Política Sexta-Feira, 07 de Março de 2014, 15h:01 | Atualizado:

Sexta-Feira, 07 de Março de 2014, 15h:01 | Atualizado:

CAOS EM VG

Novo secretário dará nova dinâmica a limpeza urbana

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

roldao (1).JPG

 

A cerimônia de posse do novo secretário de Serviços Públicos de Várzea Grande foi a mais concorrida desde que o prefeito Walace Guimarães assumiu a administração municipal, em janeiro de 2013. Nesta manhã, mais de 200 pessoas prestigiaram o secretário Roldão Lima Júnior, que passa a acumular Serviços Públicos e Transportes. O ato foi realizado no Centro de Eventos Várzea Grande, na Avenida Alzira Santana.

“Não irei decepcioná-lo. O senhor terá o resultado da minha dedicação e da minha lealdade. Estamos juntos há mais de 15 anos e sei que administrar essa Pasta não será nada fácil, mas sei que conto com apoios importantes como dos servidores públicos, da Câmara de Vereadores e dos presidentes de bairros”. Como completou, dois pilares sustentam Serviços Públicos e Transportes: os presidentes dos bairros e os servidores da Pasta, especialmente os garis. “De nada adianta ter técnicos capacitados e engenheiros se não valorizarmos quem atua diretamente nas ruas, os garis. Prefeito Walace somos uma grande família, um time que não tem como perder o jogo”.

O vereador Pedro Paulo, ‘Pedrinho’, parabenizou o prefeito Walace Guimarães. “Temos dois motivos para comemorar. Primeiro porque o prefeito ouviu a demanda da sociedade e desmembrou Obras de Serviços Públicos e escolheu a pessoa certa para assumir a pasta”.

Como apontou o vice-prefeito Wilton Coelho, a Câmara de Vereadores foi muito consciente ao aprovar o desmembramento da secretaria de Infraestrutura, que reunia Obras, Serviços Públicos e Transportes. “Temos ainda uma cidade repleta de demandas e precisávamos muito desassociar as frentes de trabalho para dar celeridade aos trabalhos e aos resultados”.

DESMEMBRAMENTO – O prefeito Walace Guimarães justificou a decisão de desmembrar as secretarias porque quer foco no atendimento à sociedade. “A Câmara aprovou no ano passado essa divisão. A Sinfra era uma super secretaria e agora ela vai se dedicar à implantação e conclusão das obras do PAC. A Sinfra tem mais de R$ 400 milhões para gerenciar em obras estruturais como asfalto, universalização da água e esgotamento sanitário que cobre atualmente cerca de 14% da população. Fora as necessidades estruturais temos de dar fim à sujeira proporcionada pelos terrenos baldios particulares, tratamento de resíduos sólidos, calçamento, bem como organizar o trânsito e fazer valer o Código de Posturas. Por isso, transformar Serviços Públicos e Transportes novamente em uma secretaria foi a melhor opção da nossa gestão”.    

Como fez questão de frisar, a volta da secretaria de Serviços Públicos e Transportes não imputa ônus à folha de pagamento e fará cumprir o Código de Posturas do Município. “Hoje em cada esquina temos um vendedor ambulante trabalhando de forma ilegal. Vamos tratá-los com dignidade, mas a cidade precisa evoluir e para isso é preciso também que a Sinfra foque na implantação do PAC I e II, que esse sim, será a redenção de Várzea Grande”.

Ao finalizar sua fala, o prefeito explicou que escolheu Roldão não pela amizade de mais de 15 anos e sim, pelo reconhecido comprometimento com a cidade e com seus habitantes. “Você assim como todos os outros secretários têm autonomia para agir, mas eu quero resultados e estou sempre aberto às mudanças que se fizerem necessárias, porque as angústias da sociedade, são as mesmas do prefeito”.

AÇÕES – Conforme Roldão - que já está há mais de um ano se dedicando às questões relativas à mobilidade urbana da cidade e defendendo melhorias e compensações pré e pós obras da Copa do Mundo para a cidade – como titular da nova pasta ele continuará priorizando a mobilidade urbana e vai dar nova dinâmica à limpeza urbana. “Vamos fazer mutirões, arrastões e cobrar dos donos de terrenos baldios a conservação correta dos imóveis. A prefeitura não tem obrigação de manter áreas particulares limpas. Fora isso, há necessidade de um forte trabalho de conscientização junto aos munícipes para que nos ajudem a manter a cidade limpa. Temos de acabar com essa realidade de limpar num dia e no outro os entulhos voltarem a tomar conta desses espaços”. Com relação à mobilidade urbana, Roldão destaca que um engenheiro deve ser nomeado secretário-adjunto. “O objetivo é elaborar um estudo completo sobre o transporte na nossa cidade e de acordo com ele permitir fluidez no trânsito e alterações de sentidos em algumas vias como a Fenelon Muller e a Salim Nadaf (temporariamente com sentido único em razão das obras da Copa)”.

Ele acrescenta que esse levantamento deve contemplar a regulamentação de mototaxistas, a criação de novas concessões de táxi, além da possível implantação de linhas de microônibus na cidade para melhorar ao atendimento ao usuário de transporte coletivo.

Iluminação pública e a construção de um aterro sanitário estão na pauta de prioridades do novo gestor.

Roldão, atual secretário Especial de Gabinete e representante oficial do Município na Secretaria Especial da Copa (Secopa), seguirá até o final da Copa do Mundo acumulando as pastas, inclusive, coordenando o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), da cidade até a sua conclusão.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet