O presidente do MDB em Mato Grosso, Carlos Bezerra, avaliou a força eleitoral da deputada estadual Janaina Riva (MDB), cotada para disputar cargos majoritários nas próximas eleições. Conforme o cacique, a parlamentar tem grande potencial para concorrer tanto ao Governo do Estado quanto ao Senado.
No dia 21 de agosto, Janaína assumirá o lugar de Bezerra no comando estadual do partido com a missão de levá-lo para o lado da direita na política. “Ela pode ser candidata a governadora, pode ser candidata ao Senado. O nome dela hoje bate em qualquer um para o Senado”, afirmou o presidente nesta quarta-feira (06).
O dirigente comentou sobre a troca no comando do Governo Estadual, caso confirme a candidatura do governador Mauro Mendes (UB) ao Senado. Quem assume é o vice Otaviano Pivetta (Republicanos), que já foi definido por Mendes e seu arco de alianças como candidato à sucessão.
Desviando do assunto, Bezerra afirmou que quem escolhe o governador é o povo. "Isso é o povo de Mato Grosso que vai dizer. Está bem aí. Daqui a um ano. Está perto de ver o que o povo vai dizer nas urnas”, declarou o emedebista.
Questionado se Mendes poderia repetir trajetórias de figuras históricas da política mato-grossense, como o ex-governador Dante de Oliveira (morto em 2006), o cacique desconversou. “Não sei, mas tudo é possível. O povo é que vai dizer isso. Não sou eu”.
Líder do Movimento Diretas Já, de 1984, Dante foi prefeito de Cuiabá e Governador de Mato Grosso. Em 2002, renunciou ao cargo de governador para concorrer ao Senado, mas não foi eleito para nenhuma das duas vagas em disputa, amargando o terceiro lugar.
Mendes ainda não confirmou se irá concorrer a algum cargo no próximo ano. O gestor afirmou diversas vezes que irá definir isso até 3 de abril de 2026, data limite para renunciar o mandato.