Política Quinta-Feira, 28 de Abril de 2016, 17h:19 | Atualizado:

Quinta-Feira, 28 de Abril de 2016, 17h:19 | Atualizado:

Notícia

Operadores do Geo-Obras são qualificados pelo TCE

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Os operadores do sistema Geo-Obras de nove municípios de Mato Grosso, da Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) foram capacitados nesta quinta-feira (28.04), pela Secretaria de Controle Externo de Obras do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). Na ocasião, receberam qualificação para alimentar o Sistema com informações sobre licitação, contratos, projetos e obras realizadas com recursos públicos pelas respectivas gestões.

De acordo com a facilitadora e auditora do TCE de Mato Grosso, Heloísa Boaventura de Moraes, o objetivo de capacitar os operadores do Sistema é evitar erro nas informações declaradas pelos fiscalizados. "Nós iniciamos esta capacitação explicando aos participantes o que são obras, as resoluções que normatizam a prestação de contas por parte dos fiscalizados. E isso é muito importante porque a maioria dos operadores não são engenheiros", afirmou. Esta foi a terceira capacitação realizada, em 2016, junto aos servidores que lidam com Geo-Obras.

Segundo ela, quando o Sistema é alimentado corretamente promove benefícios para o fiscalizado, para o cidadão e para o próprio Tribunal de Contas. "As capacitações aos jurisdicionados facilitam para que as informações sejam gerenciadas corretamente, contribui com nossa auditoria e também beneficia a população que recebe dados de excelente qualidade sobre a realidade de seu município", completou. Através do módulo cidadão do Geo-Obras, todas as informações relacionadas à obras em municípios e secretarias são disponibilizadas à população, automaticamente, desde o projeto básico até a licitação.

Participando da qualificação, pela segunda vez, a operadora do Geo-Obras, na Prefeitura de Campos de Júlio, Cinthya Vieira Solto, considerou que os aproximados 600 km percorridos até a sede do TCE-MT, em Cuiabá, são compensatórios pela qualidade do conteúdo transmitido. "As informações aprendidas aqui serão compartilhadas com os meus colegas dos setores de licitação e contratos, para que eles enviem a mim, como operadora do Sistema, os documentos necessários e detalhados. Portanto, é de fundamental importância essa qualificação para o desempenho da minha função", afirmou a servidora.

Além de Campos de Júlio e dos entes Estaduais, participaram também representantes da Câmara de Itanhangá; das Prefeituras de Alto Araguaia, Cuiabá, Novo São Joaquim, Campo Novo do Parecis, Araguaiana e Juara.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet