13 de Agosto de 2020,

Política

A | A

Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2018, 14h:20 | Atualizado:

CPI DO PALETÓ

Oposição acusa vereador de obstruir CPI e já articula pedido de cassação em Cuiabá

Wellaton estranhou o documento apresentado por Cabral “justificando” a ausência da primeira testemunha do caso em oitiva agendada para esta quarta-feira (7)


Da Redação

cpi-paleto

 

O vereador Felipe Wellaton (PV) formulou um requerimento pedindo o afastamento do também vereador Adevair Cabral (PSDB) da relatoria da “CPI do Paletó”, que investiga as circunstâncias em que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), aparece colocando maços de dinheiro nos bolsos de seu terno das mãos do chefe de gabinete do ex-governador Silval Barbosa, Sílvio Corrêa.  O motivo é o fato do relator da comissão ter recebido o ofício protocolado por alguém ligado ao ex-assessor Valdecir Cardoso informando que não iria comparecer a Câmara para prestar depoimento.

Valdecir Cardoso era a primeira testemunha a depor na comissão. Ele foi o responsável por instalar a câmera que gravou o prefeito Emanuel Pinheiro e outros deputados da legislatura passada recebendo dinheiro das mãos de Sílvio Correa.

Na manhã de hoje, já na hora marcada para o depoimento, Cabral apresentou um documento justificando a ausência da testemunha. Ele alega que recebeu o documento porque o presidente da CPI, vereador Marcelo Bussiki (PSB), não foi localizado e o setor de protocolo do legislativo não estaria aberto. “Quem recebeu este ofício foi a servidora do meu gabinete, Sandra Regina. Inclusive, chamei ela para justificar aqui, mas ela não pôde comparecer”, declarou.

Wellaton, por sua vez, estranhou a atitude de seu colega na Câmara, lembrando que Valdecir Cardoso  não apresentou justificativa de sua ausência de forma prévia e idônea. O vereador acusou Cabral de tentar obstruir a Justiça. “Intimado para figurar como testemunha da CPI, em data de 7 de fevereiro de 2018, o senhor Valdecir Cardoso deixou de comparecer sem justificativa prévia e idônea. Surpreendentemente, na primeira sessão de oitiva programada para receber o depoimento da referida testemunha, o vereador Adevair Cabral surgiu no plenário desta Casa com um suposto documento assinado pela testemunha, justificando sua ausência. Resta evidente, pois, que o Vereador Adevair Cabral atuou de modo a obstruir a Justiça, ou, no mínimo, protelar os atos desta CPI”, diz trecho da representação.

A ausência de Valdecir foi o estopim para uma sessão tumultuada. Vereadores da oposição acusaram a base aliada de realizar uma manobra para atrasar os trabalhos da CPI, enquanto Adevair chamou os colegas de "montar palanque" com a CPI.

A testemunha, que teria justificado sua ausência em razão de uma viagem, deverá sofrer condução coercitiva para prestar os esclarecimentos na Comissão Parlamentar de Inquérito. Para Wellaton, a substituição de Adevair Cabral cria a possibilidade de um controle sobre sua atuação. “Especialmente, a aventada possibilidade de substituição do relator de uma Comissão Parlamentar de Inquérito cria a possibilidade de um controle sobre sua atuação, que por ser tão estratégica e privilegiada, se não for bem conduzida, pode determinar o eventual fracasso das investigações”, sintetiza.

O presidente da CPI, o vereador Marcelo Bussiki (PSB), disse que remeterá o caso a Procuradoria da Câmara Municipal, que emitirá parecer sobre a possibilidade de Adevair ser afastado. “Se isso se concretizar (afastamento), o presidente da Câmara vai reunir o colégio de líderes para definir um novo vereador para relatar a CPI”, explicou.

CASSAÇÃO

Adevair Cabral, além de poder ser afastado, pode sofrer um processo no Conselho de Ética da Casa por prevaricação - circunstância onde o agente público deixa de praticar um ato quando tem o dever de fazê-lo. Ele corre o risco de ser punido até mesmo com a cassação.

 



Postar um novo comentário

Comentários (13)

  • marcos gonçalves funcionario publico | Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2018, 22h11
    1
    0

    essa cpi chapa branca não vai dar em nada porque esta provado que o prefeito paletó colocou o dinheiro nos bolsos não da para brigar com a realidade as imagens valem mais do que mil palavras agora se esses vereadores tem coragem cassem esse prefeito corrupto que jamais poderia esta sentado na cadeira de profeito ele não tem moral pra isso cuiaba merece ter um prefeito digno e honesto.

  • Manoel | Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2018, 21h15
    2
    0

    Adevair deveria ter sido preso por coagir testemunhas e atrapalhar as investigações...

  • Rolemberg de Olho na Notícia | Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2018, 20h57
    1
    1

    FÁCIL SER VEREADOR EM CUIABÁ, PRA GANHAR DINHEIRO SEM FAZER NADA, SÓ FICAR CONVERSANDO FIADO....HÁ GOSTARIA DE SABER SE A CAMARA DE VEREADORES DE CUIABA, ESTA ACIMA SO STF PF, MPE E TJMT.

  • Valdeveas Jeronimo | Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2018, 19h34
    10
    1

    Rapaz, esse Wellaton podia ser prefeito. Menino destemido!

  • Jocadomas | Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2018, 18h56
    8
    2

    esse tal de "negao cupinxa do silvio" colocou a mulher dele ba prefeitura, so procurar por maria Amélia, depois de ir ao cartório e jurar de pé junto que o Emanuel taturana é inocente, FALA SERIO CUIABÁ

  • LUIZ | Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2018, 17h18
    9
    4

    ISSO É LOROTA, SE NAO VAO FAZER A CPI, FICAM AI TOMANDO TEMPÓ E GASTANDO DINHEIRO, ESSES VEREADORES SÃO BONEQUINHOS DO PREFEITO ASSIM COMO OS DEPUTADOS SÃO BONEQUINHOS DO GOVERNADOR.....ISSO CHEIRA PIZZA DE QUEIJO COM MUSSARELA, E PIZZA DE LINQUIÇA.......... SERVE PRA NADA

  • alexandre | Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2018, 17h00
    13
    1

    documento sem protocolo, não é reconhecido...

  • Crente | Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2018, 16h26
    11
    2

    Se a câmara mó afasta este molusco Cabral e levar coercitivamente o outro molusco, o povo fecha este balcão de negocios chamado casa dos horrores! Tolerância zero! Chega de corrupção!

  • saraiva | Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2018, 16h10
    21
    4

    NÃO FOI Á TOA QUE ESSE VEREADOR RESOLVEU ASSINAR A CPI DE ÚLTIMA HORA,FORA!!! E CASSAÇÃO JÁ!!!

  • Ricardo sabe tudo | Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2018, 16h07
    18
    2

    Essa servidora deve ganhar muito bem pq na sua casa no bairro cpa 1 tem festa todo final de semana e sempre com a presença do senhor vereador sem dizer que os filhos e.noras além de netos dela estão indicados em várias secretarias municipais mas com um detalhe não trabalham estão só desfilando de hilux zero 2018 ta bom pro ces

  • Maria | Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2018, 15h05
    37
    4

    Boa Wellaton, estamos contigo!!! Mais que necessário condução coercitiva e afastamento do Adevair, para que a CPI possa andar!

  • Dilmar Antônio Barrionuevo alves | Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2018, 15h04
    31
    3

    Não podemos cruzar os braços, temos que agir para uma sociedade seria.

  • Rodrigo | Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2018, 14h43
    27
    4

    Prefeito Emanuel do Paletó já organizou tudo com os seus pau mandados da câmara municipal. Tá na cara que ele não quer que ninguém vá testemunhar sobre os fatos. Que a oposição continue firme para que os fatos sobre os maços de dinheiro no paletó sejam esclarecidos.

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS