Política Segunda-Feira, 05 de Maio de 2025, 10h:19 | Atualizado:

Segunda-Feira, 05 de Maio de 2025, 10h:19 | Atualizado:

EMENDAS

Mauro nega boicote a Janaína, mas cobra "relação honesta"

Governador explica que emendas são liberadas por relacionamento

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

janaina-mauro.jpg

 

O governador Mauro Mendes (UB) negou as alegações de que estaria dificultando o repasse de emendas parlamentares impositivas como forma de prejudicar politicamente a deputada estadual Janaina Riva (MDB), já que os dois são pré-candidatos ao SEnado. Ele também descartou a ideia de tê-la pressionado a migrar para a oposição, embora admita que a postura da parlamentar tem se assemelhado à de críticos do governo.

"Isso não procede. Se a deputada decidiu se posicionar como oposição, como até o secretário [Fábio Garcia] mencionou... Ele mesmo é oposição ao governo federal, e suas emendas estão entre as últimas a serem liberadas. Isso é algo comum na democracia, não é uma novidade em Mato Grosso nem no Brasil", declarou Mendes durante inauguração de um complexo educacional no bairro Pedra 90, em Cuiabá, nesta segunda-feira (6). 

O embate entre Janaina Riva e membros do governo estadual se tornou público na última semana, após a deputada acusar o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, de perseguição política, ameaças e uso indevido da máquina pública para fins eleitorais.

Em resposta, Garcia divulgou um vídeo em suas redes sociais negando as acusações e relembrando o passado da família Riva, citando condenações por corrupção do ex-deputado José Geraldo Riva, pai de Janaina. O secretário ainda insinuou que a parlamentar estaria usando a tribuna para ganhar visibilidade política com vistas às eleições de 2026.

No mesmo vídeo, Garcia argumentou que, assim como ele, quando era oposição ao governo federal, teve suas emendas atrasadas, o mesmo ocorreria com Janaina no âmbito estadual, uma vez que ela é vista como adversária pela atual gestão. Durante o feriado do Dia do Trabalhador, o governador e a primeira-dama, Virginia Mendes, manifestaram apoio público a Garcia. Mauro limitou-se a comentar o vídeo do secretário, enquanto Virginia compartilhou o conteúdo e fez críticas diretas à deputada.

Chamando a manifestação do chefe da Casa Civil de “cômica”, Riva lembrou que a candidata mais votada foi a ex-deputada federal Rosa Neide (PT), que mesmo obtendo 124.671 votos não conseguiu sua vaga na Câmara de Deputadas por conta do coeficiente eleitoral mínimo exigido para a eleição. Fábio Garcia foi a escolha de 98.704 eleitores.

Nesta segunda-feira, Mendes reforçou que o relacionamento com os parlamentares deve ser pautado por "verdade, lealdade e reciprocidade". "Não há problema em ser ou não ser base do governo. Um deputado pode, eventualmente, fazer críticas, assim como eu mesmo já critiquei o governo em alguns momentos. Mas a relação precisa ser transparente e leal. Não estou buscando ampliar a base nem expulsar ninguém, apenas quero uma relação honesta", afirmou.

2026 – Janaina Riva já iniciou movimentos pré-campanha para o Senado em 2026, enquanto Mauro Mendes também é cotado para concorrer a uma das vagas e já declarou apoio ao vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) como seu sucessor. Questionado se a futura disputa eleitoral estaria por trás do atual desgaste, o governador respondeu que "parece que sim".

A crise entre o MDB e o governo é mais antiga e se agravou ao longo do último ano. Em 2024, o partido perdeu o comando da Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf) após uma operação policial e, desde então, não ocupa mais cargos de destaque na administração estadual. 





Postar um novo comentário





Comentários (5)

  • Éderson

    Segunda-Feira, 05 de Maio de 2025, 15h26
  • Tanto Janaina Riva e Mauro Mendes, são políticos marcantes na história de Matogrosso. Vamos imaginar esses dois trabalhando juntos em prol do povo matogrossense seja no senado ou no governo estadual, seria benéfico ao estado.
    0
    1



  • Eleitor

    Segunda-Feira, 05 de Maio de 2025, 11h00
  • Da para ver claramente que eles estão com medo dela, Issa porque ela está a serviço do povo, cobrando e falando pelo povo, enquanto eles se preocupam e arrumar os melhores camarotes , as melhores roupas e óculos para curtir com a cara dos mato-grossense.
    18
    6



  • Oliveira Sampaio

    Segunda-Feira, 05 de Maio de 2025, 10h50
  • Em virtude da excelente atuação que a Dep.Janaina Riva estar tendo na Assembleia legislativa,principalmente em defesa dos menos favorecidos,e por estar se tornando a maior liderança politica do nosso estado é natural que esse ciúme fosse gerado. Em 1500 Maquiavel já aconselhava em seu livro O Principe,"Nunca Ofusque a luz do chefe" e com certeza a luz do Mauro Mendes estar sendo ofuscada
    20
    4



  • Cy

    Segunda-Feira, 05 de Maio de 2025, 10h37
  • Lealdade, reciprocidade? O nosso governo age sem nenhum bom senso em relação ao governo federal, os representantes do governo vem inaugurar obras com investimento federal e os nossos deputados e governador agem com total desrespeito, seja EXEMPLO!
    17
    4



  • Ricardo

    Segunda-Feira, 05 de Maio de 2025, 10h27
  • Veja o sobrenome dela governador filha de quem?
    5
    21











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet