaria para a segunda posição, com 17%, e Carlos Bezerra seria o terceiro, com 13% da preferência do eleitorado.
Na pesquisa espontânea, Jayme Campos, Carlos Bezerra e Lúdio Cabral lideram com 2% das intenções de voto cada. Wellington Fagundes, Carlos Abicalil (PT), Blairo Maggi (PR) e Serys Slhessarenko possuem 1% da intenção de voto cada. Nesta modalidade de pesquisa, 88% dos eleitores de Mato Grosso ainda não sabem em quem votar.
O peemedebista Carlos Bezerra lidera a rejeição entre os candidatos ao Senado com 14%. Serys é a segunda, com 10%, seguida por Jayme Campos, com 9%. O juiz federal Julier Sebastião e o deputado federal Wellington Fagundes têm 5% cada. Lúdio Cabral tem a rejeição de 4%.
Piter Arruda
Terça-Feira, 01 de Abril de 2014, 09h30