O pecuarista Orivaldo Bezerra, sogro da deputada estadual Luciane Bezerra (PSB), teve um mandado cumprido na Operação Kalupsis, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira. Além dele, o genro, conhecido como Juliano, também foi um dos detidos.
A Operação Kalupsis foi deflagrada com o objetivo de combater a exploração ilegal de madeira em Aripuanã e Distrito de Conselvan, no noroeste do estado do Mato Grosso. Ao todo, estão sendo cumpridos 67 mandados de busca e apreensão, nove mandados de prisão preventiva e 28 mandados de condução coercitiva, expedidos pela Justiça Federal de Juína (MT). Em algumas madeireiras, concomitante ao cumprimento das ordens judiciais, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) realiza fiscalizações.
Ainda não se tem informações sobre o mandado cumprido contra Orivaldo e Juliano. O pai do ex-prefeito de Juara Oscar Bezerra, foi levado pelos policiais a casa de Juliano e, sem seguida encaminhado a uma delegacia da cidade.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, prisão e condução coercitiva na Operação e a Polícia Federal não confirmou que tipo de mandado foi cumprido contra o pecuarista.
Filho de Orivaldo, o ex-prefeito de Juara, Oscar Bezerra (PSB), confirmou o cumprimento de mandado na residência do pai. Porém, ele disse que a família não possui mais madeireiras na região.
Segundo Oscar, família tinha três madeireiras, uma em Aripuanã e duas em Juara, mas largaram o ramo justamente pela criminalização do serviço. “Madeireiro é visto como criminoso pior que bandido”, reclama.
VEJA MAIS
PF combate exploração de madeira em terras indígenas de MT