O desembargador José Zuquim Nogueira foi eleito presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) em eleição no Poder Judiciário ocorrida na tarde desta quinta-feira (10). Numa eleição secreta, ele venceu o também desembargador Gilberto Giraldelli por apenas um voto - 19 x 17.
Completam a administração do TJMT a vice-presidente, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, que concorreu sozinha, e o também desembargador José Luiz Leite Lindote, eleito corregedor-geral de justiça de Mato Grosso. Ele disputou o cargo com seu colega Mário Kono Oliveira, e o venceu por 19 x 16 votos.
Mário Kono ingressou com uma impugnação à candidatura do desembargador Rui Ramos, que também disputava o cargo de corregedor-geral de justiça. Por 22 x 10, os membros do Pleno seguiram o voto da atual presidente, desembargadora Clarice Claudino, que acatou os argumentos de Kono ao apontar que Ramos já tinha sido presidente do TJMT, e por isso não poderia participar da disputa.
José Zuquim Nogueira tem 71 anos e ingressou na magistratura em 1985. Ele é natural de Guaíra (SP) e antes de ser juiz foi engraxate, advogado e delegado da Polícia Judiciária Civil (PJC), atuando em Dom Aquino (180 Km de Cuiabá). No ano de 2012 ele ascendeu ao cargo de desembargador do TJMT.
Além de atribuições administrativas de gestão dos recursos do Poder Judiciário Estadual, a direção também é responsável por decisões jurídicas de segmentos de recursos aos tribunais superiores, bem como a chamada “correição” (punição) a magistrados. A nova direção do TJMT permanece no cargo durante o biênio 2025/2026.
A cerimônia de posse da nova diretoria eleita será realizada no dia 19 de dezembro e a entrada em exercício nos respectivos cargos de direção se dará em 1º de janeiro de 2025.
Arnaldo Souto
Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024, 21h31biafernandesmt
Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024, 20h05