O governador Mauro Mendes (UB) lançou uma crítica direta ao prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá), Osmar Froner (PSDB), que expressou a intenção de decretar situação de calamidade devido ao risco iminente do deslizamento do Portão do Inferno na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), que interliga as cidades Cuiabá e Chapada. Ao falar com a imprensa, nesta segunda-feira (4), Mendes sugeriu ironicamente que Froner não deveria declarar calamidade financeira e, ao mesmo tempo, promover eventos festivos.
"Olha, o prefeito de Chapada não pode deretar calamidade financeira e ficar fazendo festa, né? Não faz sentido! Se está em calamidade financeira você não faz festa. Se deixou de faturar e está em calamidade não faz festa", disparou gestor. O prefeito declarou aguardar respostas do Governo do Estado a respeito do imbroglio do Portão do Inferno e sobre isso, Mendes infomrou que a Sinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura), por meio de uma empresa terceirizada, está finalizando um projeto para apresentação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que é o responsável pela gestão do Parque Nacional de Chapada.
“É preciso submeter ao ICMBio e também ao processo de licenciamento ambiental. Isso está programado agora para os primeiros dias, primeira quinzena de março nós vamos fazer essa apresentação, aprovando que o governo está pronto para executar essa obra de forma definitiva", explicou.
Além do problema da rodovia, no último final de semana as fortes chuvas que atingiram o município transformaram as ruas da região turística em "rios". Há a previsão de mais chuva para esta semana. Froner afirmou que iria se reunir com todos os empresários da cidade e caso tivesse a confirmação desse impacto econômico, assinaria o decreto.
O governador também alertou sobre a possibilidade de solicitar a situação de calamidade financeira no município, ressaltando que a Prefeitura já recebeu recursos do Estado para realizar melhorias na infraestrutura da cidade, incluindo ações preventivas diante de eventos climáticos extremos.
NOTA À IMPRENSA
O município de Chapada dos Guimarães é turístico por vários aspectos de atrativos, lago do manso e eventos que fortalecem a cadeia turística, movimentando a economia da cidade. Quem está com problemas financeiros são os setores econômicos inter-relacionados ao negócio do turismo como pousadas, restaurantes, lanchonetes, bares, que por conta do risco do Portão do Inferno reduz o fluxo de pessoas na cidade e com isso reduz o movimento financeiro da cidade consideravelmente.
A Prefeitura de Chapada dos Guimarães promove eventos em parceria, ora com o Governo do Estado, através de emendas parlamentares, e recursos do governo, e outras vezes com os colaboradores e patrocinadores. Isso tem grande importância para a cidade e fortalece os negócios.
Jurandir
Quarta-Feira, 06 de Março de 2024, 09h33Thiago
Terça-Feira, 05 de Março de 2024, 21h03Maria do Socorro
Terça-Feira, 05 de Março de 2024, 14h09Pão e Circo
Terça-Feira, 05 de Março de 2024, 13h40Helena
Terça-Feira, 05 de Março de 2024, 13h07Dom aquino
Terça-Feira, 05 de Março de 2024, 12h23Gilmário Souza
Terça-Feira, 05 de Março de 2024, 10h18