Durante a solenidade de instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na sexta-feira (16), o procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, ressaltou a importância do papel do Legislativo na alocação de recursos públicos voltados à infância e juventude.
Segundo o procurador de Justiça, a formatação da Lei Orçamentária Anual (LOA) é um momento crucial para garantir investimentos estruturantes na educação. Ele alertou que o enfrentamento às facções criminosas passa, necessariamente, por uma política educacional robusta e inclusiva.
O procurador de Justiça lembra que muitas crianças precisam auxiliar na renda familiar. “Tem muitas crianças que não conseguem ficar no período integral nas escolas, porque ajudam os pais na renda familiar. Então, precisamos encontrar mecanismos através de projetos sociais, de programas, de fortalecimento familiar para que essas crianças fiquem período integral em escolas que proporcionem para eles teatro, aulas de violão, aula de coral. Que tem a piscina, natação, basquete, futebol, voleybol, cinema. E para que as famílias tenham condições de manter as crianças nas escolas em tempo integral”, afirmou o procurador.
A Frente Parlamentar, proposta pelo deputado Sebastião Rezende (União), tem caráter suprapartidário e visa promover o diálogo entre os Poderes, a sociedade civil e órgãos públicos, como o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-MT), vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setasc). O objetivo é discutir e aprimorar políticas públicas voltadas à proteção e ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em Mato Grosso.
O promotor de Justiça Leandro Túrmina também participou do evento. A cerimônia foi aberta com a apresentação do Coral Canto e Encanto, formado por 23 crianças da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Salvelina Ferreira da Silva, de Várzea Grande. Sob a regência do maestro e professor Wilson Braz da Silva, o grupo emocionou os presentes com a execução do Hino Nacional.