Política Segunda-Feira, 17 de Março de 2025, 07h:30 | Atualizado:

Segunda-Feira, 17 de Março de 2025, 07h:30 | Atualizado:

VENDA DE SENTENÇAS

STF alega que lobista corre risco de morte na PCE e o transfere para Brasília

Empresário é único preso por esquema flagrado em celular de advogado

BARBARÁ SÁ
A Gazeta

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

dinheiro-pf.jpeg

 

O lobista Andreson de Oliveira Gonçalves já foi transferido para a Penitenciária Federal de Brasília, considerada a unidade mais segura da América Latina. A transferência foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, que rejeitou o pedido da defesa para que ele fosse encaminhado a outro presídio em Mato Grosso.

Diante da manifestação favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR), Zanin determinou sua remoção para um presídio federal. Contudo, a defesa havia solicitado a transferência para um presidio em Mato Grosso, mas o pedido não foi atendido.

A PGR argumentou que a transferência era necessária diante da gravidade dos fatos e do risco que sua permanência em um presídio estadual poderia representar. A defesa, porém, foi contra a medida, alegando que o lobista deveria ser colocado em prisão domiciliar devido a problemas de saúde.

Os advogados chegaram a classificar a decisão como uma forma de ‘tortura’. Preso desde 26 de novembro, Andreson estava na Penitenciária Central do Estado, em Mato Grosso.

Desde dezembro, cumpria pena em uma cela isolada destinada a detentos de alta periculosidade. Segundo a defesa, ele estaria submetido a condições insalubres.

O STF tem negado os pedidos de soltura e transferência apresentados pela defesa de Andreson. Até o momento, quatro decisões foram contrárias às solicitações.

As investigações apontam que Andreson tinha um papel decisivo no esquema de venda de decisões judiciais e de informações processuais privilegiadas, envolvendo intermediadores, advogados e servidores públicos. ‘A ousadia e a complexidade da trama delitiva não podem ser ignoradas, impondo-se, neste instante, um freio a potenciais riscos de recidiva criminosa’, afirmou Zanin na decisão.

A prisão de Andreson ocorreu durante a Operação Sisamnes, que cumpriu mandados de busca e apreensão contra os desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, afastados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso sob suspeita de envolvimento no esquema. As investigações indicam que Andreson era o intermediário nas negociações ilícitas.

Andreson Gonçalves, é apontado como o principal lobista do advogado Roberto Zampieri, que foi assassinado em dezembro de 2023. 





Postar um novo comentário





Comentários (4)

  • Alvani

    Terça-Feira, 18 de Março de 2025, 06h07
  • Engraçado: prenderam o intermediário e não prendem os criminosos MOR, aqueles de toga que são os vendedores de sentenças, os CRIMINOSOS E LADROES
    0
    0



  • Welton

    Segunda-Feira, 17 de Março de 2025, 11h28
  • Olha aí o STF , cuidando da integridade dos seus vendedores de sentenças, enquanto isso mulheres que estavam em Brasília no suposto golpe , e homens são condenados a penas severas e outro até morem na cadeia isso e Brasil
    1
    2



  • CPA

    Segunda-Feira, 17 de Março de 2025, 11h05
  • Agora o coitadinho está debilitado, mas quando estava intermediando os esquemas junto com Guns magistrados ,não estava doente. Bandido do colarinho. Correta a transferência, presídio federal , só assim abre o bico e faz um limpa no TJ de MT.
    2
    0



  • Marcos Justos

    Segunda-Feira, 17 de Março de 2025, 08h31
  • Faz uma delação, cagueta os Desembargadores do TJ MT, Ai ganha a prisao domiciliar.
    3
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet