Chico Ferreira
Com ameaças de estupro, violência física, xenofobia, misoginia, preconceito a minorias, termos de baixo calão e mensagens com teor antidemocráticos, o deputado bolsonarista Gilberto Cattani (PL) permite e incentiva que seus seguidores promovam discussões acaloradas sobre diversos temas em suas redes sociais. O parlamentar é o único na história da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) a ensejar o acionamento da comissão de Ética e Decoro Parlamentar por três vezes.
Após o presidente da ALMT, Eduardo Botelho (União), requerer uma devassa nas redes de Cattani - acusado pela vereadora de Cuiabá, Maysa Leão (Republicanos) de editar postagem que sugere que ela seria favorável a estupradores - a equipe de A Gazeta analisou parte das postagens do parlamentar e dos comentários gerados.
Entre os comentários estão ameaças contra a vereadora como: (sic) "Quero ver uma filha dela uma mãe ser estuprada se ela ia pensar assim estuprador e 30 dias amarrada sendo retalhada aos poucos sofrendo"; (sic) "Quero ver ela falar isso se tivesse sido estuprada'.
Além disso, comentários misóginos e de ataques à minorias como LGBT: "Eu só aceito essa proposta de castração química se tirar o direito da mulher tem mais voz que o homem, pois conheço casos que a mulher acusa o cara de estrupo sem ao menos estar perto da mulher e o juiz condena assim mesmo"; (sic) "Põe esses molambos nos lugares deles ... bando de miseráveis masoquistas"; "Expulse todos esses vagabundos, não são alunos apenas a escória! Não merecem pisar em uma escola!, sendo os dois último exemplos referentes a postagem que questiona evento com tema de respeito à minorias promovida em escola estadual".
Outra vertente dos comentários, nas redes de Cattani se resumem a convocação de atos antidemocráticos e ataque às instituições Públicas: "Não vamos esperar 2026 para tratarmos da votação, não da pra confiar nas urnas! Comecem desde já a tomarem providências para que em 2026 não sejamos obrigados a ouvir que eleição não se ganha, se toma"; (sic) "Atenção todos patriotas desse Brasil dia 12 de outubro vamos parar até derrubar esse sistema maldito que se instalou em nosso país. Fora chapa do PT! Fora Ministros do STF"; "Vai virar uma guerra civil bem logo vamos estar prontos eu nasci pronto"; (sic) "Vai ter confronto armado...sobrou isso".
Ao lado de outros bolsonaristas e parlamentares de direita, Cattani é um dos nomes citados pelo relatório intitulado Combate à Desinformação sobre a Amazônia Legal e seus Defensores que traz em seu conteúdo que outros oito políticos de MT, são classificados como disseminadores de desinformação. Entre os nomes estão os deputados federais Juarez Costa (MDB) e José Medeiros (PL), na lista também figura e os candidatos derrotados ao Senado, empresários do agronegócio, Antônio Galvan (PTB), e Neri Geller (PP).
ADOLFO
Segunda-Feira, 25 de Setembro de 2023, 15h05Carla
Segunda-Feira, 25 de Setembro de 2023, 14h11Joao Victor
Segunda-Feira, 25 de Setembro de 2023, 13h52Carlos
Segunda-Feira, 25 de Setembro de 2023, 13h50Maria
Segunda-Feira, 25 de Setembro de 2023, 10h31Mario
Segunda-Feira, 25 de Setembro de 2023, 10h30Mimimi
Segunda-Feira, 25 de Setembro de 2023, 10h11bastião da esquina
Segunda-Feira, 25 de Setembro de 2023, 09h58