A Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJMT) negou um recurso do governador Mauro Mendes (União), que tenta manter no Poder Judiciário Estadual um processo que move contra o deputado federal Emanuelzinho (MDB) pelo crime de calúnia. Os magistrados da Terceira Câmara seguiram por unanimidade o voto da desembargadora Juanita Cruz da Silva Clait Duarte, relatora de um recurso de Mendes contra uma decisão anterior no processo que determinou a análise do caso pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A sessão de julgamento ocorreu na tarde desta quarta-feira (30). Nos autos, Mendes alega em seu recurso que foi alvo de “ataques pessoais”, o que faria com que o processo fosse julgado no TJMT. “Defende a competência do juízo estadual de primeiro grau com o argumento de que as declarações atribuídas ao querelado não guardariam nexo funcional com o exercício do cargo eletivo, configurando ataques pessoais desprovidos de relação com a função parlamentar”, diz trecho do recurso.
A desembargadora discordou, analisando que as críticas de Emanuelzinho possuem relação com o cargo de governador do Estado, na mesma linha do Ministério Público do Estado (MPMT) que já havia pedido - e sido atendido -, da remessa dos autos ao STF. No processo, Mauro Mendes reclama de declarações de Emanuelzinho durante uma entrevista no dia 2 de abril de 2024.
O processo disponível para consulta pública não dá detalhes das críticas do deputado federal que “zangaram” o governador.
Judith
Sexta-Feira, 01 de Agosto de 2025, 16h02Marcos
Sexta-Feira, 01 de Agosto de 2025, 12h38Dudé
Sexta-Feira, 01 de Agosto de 2025, 12h33Mel
Sexta-Feira, 01 de Agosto de 2025, 12h23Octavio Augusto Regis de Oliveira
Sexta-Feira, 01 de Agosto de 2025, 11h03alvaro figueiredo
Sexta-Feira, 01 de Agosto de 2025, 10h53