O pleno da Assembleia Legislativa aprovou, em segunda votação, o projeto de lei de autoria do deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM) que facilita a circulação de obesos no transporte público, desobrigando esses cidadãos a passarem pela catraca em todos os coletivos – ônibus, microônibus e similares – que operam em Mato Grosso.
O projeto estava em tramitação na Casa de Leis desde maio de 2012 e recebeu parecer favorável das Comissões de Infraestrutura Urbana e de Transporte e de Constituição, Justiça e Redação. A matéria segue agora, para sanção do governador Silval Barbosa (PMDB).
Pela proposta, o uso da roleta será facultativo as pessoas obesas ou com dificuldade de locomoção, que para ter acesso ao ‘benefício’ deverá antes comunicar o motorista a sua opção e, em seguida, efetuar o pagamento da passagem e o giro da catraca, para efeito de computo dos passageiros transportados.
A matéria garante ainda que a desobrigação de passar pela catraca deve ser extensiva aos terminais de embarque, onde pessoas com obesidade poderão utilizar as entradas de serviços administrativos ou mesmo os acessos reservados aos portadores de necessidades especiais.
“Há muitos relatos de humilhação e constrangimento de pessoas obesas usuárias do transporte público, e apesar de acreditar que a mudança deve ocorrer dentro de cada um, com o fim do preconceito, essa foi à maneira que encontrei para coibir os abusos. Espero agora, que o governador sancione o quanto antes o projeto”, concluiu Dal’ Bosco.