O presidente estadual do Republicanos, Adilton Sachetti, afirmou que a filiação de Neri Geller ao partido foi um convite articulado por ele, pelo vice-governador Otaviano Pivetta e pelo presidente nacional da sigla, Marcos Pereira. A declaração responde à segunda cobrança pública feita pelo deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos), que voltou a exigir que o ex-ministro reconheça como erro o apoio prestado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no governo federal. “ Nós três o convidamos para se filiar ao Republicanos. O próprio Diego, foi convidado por mim, quando estava no Cidadania”, lembrou.
O presidente destacou que Neri é um político que já ajudou muito o estado, e as pessoas não podem esquecer disso.“Não vejo motivo para isso. O Neri é um cara resolutivo e municipalista. O Republicanos não olha para trás. Avaliamos a história da pessoa em relação ao partido”, afirmou Sachetti, lembrando que ele próprio foi candidato ao Senado com apoio do PT em 2018. “Isso não me tirou o direito de estar no Republicanos. As pessoas esquecem, mas o próprio PL já apoiou Dilma Rousseff”, acrescentou.
Diego, por outro lado, vem sustentando que o ex-progresista precisa esclarecer seu alinhamento político antes de consolidar a entrada no partido. “O Republicanos tem perfil de direita, alinhado com Bolsonaro e Tarcísio. Se o Neri quiser se filiar, precisa deixar isso muito claro. O partido não pode ser usado apenas para uma eleição”, disse o parlamentar.
Na última quarta-feira (22), Diego voltou a colocar em dúvida a filiação de Geller, afirmando que ainda não sabia se o ato havia sido formalizado. “Se ele se filiou aos Republicanos, reconhece que foi um erro estar do lado do Lula”, insistiu.
Sachetti, porém, tratou o episódio como superado. Segundo ele, já houve conversa interna e a direção do Republicanos não permitirá divisões em razão do episódio. “Isso está superado. O partido já conversou com o Diego. Neri é um cara trabalhador e que já fez muito pelo estado. Todos são bem-vindos, desde que não sejam radicais” , finalizou. O exsecretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura formalizou a filiação no dia 18 de abril. Além dele, o Republicanos recebeu também o deputado Nininho, que deixou o PSD, partido que ele considerou mais de centro-esquerda.
Elias Junior
Terça-Feira, 27 de Maio de 2025, 09h41Cuiabano
Terça-Feira, 27 de Maio de 2025, 07h22Baba ovo do mito
Terça-Feira, 27 de Maio de 2025, 07h22