Política Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2024, 11h:30 | Atualizado:

Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2024, 11h:30 | Atualizado:

NA MIRA

MPF investiga emenda PIX de R$ 1,4 milhão de "coronel deputado" a VG

Medida é preventiva para evitar desvios dos recursos

BRENDA CLOSS
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Cbn Cuiaba

Coronel Assis

 

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento administrativo para acompanhar a aplicação de uma emenda Pix recebida pelo município de Várzea Grande, por parte do deputado federal Coronel Assis (UB), no valor de R$ 1.446.209,00. A portaria, assinada no dia 7 de novembro pela procuradora da República Valéria Etgeton de Siqueira, tem o objetivo de fiscalizar e garantir a transparência na sua utilização.

A medida foi tomada a partir de uma proposta de trabalho encaminhada pela 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF com o objetivo de assegurar que os recursos sejam aplicados de acordo com as finalidades previstas e em conformidade com as normas legais que regem a gestão pública. A emenda foi repassada ao município para ser aplicada em áreas de competência do Poder Executivo, sob o comando do prefeito Kalil Baracat (MDB).

A portaria determina que a Secretaria do MPF tome as providências necessárias para garantir o cumprimento das obrigações legais e fiscais. Entre as ações previstas, está a recomendação aos gestores municipais para que apresentem, até 31 de dezembro de 2024, a prestação de contas detalhada dos recursos recebidos.

Além disso, o MPF requisitou informações detalhadas sobre as contas bancárias abertas para movimentação dos recursos e sobre a destinação dos valores recebidos. A medida visa assegurar que o uso dos recursos públicos seja amplamente monitorado, em conformidade com os princípios constitucionais da publicidade, moralidade e eficiência.

A procuradora explicou que as "emendas PIX" permitem que recursos sejam transferidos diretamente aos municípios, sem a necessidade de convênios ou outros instrumentos formais, o que pode dificultar a fiscalização e aumentar o risco de uso indevido dos valores. Contudo, essa modalidade de repasse exige uma atenção redobrada quanto à transparência e à fiscalização de sua aplicação, já que a transferência ocorre diretamente ao ente federado, sem a necessidade de intermediação.

"Resolve instaurar procedimento administrativo de acompanhamento de recebimento de emendas parlamentares via transferências especiais (“emendas PIX”) pelo Município Várzea Grande/MT, a partir a proposta de trabalho encaminhada pela 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, visando garantir a transparência na aplicação desses recursos", determinou Etgeton. 





Postar um novo comentário





Comentários (7)

  • jocadomas

    Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2024, 18h41
  • será que tem rachid????
    0
    0



  • Vtr

    Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2024, 14h11
  • Esse que se diz deputado moralista, vaga....
    11
    2



  • Nascimento

    Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2024, 13h10
  • Na realidade este tipo de operação deveria ser extinta com a maior urgência. Mas enquanto o POVO acreditar que o GOVERNO tem dinheiro, vai continuar rolando a festa. O povo precisa entender que o dinheiro É DO POVO e que as irregularidades devem serem denunciadas, para a punição adequadra dos infratores.
    10
    1



  • Zeca

    Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2024, 13h06
  • Só o jeitão que é de tonto,
    11
    2



  • Ana

    Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2024, 13h01
  • Deus pátria e família minha com o dinheiro no bolso !!!! Kkkkk à direita não rouba ? O que é isso então??? Falso moralista
    11
    2



  • observador

    Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2024, 12h49
  • Dinheiro gasto nas comemorações dos vereadores eleitos, como que esses eleitos teriam tanto dinheiro para comprar carne e bebidas para mais de 400 pessoas?
    11
    2



  • MARIA AUXILIADORA

    Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2024, 12h02
  • O fato de prescindir de projeto prévio não quer dizer que o destinatário da emenda pode pagar boletos particulares ou financiar campanhas e gastar em festas.
    12
    2











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet