10 de Agosto de 2020,

Política

A | A

Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 21h:39 | Atualizado:

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS

Único preso por grampos, cabo recorre ao TJ e estuda fazer "delação do fim" em MT

Advogado disse que houve "disparidade incrível" ao manter cabo preso e permitir prisão domiciliar ao coronel Zaqueu


Da Redação

ZAQUEU-CORREA.jpg

 

O advogado Neyman Monteiro, que representa o cabo Gerson Luiz Correa Junior, afirmou após a decisão que manteve o policial militar preso, que entrará com um pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O defensor não quis falar sobre a possibilidade de uma colaboração premiada no momento, mas disse que a decisão depende do cabo.

Segundo o advogado, o militar estava confiante em ser solto na audiência realizada ontem na Vara da Justiça Militar de Cuiabá. Ao ser questionado se houve corporativismo por parte do conselho de coronéis que julgam o caso, Neyman preferiu não opinar, mas disse que houve uma disparidade muito grande nas decisões.

O cabo Gerson está preso desde maio de 2017 acusado de ser o principal operador do esquema de grampos telfônicos ilegais no Estado num esquema que ficou conhecido como Grampolândia Pantaneira. “Vamos entrar com um habeas corpus. Ainda não está se pensando em colaboração premiada. Temos que sentar com ele com mais calma. Depois de levar uma paulada desta de uma decisão contrária. É uma disparidade incrível que não podemos nem falar, porque se falar, falaremos o que não deve. O coronel, que responde a mais crimes que ele, teve concedida a soltura. O Gerson tem dois, falsidade ideológica e falsificação de documento”, apontou em relação ao coronel Zaqueu Barbosa, que também estava detido desde maio do ano passado, mas teve a prisão convertida para domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica.

O advogado não afirmou se o cabo fará um acordo de delação premiada. Segundo Neyman, a decisão de colaborar com a Justiça vai depender do militar, mas disse que irá conversar com ele com mais calma.

O jurista destacou que Correa colaborou com as investigações, que hoje estão centralizadas no Suprerior Tribunal de Justiça nas mãos do ministro Mauro Campbell. “Não quero falar de colaboração agora. Tenho que conversar muito com ele. Ele fez um interrogatório, que foi até publicado. Isso ficará a cargo dele, sobre fazer ou não uma colaboração premiada. Eu não oriento nada. Ele que decide. A defesa só assina papel. Se ele quiser fazer uma delação, o critério é dele”, disse o defensor.

A liderança do esquema de grampos ilegais é atribuída, segundo denúncias, ao coronel Zaqueu Barbosa, ex-comandante geral da Polícia Militar, que ontem teve a prisão em regime fechado convertida em prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica. O advogado do cabo Gerson acredita que seu cliente foi convidado para participar por ser referência no assunto, no Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco). “Pra vocês verem, as palavras do Torezan, das coisas que ele fez no Gaeco, praticamente sozinho. É o que ele explicou. Com o conhecimento, a capacidade dele e quase 16 anos de Gaeco, tinha pleno conhecimento de tudo sobre interceptação telefônica. Era uma pessoa que conduzia, quase sozinho, o Gaeco, trabalhando em várias operações, mesmo sem tanta tecnologia”, afirmou o advogado.

Dos presos em decorrência dos grampos ilegais, apenas Correa segue preso. Os ex-secretários Paulo Taques e Rogers Jarbas, da Casa Civil e Segurança Pública, respondem em liberdade.



Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • Zepovinho | Segunda-Feira, 12 de Fevereiro de 2018, 14h43
    1
    0

    Eu nunca vi um cabo pra ser tão burro assim. Toda vez que abre a boca só fala Merda. Se for pra abrir a boca, faça delação ou refute as acusações. Falou demais agora tão dando pressão pra entregar os outros. Mas já se complicou tanto que não sei se dará delação premiada.

  • ZAZA | Segunda-Feira, 12 de Fevereiro de 2018, 07h26
    4
    0

    Só este pobre vai ficar preso...sem grana pra custear advogado

  • LUNETA | Domingo, 11 de Fevereiro de 2018, 16h33
    8
    0

    CABO VÉIO, PÁRA DE SER MARRENTO E ENTREGA LOGO TODOS. SÓ SOBROU PRÁ VC ATÉ AGORA.

  • Jair | Domingo, 11 de Fevereiro de 2018, 14h34
    5
    0

    Seu idiota que nao sabe que mandou granpiar

  • Dornele$ | Domingo, 11 de Fevereiro de 2018, 14h27
    10
    0

    Só mesmo neste (des) governo traques, para um cabinho mandar em coronel. Pra quem conhece bem Zaqueu, sabe que isso é uma tremenda mentira. Esse quarteto fantástico, bem que podia inventar uma mentira melhor!

  • Tania | Domingo, 11 de Fevereiro de 2018, 13h06
    5
    3

    Solta todo mumdo que é, ai não tem nenhum bandido. São homens que nunca deram problema. Que perseguição!!!!!

  • Guerreiro | Domingo, 11 de Fevereiro de 2018, 07h16
    7
    1

    Chicote que bate em Chico não bate em Francisco!!! Todos sabem muitos e deveriam ter uma condenação mais grave, inclusive o chefe do executivo que no mínimo era pra estar afastado das suas funções, falso moralista é mal gestor.

  • Zé urubu | Domingo, 11 de Fevereiro de 2018, 07h08
    7
    0

    Cabo não faz faxina; as vezes.........mas; tambem não comandá ninguém! !!

  • Suspar | Domingo, 11 de Fevereiro de 2018, 01h08
    2
    0

    Por ser cabo, este já deve ser rombudo para aguentar ferro. Segura sozinho, afinal a bomba explode somente no mais fraco. E quem mandou não ter consciência disso. Ferro na boneca.

  • Conselho | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 23h34
    8
    0

    Cara, sua chance é agora! O leprosi do Taques está só e sem forças! Entregue o mandante e fique bem vom a populacao de MT! Coragem homem!

  • Sociedade | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 23h20
    7
    0

    Pois o cabo e BURRO....E O SENHOR ADVOGADO JÁ DEVERIA TER ORIENTADO A ELE FAZER ISSO E NEGOCIAR A DELAÇÃO PARA QUE ESTE XABO BURRO PUXA SACO DE ZAQUEU NÃO PERCA A FUNÇÃO OU SALÁRIO....CONFIOU EM OFICIAL OLHA NO QUE DEU....puxou saco olhano que deu...vai ser o único condenado e excluído...ZAQUEU virou santo do pau oco....os outros virou anjo e o cabo virou bandido...os oficiais já soltou o cabo no burraco...ogaa MERDA OU BOSTA NO VENTILADOR CABO....VC VAI PARA O BURRACO MAIS LEVA TODOS COM VC....LARGA MÃO DE SER BURRO....CORONEL ESTA SOLTO E FAZENDO AMOR E VC PRESO...TALVEZ JÁ E ATE CORNO...

  • Villas | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 22h17
    68
    4

    Entrega o grande chefe cabo e encerra logo esse caso e a sua tormenta...

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS