Com prazo para ser concluída em 180 dias, a estrutura de uma creche está abandonada desde o final de 2012 no Residencial Avelino de Lima Barros, em Cuiabá. O projeto foi lançado em julho do mesmo ano, no valor de R$ 1,4 milhão. Um requerimento do vereador petista Allan Kardec foi protocolado na Prefeitura de Cuiabá, para saber quais providências estão sendo tomadas para a continuidade da obra, bem como o prazo de entrega.
A creche do tipo B, que conta com a capacidade para 200 alunos, de 0 a 4 anos de idade, deveria ter sido entregue em dezembro de 2012. Porém, a construção está abandonada. O requerimento feito por Kardeck pede que o secretário municipal de Educação, Gilberto Gomes de Figueiredo, esclareça os motivos da atual gestão não ter dado sequência à obra.
Parte da verba de investimento foi dada nos seis meses finais da gestão de Galindo, que executou apenas as etapas de terraplanagem e estruturas iniciais. “Já estamos terminando o segundo mês de 2014 e a situação lá na creche ainda está no começo. O dinheiro que é convênio do Governo Federal, já está na conta. Acredito que parte desse recurso já tenha sido repassado para a S.O.S Construtora, empresa responsável pela obra”, explicou o vereador.
Atualmente na capital, 16 creches desse tipo estão em construção. Todas com os recursos federais liberados pelo Ministério da Educação por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O requerimento deve ser respondido pelo município em 15 dias.
O OUTRO LADO
A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação informou que as obras já foram retomadas pela atual gestão e que fazem parte do pacote dos 30 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), que a prefeitura pretende inaugurar na cidade.
Foi ressaltado que as obras estiveram paralisadas devido às questões jurídicas. No caso, algumas licitações precisaram ser refeitas, mas que agora está tudo legitimado. Apesar disso, a obra segue sem uma data para ser inaugurada.