Política Segunda-Feira, 24 de Fevereiro de 2014, 11h:18 | Atualizado:

Segunda-Feira, 24 de Fevereiro de 2014, 11h:18 | Atualizado:

AEROPORTO

Ministro elogia evolução das obras e Estado garante conclusão em abril

 

GILSON NASSER
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Secom-MT

silval-moreira.jpg

Ministro marca nova vistoria no aeroporto para daqui a 30 dias

Em sua segunda visita ao aeroporto Marechal Rondon no prazo de um mês, o ministro da Aviação Acivil, Moreira Franco, se mostrou otimista quanto o final da execução das obras até a Copa do Mundo, em junho. Ao contrário da última visita, quando deu nota 4 ao andamento dos trabalhos, desta vez ele avaliou o desempenho das obras com nota 8.

"Saio desta visita com muita convicção e com a esperança de que há real possibilidade desta obra estar pronta no prazo", elogiou o ministro. De acordo com ele, o aumento no número de funcionários contribuiu para a evolução da estrutura física que já está em fase final.

Moreira Franco anunciou que dentro de 30 dias deve retornar ao Estado para acompanhar a evolução das obras. "Sou igual São Tomé, preciso ver para crer. Então estarei conferindo o andamento regularmente", frisou.

Ele ponderou que não acredita que as obras tenham algum imprevisto que possam atrapalhar a conclusão no tempo. "Eu vendo o que vi nesses 30 dias creio é que no próximo mês verei um quadro bem melhor do que vi há 30 dias atrás", assinalou.

Segundo ele, apesar dos avanços constatados, é necessário manter e até acelerar o ritmo para que os turistas que visitarem o Estado sejam bem recebidos já no aeroporto. "É preciso dar aos passageiros condições de conforto na sua viagem", colocou.

Acompanhando a visita, o governador Silval Barbosa (PMDB) garantiu a conclusão até o final de abril. "Quero aqui, de público, convidar o ministro para estar presente na inaguração", falou.

Silval considerou que a ampliação do aeroporto está no acabamento e que os trabalhos se desenvolvem de forma natural. "A obra está relativamente bem. Uma obra deste tamanho construir em um ano e quatro meses, passando por dois períodos de 'chuvarada' não é coisa pouca", destacou.

A única preocupação do Estado para a finalização da obra é a retenção pela Receita Federal de equipamentos como esteira e elevadores, que estão presos no Porto de Santos. "Vou pedir para o ministro nos ajudar. Mas a firma que vendeu nos grantiu que chegando aqui em 15 dias estão prontos".

67% CONCLUÍDO

Responsável pela construção da obra, a construtora Engeglobal disse que o trabalho está na fase de acabamento e que tudo estará concluído no prazo. "Vamos entragar em 30 de abril, a inauguração é por conta do Estado", afirmou o dono da empreiteira, Robério Garcia.

O empresário informou ainda que as medições da empresa apontam que 67% dos trabalhos estão concluídos, apesar da Secopa ter feito pagamento de 52% do custo total da obra. "Isso não vai atrapalhar porque metade do custo são equipamentos como elevadores, escadas e sistemas da Infraero, e já foram adquiridos", pontuou. 

"Berinho" disse que, em nenhum momento, a empresa se 'desesperou' para acelerar a construção. Segundo ele, mesmo com a chamada de atenção do ministro na última visita, a empresa seguiu planejamento definido anteriormente. "Colocamos o número de operários que era necessário. Ele aumentou de acordo com a evolução da hora, tanto que amanhã podemos ter mais e depois ter menos", explicou. Segundo ele, atualmente são 470 operários trabalhando na ampliação do aeroporto.

A ampliação do aeroporto Marechal Rondon dobrará a capacidade de passageiros que circulam no terminal. Atualmente, são cerca de 2,5 milhões de passageiros que circulam anualmente no aeroporto. Com a reforma, serão permitidos até 5,5 milhões.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet