Silval garante empenho e aposta na eleição de Wellinton e Lúdio
Presente na convenção estadual do PMDB, o governador Silval Barbosa (PMDB) elogiou a formação da chapa da base de sustentação a sua gestão, que terá o ex-vereador Lúdio Cabral (PT) como candidato ao Governo e o deputado federal Wellinton Fagundes (PR) ao Senado. Além disso, a deputada estadual Teté Bezerra (PMDB) teve o nome homologado para vice-governadora, mas pode abrir espaço que o PSD integre o grupo e indique o candidato a vaga.
Silval afirmou ainda que confia que o PSD esteja no arco de alianças da base, mas que a confirmação deve ocorrer somente na segunda-feira. Os sociais democratas articulam a candidatura do deputado estadual José Riva (PSD) ao Governo. “O Riva recebeu um apelo para ser candidato. Mas, se até segunda-feira não se definir, vai estar com o grupo de situação”, afirmou.
Para o governador, a demora na definição do candidato do seu grupo político ocorreu diante do excesso de nomes de qualidade que pleitearam o cargo. Ele citou que, desde o início da discussão da sucessão estadual, foram colocados para análise os nomes do senador Blairo Maggi (PR), o ex-prefeito Maurício Tonhá (PR), a deputada Teté Bezerra (PMDB), o suplente de senador Cidinho Santos (PR), o vice-governador Chico Daltro (PSD), o ex-juiz federal Julier Sebastiao (PMDB), além do próprio Lúdio Cabral. “Sempre dissemos aos pré-candidatos que nós queríamos manter a unidade política e, numa discussão madura e democrática, escolher o nome”, colocou o governador, que previu a vitória da situação.
"Tenho certeza absoluta que aqui temos uma chapa vitoriosa. Esse negócio de já ganhou, que do outro lado não se arruma candidato, vamos ver agora”, desafiou. Silval negou que o ex-juiz Julier Sebastião da Silva, que não participou da convenção e não deve ser candidato a nenhum cargo, tenha sido rifado pelo grupo da situação. “ O Julier é uma liderança, um expoente político que surge. Mas a discussão ocorreu de forma madura. Ninguém sacaneou ninguém; ninguém tirou ninguém”, declarou.
NOVO FINAL EM 2014
O governador ainda destacou que a estrutura política que montou em torno da candidatura de Lúdio é fundamental para vencer as eleições. Ele citou o exemplo das eleições de 2012, quando o próprio Lúdio Cabral, com apoio dos partidos da base, saiu de uma candidatura desacreditada ao segundo turno. “Ali a briga era para decidir quem seria o vice do candidato favorito. E você por pouco não venceu as eleições”, lembrou numa referência a derrota para o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB).
Neste ano, segundo o governador, a candidatura petista já inicia fortalecida. “Tem pesquisa que aponta que em Cuiabá você já está na frente, Lúdio. Não tenho dúvida nenhuma que nós vamos ganhar a eleição”, disse.
Apesar de não ocupar nenhum cargo eletivo a partir de 2015, Silval afirmou que pode contribuir com um eventual governo petista. “Não estou pedindo cargo, mas dando sugestão, dizendo vá por aqui que você ganha muito tempo para avançar Mato Grosso”, assinalou.
A mesma linha de pensamento sobre a candidatura de Lúdio, o governador usou para analisar a candidatura de Wellinton Fagundes ao Senado. Ele destacou a experiência do republicano, no sexto mandato de deputado federal, e o considerou o parlamentar que mais trabalha por Mato Grosso em Brasília. “Na hora que você mostrar seu trabalho, Wellinton, não tem comparação com os demais candidatos. Confio que vamos ter um senador que fala pouco e trabalha muito por Mato Grosso”, discursou.
Silval ainda garantiu que estará empenhado na campanha dos aliados. “Contem comigo. Vou estar envolvido onde puder estar, para fazer uma campanha vitoriosa”, finalizou.
Josito
Sexta-Feira, 27 de Junho de 2014, 20h10CuIabano
Sexta-Feira, 27 de Junho de 2014, 20h04Geraldo
Sexta-Feira, 27 de Junho de 2014, 19h46