Secom-MT
A cúpula estadual do PMDB decidiu lançar oficialmente o ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva como pré-candidato ao governo do Estado. A decisão foi tomada na noite desta terça-feira (22), durante reunião realizada na casa do presidente da legenda, o deputado federal Carlos Bezerra.
De acordo com o peemedebista, a decisão foi unânime. “O PMDB vai levar o nome do Julier como nosso candidato ao fórum de partidos. Ele é um homem preparado e politizado para discutir os problemas de Mato Grosso e, por isso, vamos apostar nele. A partir de agora, ele começará a percorrer todo o Estado”, adianta Bezerra.
O nome do ex-magistrado deve ser submetido ao grupo de 12 partidos que compõem a base governista na próxima segunda-feira (28). Na ocasião, eles devem afunilar as discussões acerca da composição da chapa majoritária para a disputa eleitoral deste.
As siglas se reunirão para tentar entrar num consenso quanto ao candidato a governador, tendo em vista a proximidade das convenções e a decisão do senador Blairo Maggi (PR) de não concorrer.
A definição, entretanto, não deve sair deste encontro. A reunião servirá mais para formalizar os nomes que têm interesse no cargo, especialmente o do PT, o ex-vereador por Cuiabá Lúdio Cabral.
Isto porque a legenda realiza neste sábado (26) o encontro de delegados no qual deve definir se indicará ou não o ex-parlamentar para a disputa.
Além de Lúdio e Julier, também manifestaram interesse em encabeçar a chapa: o empresário Eraí Maggi (PP), o vice-governador Chico Dalto (PSD) e o ex-prefeito de Água Boa Maurício Tonhá (PR).
Paralelo a isso, lideranças do grupo ainda tentam convencer Maggi. Muitos alimentam a esperança de que o republicano mude de ideia e aceite representar o grupo na eleição ao comando do Paiaguás.
Já quanto ao Senado, o deputado federal Wellington Fagundes (PR) deve ser indicado. A reunião também deve servir para tratar da formação das chapas proporcionais.