Durante entrevista à Rádio Cultura, na manhã desta sexta-feira (20), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), aconselhou o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) que também comanda a Secretaria de Obras Públicas da capital, a deixar a Pasta e focar em sua pretensão de disputar o cargo de prefeito no Palácio Alencastro no pleito de 2024. Segundo o gestor, a disputa eleitoral se antecipou muito e, por isso, Stopa deve “dançar conforme a música”.
Emanuel alertou, no entanto, que Stopa tem sua preferência, mas não há um compromisso firmado entre eles para apoiar uma eventual candidatura do vice-prefeito. “O Stopa tem a minha preferência, mas ele sabe que tem que construir essa candidatura, até porque temos arcos de alianças, compromissos. Então, ele deve fazer essa construção, preferência ele tem, mas ele sabe que não há um compromisso. Esse nosso legado de oito anos de transformação de Cuiabá tem que ser mostrado, com novas ideias, com novas cabeças e novas propostas”, ponderou o chefe do Palácio Alencastro, que também tem uma boa relação com o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, que está prestes a trocar o União Brasil pelo PSD para disputar o cargo de prefeito.
O motivo da "antecipação" da disputa eleitoral, na avaliação do chefe de Emanuel, foi a inserção de Botelho nos quadros de pré-candidatos à Prefeitura. O Partido Verde, comandado por Stopa no Estado, faz parte da Federação Brasil da Esperança composta também pelo PT e PC do B, que precisará entrar num consenso por um nome que represente os três partidos. A tendência é que o candidato do grupo seja do PT, de modo que não há qualquer garantia de que Stopa conseguirá viabilizar sua candidatura.
Ainda assim, Emanuel avalia que ele precis ser dedicar ao projeto político. “Acho que o Stopa tem que logo desvincular-se da Secretaria e buscar a construção do projeto dele para a Prefeitura da Capital, se é isso que ele quer. Tem que ser muito mais. Enquanto ele ficar lá [na Pasta] vai ser cobrado. Que isso fique de alerta, quer ser candidato? Arregace as mangas, vamos embora, deixe a Secretaria de obras. Ele fez um grande trabalho, deixou a marca e agora vai tentar um voo mais alto e cair nos braços da galera, é o que eu acho e tenho falado sistematicamente para o Stopa”, aconselhou Emanuel Pinheiro.
De acordo com Pinheiro, se o vice realmente quer viabilizar seu nome como candidato a prefeito, não pode ter o debate eleitoral limitado apenas à Secretaria de Obras e a operação tapa buracos, demandas pelas quais Stopa é constantemente cobrado. “Ele não pode ficar discutindo só buraco, tem que dialogar com a sociedade como um todo. O tempo está passando, o Botelho antecipou o processo e agora bola pra frente, tem que dançar conforme a música”, opinou.
IMBRÓGLIO NA FEDERAÇÃO
Dentro da Federação Brasil da Esperança os três partidos precisam escolher um nome em consenso para disputar as eleições municipais de 2024. Contudo, no PT, há dois pré-candidatos: o deputado estadual Lúdio Cabral e a ex-deputada federal professora Rosa Neide, que agora comanda a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Assim, os petistas devem definir um nome e depois levá-lo para o diálogo na federação.
Porém, uma resolução já aprovada pelo diretório municipal já decidiu que o PT terá candidatura própria em Cuiabá, um sinal de que a legenda não aceitará apoiar outro nome que não seja dos quadros do PT. O documento também enfatiza que será um projeto desvinculado da atual gestão de Emanuel Pinheiro, algo que não ocorrerá se Stopa vier a ser o candidato do grupo, pois na condição de vice-prefeito, ele não abandonará as ações que estão em andamento sob o atual prefeito.
Tom ubirajara
Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2023, 18h58Lucas
Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2023, 16h01Wilson
Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2023, 14h36Luci
Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2023, 13h55King
Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2023, 12h32Pedro Neves
Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2023, 12h14BOTELHO PINTO
Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2023, 11h59Eleitor das Gerais
Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2023, 11h39Eleitor cuiabano
Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2023, 11h18Eleitor
Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2023, 11h01Jefferson
Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2023, 10h43