Política Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 12h:50 | Atualizado:

Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 12h:50 | Atualizado:

RECRUTAMENTO

Secretário em MT usa "técnica de guerra" para intimidar delegada

Delegada que preside inquérito suspeita de Gustavo Garcia integre organização criminosa

DIEGO FREDERICI
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

gustavo-rogers-alana.jpg

 

A delegada da Polícia Judiciária Civil, Ana Cristina Feldner, suspeita que o secretário de Segurança Pública (Sesp-MT), Gustavo Garcia, também seja um membro da organização criminosa que estaria por trás das interceptações telefônicas ilegais no Estado, e que tentou obstruir a Justiça na apuração dos fatos. A informação está presente num documento enviado ao desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), Orlando Perri, então relator de uma ação que apurava a atuação do bando. 

Ana Cristina Feldner, que presidiu o inquérito policial que investigava a atuação da organização criminosa, disse que Gustavo Garcia não mantinha apenas um vínculo de "amizade e subordinação" ao seu antecessor na pasta, Rogers Jarbas, preso no dia 27 de setembro de 2017, acusado de obstrução à Justiça durante a deflagração da "Operação Esdras". “A participação do delegado Gustavo Garcia tem se revelado diferente, iniciando as suspeitas de que também integra a organização criminosa, e não somente mantém vínculo de amizade e subordinação”, disse a delegada.

Um dos fatos que motivaram as suspeitas de Ana Cristina Feldner foi o episódio do depoimento da delegada Alana Cardoso – coordenadora das operações “Fortis” e “Querubim”, que grampearam uma amante do ex-chefe da Casa Civil, Paulo Taques. Após receber um ofício da juíza Selma Arruda no dia 26 de maio de 2017, pedindo informações sobre as operações, o governador Pedro Taques (PSDB) enviou outro ofício ao então chefe da Sesp-MT, Rogers Jarbas, determinando “a adoção de providências de estilo”.

Jarbas, então, convocou a delegada para prestar “esclarecimentos”. A medida foi vista por Orlando Perri como uma forma de “intimidação” uma vez que ele não era autoridade competente para inquirição de informações de um inquérito sigiloso – e sim uma outra autoridade policial, como um delegado da PJC no âmbito de outra investigação.

Nos dias que antecederam o depoimento, a delegada afirmou ter recebido “telefonemas” de Gustavo Garcia, na época, secretário-adjunto de Inteligência da Sesp-MT, que nos contatos disse que queria “reatar a amizade” com Alana Cardoso. “Hoje analisando os fatos friamente percebo que o referido telefonema do Gustavo foi fundamental e imprescindível para que eu fosse até a secretaria de Segurança Pública de forma tão desarmada e vulnerável. Estes telefonemas do Gustavo ocorreram quatro ou três dias antes de minha convocação e oitiva realizada pelo secretário Rogers Jarbas”, disse Alana em depoimento à PJC, acusando Gustavo Garcia de ter utilizado uma técnica aprendida num “curso de inteligência” denominada recrutamento.  “Gustavo tem amplo conhecimento na área de inteligência, tendo realizado inclusive a Escola Superior de Guerra, um curso ministrado no Estado do Rio de Janeiro, com duração aproximada de quatro meses. Dentro da inteligência policial Gustavo utilizou a técnica aprendida em curso de inteligência, quando realizou os telefonemas pré-ordenados e em dias consecutivos. O nome dessa ferramenta de inteligência utilizada comigo chama-se recrutamento”, disse Alana.

Alana também disse a delegada Ana Cristina Feldner que durante sua oitiva ao ex-secretário Rogers Jarbas, Gustavo Garcia, que acompanhou o procedimento, chegou a tremer as mãos, pedindo que a depoente falasse baixo pois “as paredes tem ouvidos”. Ela denuncia uma suposta “manobra” dos dois secretários de Estado. “Ela fala que recebeu telefonemas do Gustavo Garcia na semana em que foi convocada a ir à Sesp prestar esclarecimentos (precedentes a esta convocação), deixando claro que havia uma manobra dos dois secretários de Estado para cooptá-la para o que aconteceu na sede daquela secretaria.Esse fato reforça a ação de recrutamento feita pelo Gustavo Garcia em desfavor de Alana Derlene”, disse Ana Cristina Feldner no documento enviado a Orlando Perri.

OUTRA SUSPEITA E CARGO NO DETRAN

Além de Gustavo Garcia, a delegada também suspeita que uma policial, que foi transferida por Rogers Jarbas, também teria atuado em favor da organização criminosa para repassar informações ao próprio Jarbas, uma vez que o ex-secretário da Sesp-MT deslocou a agente para atuar na Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) – órgão onde eram realizadas as oitivas das testemunhas da investigação sobre as interceptações telefônicas ilegais. “Informamos que as pessoas citadas pelo suspeito Rogers Jarbas como testemunhas não foram oitivadas por terem tido participação direta no embaraço das investigações, levantando-se suspeitas preliminares acerca dos mesmos também integrarem a organização criminosa, vez que o Gustavo Garcia tentou recrutar a Alana Derlene, tomou suas declarações. Enquanto Hozan, seu subordinado, assinou diretamente o ofício encaminhando uma policial para as dependências da GCCO, coincidentemente enquanto esta subscritora exercia suas funções naquela unidade policial”, disse a delegada.

Ana Cristina Feldner disse ainda que Gustavo Garcia é “homem de confiança” de Jarbas e que ambos “mantém grande laço de amizade”. O ex-secretário da Sesp-MT ocupava o cargo de presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), e, como chefe do órgão, nomeou Talita Peske Rodrigues, esposa de Garcia, como “diretora de veículos”. “Tendo Rogers Jarbas, enquanto presidente do Detran-MT, nomeado a esposa do Dr. Gustavo Garcia, Talita Peske Rodrigues, para ser diretora de veículos no Detran”.

Os próximos passos das investigações deverão ser determinados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), uma vez que o ninistro Mauro Campbell Marques avocou os inquéritos que apurava o esquema no dia 11 de outubro de 2017.

 





Postar um novo comentário





Comentários (28)

  • Pedro

    Terça-Feira, 31 de Outubro de 2017, 11h35
  • Alana que vivia grampeava o povo três por quatro é Gustavo Garcia que não presta .Agora eu vi mesmo Alana não vale um pequi ruido
    0
    0



  • Celia Alves Pereira

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 21h58
  • Como admiro estes dois! Ana Cristina,Flávio, continuem defendendo Cuiabá desses Vândalos. E Horlando Perri vcs 3 simplesmente são Demais. Parabéns. O nosso Governo Moralista, não tem nada a temer mais mas se molha todo quando escuta esses Nome Ana,Flávio, Perri.
    12
    7



  • LUNETA

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 21h16
  • GRAMPOS, NEPOTISMO, BANDO DE MENTES SÓ ARTICULANDO O MAL. ISSO ENOJA TODO MATO-GROSSENSE!!!
    21
    2



  • zero 1

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 20h44
  • o BRASIL está com vcs delegada Ana Cristina e delegado estrangueta.tomos juntos. 👪👫👬👪
    18
    6



  • Delta

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 19h35
  • Lembrando que esses baba ovo do GUSTAVO, foi um dos que acompanharam o presidiário ROGERES até o TRIBUNAL DE JUSTIÇA, afrontando de forma irônica o Exmo Dr. ORLANDO PERRY.
    16
    6



  • Fernandes

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 19h17
  • Uma VERGONHA esses secretários do governo PEDRO TAQUES. Todos os dias noticias que estão envolvidos em crimes. Só JESUS para salvar a sociedade mato-grossense, pois estamos a deriva em alto mar.
    16
    0



  • Investigador

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 18h47
  • O mais grave desse GUSTAVO é que na PJC todos sabem que ele usava da famosa BARRIGA DE ALUGUEL, usando uma vara criminal de Varzea grande para fazer as escutas ilegais, quando ele era da DRE.
    18
    0



  • liliana maria de almeida

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 17h51
  • Esse tal de gustavo garcia , Jarbas, osny tem que ser investigados...a tempos delegado e promotor como Mulher ocupado cargo de DGA no Governo.....??????????????
    16
    1



  • Maria Taques Bussik

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 17h41
  • um dia encontre esse JARBAS.... no restaurante do servidor publico... em conversa como o mesmo ELE me disse que estava no Detran para prender os Servidores Corruptos.... ai eu falei CUIDADO.... ? E olha SENHORES e mulheres de DELEGADO E PROMOTORES(Ocupando cargos de DGA ... ) A historia e longa....
    22
    0



  • mirna

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 16h16
  • um absurdo essa briga pelo poder, primeiro, o ex secretário Rogers nem era para estar preso, mesmo porque ele não era secretário da pasta na epoca e sim o Mauro Zaque, esse sim, deveria estar preso, já que participou dos fatos e depois de exonerado resolver falar, niguem obriga ninguem a nada, já que todos receberam pelo ato, com todo esse CIRCO que se tornou essa OPERAÇÂO DOS GRAMPOS, sem necessidade, SE O JUDICIARIO TIVESSE O MESMO EMPENHO NA GESTAO PASSADA ( GOV SILVAL) TALVEZ O ESTADO DE MATO GROSSO, NAO ESTARIA ENFRENTANDO ESSA CRISE FINANCEIRA, APOS TANTOS DESVIOS DE DINHEIRO PUBLICO (MILHOES E BILHOES, AGORA O MESMO JUDICIARIO PARA MOSTRAR QUE TRABALHA, QUER FAZER GUERRA DE PODER, SE É TÃO BOM????, PORQUE NÃO FAZ A QUADRILHA ( SILVAL E FAMILIA, RIVA E FAMILIA, EDER, EMANUEL ETC....) DEVOLVER TODO O DINHEIRO ROUBADO, ISSO SIM SERIA DE UTILIDADE PUBLICA, mas esse é o nosso PAIS, esse é nosso ESTADO do CANGAÇO, capanga de Garimpo, como dizia meu pai TERRA DE NINGUÉM.
    8
    33



  • Julio

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 15h53
  • Esses delegados vivem no fantástico mundo de bob, da ate medo de olhar pra eles de cara feia, perigoso falar que sou terrorista e me prender
    25
    3



  • Simone

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 15h51
  • Em tempo.....lá no Detran, no bloco do restaurante, o presidente do órgão cedeu uma sala, que fica totalmente fechada, e com pessoas lá dentro. É mto estranho, até parece uma sala de escuta ou grampos. Esta sala foi cedida para polícia Civil........mistério!!!
    34
    1



  • Simone

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 15h47
  • O ex secretário Rogers que está preso, indicou para o Detran, o atual presidente do órgão, Sr Osny que eh delegado, o atual diretor de habilitação, Fernando Lopes que eh escrivão da polícia, e a atual diretora de veículos. Enfim, todos do grupo do detentor Jarbas.
    28
    2



  • Delegado de Mato Grosso

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 15h33
  • E o que faz o presidente do Detran, que é delegado, indicado pelo Roger? NADA.... A greve continua. O que faz a diretora do Detran, mulher do atual secretário, também indicada pelo Roger? Nada....A GREVE CONTINUA!!!!!!! ESSA CRISE TEM NOME E SOBRENOME, CHAMA-SE: Secretaria de INsegurança Publica de Mato Grosso.....ACORDA PEDRO TAQUES.....
    25
    4



  • Tuca do cpa 1

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 15h22
  • Esse secretário é metido a otário...e baba ovo de pedrinho malvadeza. http://www.midianews.com.br/cotidiano/juiz-e-delegado-trocam-socos-em-condominio-da-capital/199625
    22
    2



  • Hitler

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 15h01
  • o poste esta mijando no carrocho., Exmo Perri colocar ordem na casa. delegado é delegado empregado do Estado., desembargador e desembargador., tem que explicar mais alguma coisa., agora o Exmo Perri esta correto., os dois manés ai estão a mando de quem ? e outra delegado não é Deus não e simplesmente um delegado., nem o adv. eles não sabem. pensam que estão acima da lei., desce da casinha. arrogancia. e outra não é briga de cachorro grande., não. os grande estão no STF.
    24
    1



  • Hitler

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 15h01
  • o poste esta mijando no carrocho., Exmo Perri colocar ordem na casa. delegado é delegado empregado do Estado., desembargador e desembargador., tem que explicar mais alguma coisa., agora o Exmo Perri esta correto., os dois manés ai estão a mando de quem ? e outra delegado não é Deus não e simplesmente um delegado., nem o adv. eles não sabem. pensam que estão acima da lei., desce da casinha. arrogancia. e outra não é briga de cachorro grande., não. os grande estão no STF.
    8
    2



  • AUT?NTICO

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 14h55
  • Não sei não hein!?... Menos...menos... Até porque todo o seu trabalho pode ser anulado. Haja vista, que não seguiram o DEVIDO PROCESSO LEGAL. O processo já foi avocado, deixa a PGR e STJ trabalhar.
    5
    16



  • Delegado de Mato Grosso

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 14h09
  • Absurdo, depois da entrada desses dois "delegados" no staff do governo, aconteceram tantos problemas?????? Esse secvretário atual e tido e havido como truculento, vide o eposódio acontecido com um magistrado lá no Residencial Bonavita. Com relação ao emprego da esposa isso me par4ece nepotismo, ou não? O secreetário que está preso se passa por sonso, não sabe de nada, não voi nada, LÇamentável.
    35
    4



  • Jo?o Cuiabano de nascimento

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 13h59
  • Essa briga aí é o que se pode chamar de briga de cachorro grande, não interessa a 99% da população mas, não precisa fazer curso no Rio de Janeiro pra perceber que, quando alguém esta te tratando diferente com sorrisinho falso qualquer um percebe, não existe ingenuidade nessa questão. Grampo é algo que existe há muito tempo, a diferença que agora veio a tona, quem tem segredo pra guardar e conversa ao telefone, esta fadado a ser descoberto. Isso tudo é uma pouca vergonha e se a Lei atribui crime, tem que se cumprir a Lei mas, acho que é muito esforço pra empurrar um floco de algodão quando verdadeiros crimes são cometidos impunimente entre a população atingindo a todos. Ou seja ao final o resultado disso tudo não vai trazer o benefício do tempo e dinheiro gastos e só esta demonstrando que o povo tem pouco valor, um pobre que é vítima de crime mais grave, fica aí desamparado com patrimônio delapidado ou um ente querido morto e nada acontece em alguns percentuais de vezes, o índice de resolução é maquiado e o que se vê é muito assassino solto aí pelas ruas. Na verdade não sei onde isso tudo vai chegar se chegar, mas, com certeza esses esforços não vão valer a pena. Quero ver se após tudo isso, irão se aperfeiçoar em verificar as ilegalidades as arbitrariedades que são cometidas contra o cidadão de bem que está a mercê da bandidagem, vulnerável, os bandidos por aí armados e o cidadão de bem sem poder reagir, se reage é preso e processado. O cidadão tem que andar nas ruas como cachorro vira-lata enfiando o rabo entre as pernas diante de uma ameaça sem poder reagir enquanto a cúpula da segurança pública fica aí batendo boca e gastando recursos do erário público e a população sofrendo e ninguém vê. Não estou dizendo que se deve deixar tudo isso de lado mas, deveria receber o mesmo tratamento de quando uma loja ou uma residência é furtada ou roubada, seu veículo danificado, furtado ou roubado. A dedicação aí dos grampos que me parece exacerbada, parece que se trata de um problema da corte enquanto os súditos, os plebeus são ignorados em seus anseios. Tá na hora de trabalhar para o povo, vivemos em uma república e não em uma monarquia com reis, rainhas, príncipes e princesas, aqui é terceiro mundo lembram-se, vocês aí do primeiro mundo, cúpula do poder podia olhar mais aqui pra baixo é pra isso que vcs são pagos.
    24
    4



  • joaoderondonopolis

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 13h54
  • É hora do Ministério Público fazer as diligências. Fato novo.
    18
    4



  • Bernardes

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 13h41
  • Ex chefes da:POLICIA JUDICIARIA CIVIL e POLICIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO, são os bandidos da mais alta periculosidades que ja tivemos no poder institucional. São as "bacterias cancerígenas" mais perigosas e mutantes que ja se conhece até hj no mundo!!!
    22
    5



  • Bernardes

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 13h41
  • Ex chefes da:POLICIA JUDICIARIA CIVIL e POLICIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO, são os bandidos da mais alta periculosidades que ja tivemos no poder institucional. São as "bacterias cancerígenas" mais perigosas e mutantes que ja se conhece até hj no mundo!!!
    15
    3



  • Liu

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 13h37
  • Mais um que vai pro CCC...
    26
    2



  • Talio

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 13h34
  • Para que já ta feio, agorinha vai dizer que eles são do estado islâmico, nao sei em que mundo esses delegados vivem, tá certo que oa investigados não são Santos, mais menos menos menos
    19
    5



  • Ex eleitor de Pedrinho

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 13h23
  • Esse nv secretário já ę investigado por suposto tráfico de influência,segundo reportagens e agora com essa,é mta incompetência do governo, mas um desgaste.
    28
    2



  • Alencar

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 13h12
  • Está parecendo filme de 007. Quando será o final??? Ou o próximo episódio.
    19
    1



  • Helio da Silva

    Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2017, 13h05
  • o Chefe do Detran é um Delegado indicado pelo Jarbas.
    28
    2











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet