Política Quinta-Feira, 10 de Julho de 2025, 13h:40 | Atualizado:

Quinta-Feira, 10 de Julho de 2025, 13h:40 | Atualizado:

PAZ NAS RUAS

Vereador bolsonarista cita ameaças e quer fim de "flanelinhas" em Cuiabá

Parlamentar destaca que capital tem pleno emprego

BRENDA CLOSS
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

dias.jpg

 

O vereador Tenente-Coronel Dias (Cidadania) apresentou um projeto de lei que quer proibir a atividade dos guardadores e lavadores autônomos de veículos, popularmente conhecidos como "flanelinhas", em vias e espaços públicos de Cuiabá. Durante a sessão desta quinta-feira (10), o parlamentar mencionou um episódio de violência entre duas mulheres, que se dizem "cuidadoras de carros", brigando na Praça Popular, região nobre da capital.

"Por coincidência, alguns sites e perfis de Instagram mostraram uma briga de duas mulheres que cuidam dos carros aqui na região central. Eu estou apresentando um projeto de lei para acabar com a atividade de flanelinhas aqui em Cuiabá. Nós em Mato Grosso vivemos pleno emprego, o perfil dessas pessoas é triste, não se preocupam em se qualificar isso não são usuários de drogas", disparou.

Na proposta apresentada pelo vereador, ficaria vedado a qualquer pessoa exercer, oferecer ou solicitar, de forma direta ou indireta, serviços de vigilância, guarda ou proteção de veículos em vias públicas; abordar, coagir, intimidar ou constranger condutores de veículos para a obtenção de pagamento, e obstruir, reservar ou delimitar espaços , com o objetivo de exploração econômica particular. A fiscalização deverá ser feita pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob),  Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) e a Secretaria Municipal de Segurança Pública. 

O descumprimento sofreria penalidades, como advertência, multa, cujo valor será definido em regulamento e apreensão de materiais utilizados na prática da infração. "É de conhecimento público que, em diversas áreas da cidade, condutores de veículos são abordados de forma insistente, muitas vezes constrangedora, por pessoas que se apresentam como guardadores de veículos, exigindo contraprestação financeira sem que haja qualquer contrato formal, autorização legal ou garantia efetiva do serviço prestado. Em situações mais graves, há registros de intimidação, coação e ameaças, especialmente quando o motorista se recusa a pagar", diz trecho da proposta.

Dias sugere ainda que a Prefeitura de Cuiabá desenvolva programas de inclusão social, capacitação e reinserção no mercado formal de trabalho para os trabalhadores impactados pela lei, caso aprovada. 





Postar um novo comentário





Comentários (9)

  • MARCOS

    Quinta-Feira, 10 de Julho de 2025, 16h46
  • Parabéns pela iniciativa chega de ser coagido e intimidado por esses flanelinhas, você sai com a família para ir em algum restaurante, parque, bar, etc... é abordado por essas pessoas exigindo pagamento para "guardar" seu carro sob pena de ter seu bem danificado.
    2
    1



  • Haiana Follmann

    Quinta-Feira, 10 de Julho de 2025, 14h58
  • Parabéns pela iniciativa! Eu mesma sofri com a violência injustificada de um pedinte, que por eu não abaixar o vidro, socou meu parabrisa, trincando ele. Esse mesmo indivíduo, conhecido como "mãozinha", que fica no Quilombo, nas redondezas do restaurante Casa Gril, próximo ao Colégio Maxi, também já danificou outros carros de mulheres, socando a lataria. Ao chamar a PM, disseram que o cara era conhecido deles, que antes eles praticava furtos, mas que agora só ficava pedindo dinheiro, e eu deveria ter feito algo a ele para ele ter agido dessa forma. Não fizeram nada. Praticamente tive que pedir desculpas ao indivíduo por irritá-lo ao ponto dele danificar meu carro.
    15
    2



  • Senadinho cuiabano

    Quinta-Feira, 10 de Julho de 2025, 14h49
  • Parabéns, Vereador Dias... chega de vagabundo, drogados nas ruas de Cuiabá.
    12
    2



  • ARAUJO

    Quinta-Feira, 10 de Julho de 2025, 14h28
  • Parabéns pela iniciativa, esse vereador terá o meu voto a partir de hoje.
    18
    5



  • Dito do porto

    Quinta-Feira, 10 de Julho de 2025, 14h27
  • Agora sim, uma boa ideia !!!
    20
    3



  • Bhtino

    Quinta-Feira, 10 de Julho de 2025, 14h26
  • KKKKKKKKKK Essa BLOGUEIRA ESTAGIÁRIA tem uma TARA/DESEJOS, sonha mesmo acordada,. com o PRESIDENTE BOLSONARO e com os bolsonaristas...Meu Deus! Que passo louca! Para dar mais ênfases/credibilidade/moral na "nutiça", tem que citar o BOLSONARISMO. Em cidades grandes 2esses flanelinhas não existem, é proibido. O vereador está corretíssimo.
    12
    2



  • Direitos Humanos

    Quinta-Feira, 10 de Julho de 2025, 14h24
  • Corretíssimo. Eu acho incrível: paro o carro no Chopão e me vem um esculhambado total dizendo "quer que eu cuide". Minha vontade é falar: cuidar contra quem? Tenho que deixar você "cuidar" né, senão arranha a poha do meu carro!
    15
    1



  • Daniel

    Quinta-Feira, 10 de Julho de 2025, 14h01
  • o blogueiro responsável pelas matérias deste jornaleco deve ter sonhos eróticos com o Bolsonaro!!! Não é possível uma coisa dessas!! Em todas as matérias que escreve, ele precisa citar o nome do ex-presidente. Isso aí e amor enrustido?
    15
    1



  • João

    Quinta-Feira, 10 de Julho de 2025, 13h59
  • O nobre vereador é tenente-coronel e sabe perfeitamente que a proposta é inútil. Quando atuava na corporação militar nada fez para inibir a prática ilícita dos flanelinhas, agora joga para galera na falta do que fazer - e em Cuiabá há tanto para ser feito!!!
    13
    6











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet