Política Terça-Feira, 14 de Janeiro de 2020, 08h:33 | Atualizado:

Terça-Feira, 14 de Janeiro de 2020, 08h:33 | Atualizado:

INVESTIGAÇÃO

TJ alerta que mandatos de vereadores poderiam encerrar sem conclusão de CPI em Cuiabá

Desembargadora mandou Câmara retomar trabalhos de comissão em 48 horas

DIEGO FREDERICI
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

helenamaria.jpg

 

A desembargadora da Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça (TJ-MT), Helena Maria Bezerra Ramos, deu 48 horas ao vereador e presidente da Câmara de Cuiabá, Misael Galvão (PTB), retomar a chamada “CPI do Paletó”, já com os vereadores Toninho de Souza (PSD), na condição de relator, e Sargento Joelson (PSC), como membro. Eles foram escolhidos quando o juiz João Thiago de França Guerra, da 4ª Vara Cível de Cuiabá, determinou a susbtituição de dois membros da comissão. 

A determinação atende a um recurso (agravo regimental cível) interposto pelo vereador Diego Guimarães (PP), que tenta na Justiça anular uma resolução, da própria Câmara de Vereadores, que autorizou que a “CPI do Paletó”, que investiga o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), fosse composta por vereadores que não assinaram o requerimento original para a criação da mesma.

Em seus argumentos, Diego Guimarães defende que a demora na decisão sobre o caso – que desde o ano de 2018 vem sofrendo reviravoltas na Justiça -, pode não entregar uma solução à sociedade uma vez que os mandatos dos vereadores, na legislatura 2017-2020, já estão próximos do fim. As investigações da “CPI do Paletó” apuram em quais circunstâncias o prefeito Emanuel Pinheiro foi gravado num vídeo colocando maços de dinheiro nos bolsos de seu paletó.

“Caso o recurso de apelação seja provido, a consequência será o encerramento da CPI com a composição determinada por sentença e a utilização dos trabalhos produzidos pelos vereadores da composição anterior ou refazer os atos que entenderem necessários”, defende Diego Guimarães.

Em sua decisão, a desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos acatou os argumentos do membro da Câmara. “A CPI do Paletó” foi composta inicialmente pelos vereadores que são aliados do prefeito Emanuel Pinheiro – Adevair Cabral (PSDB) e Mário Nadaf (PV). Somente o presidente da CPI, Marcelo Bussiki, era da oposição.

“Conclui-se, portanto, que a criação da CPI não depende de deliberação em plenário, sendo necessário tão somente o requerimento subscrito por, no mínimo, um terço dos Membros da Câmara, ou seja, é criada no momento de seu protocolo”, ponderou a desembargadora.

“Diante disso, vislumbro que a insurgência do Agravante quanto às irregularidades apontadas no procedimento da ‘CPI do Paletó’ é verossímil, além de realmente haver um enorme risco de seu direito ser tolhido caso seu mandato eletivo expire sem que a situação aqui apresentada tenha sido definitivamente solucionada”, analisou Helena Maria Bezerra Ramos.

A magistrada reconheceu, ainda, que o vereador Diego Guimarães demonstrou “de forma cristalina que os procedimentos adotados pela Comissão Parlamentar de Inquérito, desde sua instauração, estavam eivados de vícios e caracterizaram ofensa aos princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade”.

Com a decisão, a CPI será composta pelos vereadores que decidiram apoiar as investigações desde o início – Marcelo Bussiki (PSB), Felipe Wellaton (PV), Dilemário Alencar (Pros), Abílio Júnior (PSC), Gilberto Figueiredo (PSB, licenciado) e Sargento Joelson (PSC), Elizeu Nascimento (DC, licenciado), Diego Guimarães (PP) e Toninho de Souza (PSD).

 





Postar um novo comentário





Comentários (4)

  • Justo

    Terça-Feira, 14 de Janeiro de 2020, 11h54
  • Parabens a essa desembargadora, vitória do povo de cuiaba, esperamos que tenha continuidade até o fim, e que seja condenado e devolva o nosso dinheiro. FORA PALETÓ.
    3
    1



  • Michele

    Terça-Feira, 14 de Janeiro de 2020, 11h18
  • A impressão que eu tenho é que essas decisões são tomadas de acordo com o vento... "Para CPI"... "Corre com a CPI"... "Volta com a CPI" ... "Paralisa a CPI"... Vai entender...
    0
    1



  • FAZ DE CONTA

    Terça-Feira, 14 de Janeiro de 2020, 11h14
  • DESEMBARGADORA , PORQUE A SENHORA NAO FEZ O MESMO COM A CPI DO MINISTERIO PUBLICO E SUAS CARTAS DE CRÉDITO PODRES ????????
    2
    0



  • Cuiabano

    Terça-Feira, 14 de Janeiro de 2020, 09h42
  • Isso é uma vitória para CUIABÁ e para os cuiabanos que há anos esperam por JUSTIÇA.
    3
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet