Investigada na Operação Cartão-Postal, deflagrada na manhã desta quinta-feira (19) pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), da Polícia Judiciária Civil, a secretária municipal de Saúde de Sinop, Daniela Galhardo, foi exonerada do cargo. A medida foi tomada pelo prefeito da cidade, Roberto Dorner (Republicanos), que disse ainda que ‘coloca a mão no fogo’ pela secretária, mas acatou uma cautelar que proíbe a servidora de acessar o prédio da pasta.
Daniela Galhardo é um dos alvos da "Operação Cartão-Postal", que investiga uma organização criminosa instalada, desde junho de 2022, na gestão da Saúde do município de Sinop. Entre os suspeitos, estão o advogado Hugo Florêncio de Castilho, preso no Condomínio Alphaville 2, em Cuiabá, e o empresário Célio Rodrigues da Silva, que é também ex-secretário de Saúde de Cuiabá, que também está preso.
Hugo e Célio seriam sócios em empresas que gerenciaram o sistema de saúde na principal cidade do Norte do Estado. Em coletiva realizada na manhã desta quinta-feira, em Sinop, um representante da Prefeitura afirmou que a decisão judicial que resultou na deflagração da operação não previa o afastamento da secretária do cargo.
No entanto, a servidora foi alvo de medidas cautelares pela Justiça, que a proibiu de adentrar o prédio da Secretaria Municipal de Saúde. “A decisão do juízo de Cuiabá não determina o afastamento delas, mas especifica que a secretária, Daniele Galhardo, além da fiscal do contrato, não podem desempenhar suas funções, nem adentrar a Secretaria Municipal de Saúde. Nenhum dos servidores foi acusado de corrupção, mas a decisão do juiz cobre uma situação preventiva, para fins investigativos, mas não é uma sentença e os envolvidos prestarão esclarecimentos”, disse o representante.
O prefeito endossou a fala do procurador, destacando ainda que acredita na honestidade da secretária e que colocaria ‘a mão no fogo’ por Daniela Galhardo. Roberto Dorner explicou que aguardará o desenrolar das investigações para tomar medidas em relação ao contrato firmado com a empresa terceirizada investigada. “Afastamos a secretária do cargo, para que o Ministério Público possa investigar. Se a Justiça declarar que ela é inocente, ela voltará para o cargo, porque é competente. É uma pessoa digna e ponho minha mão no fogo pela secretária. Vamos esperar as investigações e não podemos nos precipitar. De repente, podem ser apenas denúncias infundadas. Eu, por exemplo, não sei se tem corrupção ou não. Vamos apurar, e se tiver, vamos tomar atitudes. Contamos com a Justiça e vamos esclarecer tudo para a população”, disse o prefeito.
A investigação busca detalhar um esquema de fraude na Saúde da Prefeitura de Sinop. Além da cidade do Norte do Estado, mandados estão sendo cumpridos em São Paulo e Cuiabá. Durante as diligências também foi presa uma servidora da Secretaria Municipal de Saúde. As fraudes vieram à tona após a morte da pequena Manuelle Tecchio, de apenas 3 anos, ocorrida no dia 8 de março deste ano.
Manuelle, que é sobrinha do apresentador e jornalista Wésllen Teccio, morreu após dar entrada na unidade com tosse seca e três horas depois teve quatro paradas cardíacas e morreu. Na ocasião, o vereador Mario Sugizaki (Podemos) afirmou, durante uma sessão da Câmara Municipal de Sinop, que Célio seria o verdadeiro dono da empresa Vida e Sorriso Clínica Médica Odontológica, empresa responsável por fazer a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) onde a criança morreu.
A empresa Vida e Sorriso Clínica Médica e Odontológica, que fazia a gestão das unidades de saúde de Sinop está registrada no nome de Hugo Florêncio de Castilho, advogado de Célio Rodrigues da Silva. Os profissionais contratados pela empresa são apontados como responsáveis pela morte de Manuela.
Ao longo de mais de seis meses de investigações, foram realizadas diversas diligências para o esclarecimento dos fatos, como o levantamento de dados, a análise documentos, pesquisas em bases abertas de dados, confronto de informações e identificação de pessoas, veículos, empresas e locais. Com base nessas atividades investigativas, identificou-se a atuação de uma suposta organização criminosa, que seria bastante estruturada, com clara hierarquia, divisão de tarefas entre seus componentes e que teria um sofisticado esquema de atuação em conexão com o Poder Público Municipal, cujo objetivo principal era fraudar de modo consistente a prestação do serviço de saúde na cidade, para auferir lucro e realizar diversos repasses financeiros aos líderes do esquema.
Foi verificado que a organização social, que hoje gerencia a pasta da Saúde de Sinop, teria sido especialmente ajustada para assumir a prestação do serviço de forma precarizada, tendo em vista diversas alterações formais que aconteceram em sua composição no mesmo período em que disputava a dispensa de licitação para assumir tais atividades, entre maio de junho de 2022. Essa organização social voltou a vencer dispensas de licitação ocorridas entre outubro e novembro de 2022 e entre abril e maio de 2023, de modo que continua a atuar na cidade até hoje.
As ordens judiciais são cumpridas pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), com o apoio da Delegacia Fazendária (Defaz), Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCI), Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e Gerência de Operações Especiais (GOE). Prestam apoio, também, a Delegacia de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá, Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERFVA), Delegacia de Trânsito de Cuiabá (Deletran), 1.ª e 3.ª Delegacias de Várzea Grande, Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) de Várzea Grande, Delegacia Regional de Várzea Grande, Delegacia de Chapada dos Guimarães e Delegacias circunscritas à Delegacia Regional de Sinop.
Há apoio de equipes da Polícia Civil de São Paulo e acompanhamento de cumprimentos por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Dito
Quinta-Feira, 19 de Outubro de 2023, 17h23Altair
Quinta-Feira, 19 de Outubro de 2023, 14h39J. Arabias
Quinta-Feira, 19 de Outubro de 2023, 13h28Maria
Quinta-Feira, 19 de Outubro de 2023, 13h13