Política Quinta-Feira, 04 de Outubro de 2018, 11h:35 | Atualizado:

Quinta-Feira, 04 de Outubro de 2018, 11h:35 | Atualizado:

Notícia

Selma Arruda focou em criar 'vacina' contra Bosaipo

 

PABLO RODRIGO
Gazeta Digital

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Na apresentação de todos os serviços prestados pela Agência Genius à candidatura da juíza Selma Arruda (PSL) ao Senado, constam 6 ações relacionadas ao ex-deputado e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Humberto Bosaipo.

No plano de serviços, aparecem "Humberto Bosaipo - Vacina" parte 1,2,3 e 4, e "Vacina Humberto Bosaipo" mais duas vezes.

O plano de ação é referente ao depoimento da ex-assessora Daiane Balerini Bocardi, que atuava junto com a juíza aposentada Selma Arruda na 7ª Vara Criminal de Cuiabá, confirmou em depoimento, que disse que o critério estabelecido pela magistrada para julgar os processos que estavam sob a sua responsabilidade, seria os "que tinham maior repercussão na mídia".

A declaração ocorreu no depoimento realizado no dia 17 de maio, na oitiva comandada pelo desembargador Marcos Machado em ação de suspeição movida pelo ex-deputado e ex-conselheiro do TCE, Humberto Bosaipo, contra a juíza, que agora se encontra aposentada, onde a acusa de ser parcial em suas decisões.

"O que é relevância social no conceito da Doutora Selma?", questionou Marcos Machado. "Olha, eles estavam lá no Apolo [Sistema do TJ], eles estavam como prioridade", respondeu Daiane Bocardi.

"No Apolo? Eles estavam lançados no sistema como prioridade. Mas quem lança essa prioridade?", insistiu o desembargador. "Eu não sei te falar desembargador [...] Eles estavam lançados. Tanto que tem vários processos, do Humberto Bosaipo, do Riva, como relevância social, que tinha maior repercussão no Estado", explicou.

Marcos Machado disse desconhecer esse modelo de classificação no sistema Apolo do Tribunal de Justiça. "Mas eles tinham maior repercussão na mídia né?", declarou a ex-assessora.

Na época, a ex-assessora chegou a realizar uma coletiva de imprensa para negar as declarações sob alegação de que teria ficado nervosa.

Para a defesa de Humberto Bosaipo,  o plano de mídia comprovaria que Selma julgou os processos do ex-conselheiro pensando na repercussão midiática. "A condenação do Sr. Humberto Bosaipo tanto estava atrelada com a repercussão midiática, que não apenas sua ex-assessora espontaneamente 'confessou' (deixou escapar) isso em audiência, como agora, vem a tona a informação de que a ex-juíza, ao invés de se defender no processo, optou pela via obliqua (marqueteiros), para criar uma “vacina” antecipada para eventual desdobramento negativa de seus atos como juíza (condenação do Sr. Humberto Bosaipo)", explicou o advogado Ronaldo Faria.

A acusação gerou a suspenção temporária de Selma em processos em processos da Operação Arca de Noé em que o ex-conselheiro é arrolado como réu.

Midiã foi ouvida como testemunha de Bosaipo e reafirmou as suas declarações que haviam sido apresentadas por escritas. Já Daiane Balerini Bocardi, Guilherme Leimann e Clerie Fabiana Mendes, foram arroladas como testemunhas pela juíza aposentada. Porém, foram impugandas como testemunhas pela defesa de Bosaipo e foram ouvidas apenas como informantes.

Caso a suspeição seja confirmada todos os atos de Selma Arruda nos processos contra Bosaipo serão anulados, inclusive a decisão em que ela o condenou a 18 anos e 4 meses de prisão por desvio e lavagem de dinheiro na Assembleia Legislativa.

Veja a transcrição do áudio

Desembargador: Certo. E escolha entre vários processos era do relevo social?

Informante (Daiane): Isso.

Desembargador: Que assim, no entendimento dela?

Informante (Daiane): Isso. Geralmente a gente estava sentenciando réu preso, o que a gente conseguia e esses de maior relevância social.

Desembargador: O que é relevância social no conceito da Doutora Selma - transmitida a você, claro né. É dela o conceito. -, para essa escolha de sentenciar um processo de réu solto?

Informante (Daiane): Olha, eles estavam lá no Apolo, eles estavam como prioridade.

Desembargador: No Apolo?

Informante (Daiane): Eles estavam lançados no sistema como prioridade.

Desembargador: Mas quem lança essa prioridade?

Informante (Daiane): Eu não sei te falar Desembargador.

Desembargador: Mas estavam lançados os processos?

Informante (Daiane): Eles estavam lançados. Tanto que tem vários processos, do Humberto Bosaipo, do Riva, como relevância social, que tinha maior repercussão no Estado.

Desembargador: Espera ai. Relevância social escrito no Apolo?Informante (Daiane): Eu acho que eles tem uma classificação lá. Salvo engano.

Desembargador: Eu desconheço. Isso é interessante.

Informante (Daiane): Mas eles tinham maior repercussão na mídia né? 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet