Política Quinta-Feira, 20 de Junho de 2024, 07h:38 | Atualizado:

Quinta-Feira, 20 de Junho de 2024, 07h:38 | Atualizado:

INVASÃO DE UTI

Vereador cita "gesto indecente" e protocola cassação de colega em Cuiabá

Varanda lembra que Marcrean expôs imagem do Legislativo

BRENDA CLOSS
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

marcrean santos e varanda

 

O vereador Rogério Varanda (PSDB) protocolou um requerimento na Câmara de Cuiabá, nesta quarta-feira (19), pedindo a abertura de um procedimento disciplinar contra o colega Marcrean Santos (MDB) por quebra de decoro parlamentar. O líder do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), supostamente, invadiu a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do antigo Pronto-Socorro Municipal da Capital e ameaçou um médico e sua equipe para obter informações pessoais de uma paciente que seria sua familiar.

Varanda pede que a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, formada pelos vereadores Rodrigo Sá e Arruda (PSDB), Kassio Coelho (Podemos) e Wilson Kero Kero (PMB), investigue a ação do legislador. "Venho através do presente representar e requerer que seja instaurado procedimento disciplinar em desfavor do Vereador Marcrean dos Santos da Silva pela prática de Ato incompatível com o artigo 4°, Inciso I e II e/e artigo 19 e 20 decoro parlamentar, com fundamento da Resolução n° 021, de 20 de agosto de 2009 (Código de Ética e Decoro Parlamentar)", traz trecho do documento.

Segundo Varanda, a atitude de Marcrean gerou uma exposição negativa ao Legislativo cuiabano. "É imoral, indecente e configura ato grave, totalmente incompatível com o decoro parlamentar assim sendo a instauração de procedimento para apurar as denuncias é media que que se impõe", relata, ao lembrar que o parlamentar do MDB poderia pegar até dois anos de prisão pelo gesto.

Tudo começou na última semana quando o médico Marcus Vinicius Ramos de Oliveira acusou o parlamentar de ter invadido o local que, aos berros, teria ameaçado o profissional e sua equipe exigindo informações de seu interesse pessoal. Na última terça-feira (11), ele representou contra o legislador na Câmara de Cuiabá após registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil. Inclusive, a representação foi lida por Varanda.

Marcrean alega que a mulher estava internada há cerca de um mês e seria parente dele de terceiro grau, que havia vindo do distrito de Mimoso (120 km de Cuiabá) para se tratar na unidade e contraiu uma infecção. O parlamentar explicou que ligou para o secretário de Saúde, Deiver Teixeira, no domingo (9) e, em seguida, foi até o antigo PS. Ele chegou a dizer que iria denunciar o profissional ao CRM-MT por ele estar "dormindo em horário de serviço".

No entanto, a entidade se manifestou na terça-feira (17) por meio de nota prestando solidariedade ao médico e repudiando a invasão do parlamentar pedindo a cassação de seu mandato, algo que havia sido endossado por Varanda e o vereador Luiz Fernando (UB), que também é médico ortopedista e repudiou a atitude de Marcrean.

O fato da invasão ter se tornado público e divulgado pela imprensa fez com que o tucano decidisse acionar a comissão. "Isto posto, a conduta do Vereador, e toda a exposição negativa que repercute neste momento sobre a Câmara Municipal de Cuiabá, nos faz concluir que a parlamentar feriu gravemente o Decoro praticando Ato Incompatível com o mesmo, cuja prática deve ser punida com a perda do cargo de vereador, nos termos do artigo 4°, inciso 1 e 11 c/c Artigo 11, inciso 111 e 14, 5 1%, segunda parte do Código de Ética e Decoro Parlamentar", pede o vereador. 

Caberá ao presidente do Legislativo, Chico 2000 (PL), deliberar o requerimento para a Procuradoria-geral da Casa que dará um parecer sobre o caso. 





Postar um novo comentário





Comentários (11)

  • ELEITOR

    Quinta-Feira, 20 de Junho de 2024, 10h45
  • Rapaz, se um vereador não poder fiscalizar, para que serve essa câmara de cuiaba, só para receber salarios que é pago com o dinheiro do povo. TEM QUE FISCALIZAR MESMO, PARA DE DEMAGOGIA VARANDA, VAI TRABALHAR, PQ SE NÃO,VAI SER SUPLENTE NOVAMENTE.
    3
    1



  • Goiano

    Quinta-Feira, 20 de Junho de 2024, 10h31
  • A sai fora tem que fiscalizar mesmo
    6
    2



  • Gabriel

    Quinta-Feira, 20 de Junho de 2024, 09h49
  • Rapaz a mesma coisa novamente , se vereador não poder fiscalizar para que serve a camara
    7
    2



  • arabe

    Quinta-Feira, 20 de Junho de 2024, 09h38
  • E assim caminha a humanidade...bela pelicula
    5
    0



  • max

    Quinta-Feira, 20 de Junho de 2024, 08h54
  • Quando era para fiscalizar o vereador não fêz, agora como é caso de familia age dessa forma.
    4
    5



  • Evelin

    Quinta-Feira, 20 de Junho de 2024, 08h49
  • A saúde tá complicada em
    6
    0



  • Eduardo

    Quinta-Feira, 20 de Junho de 2024, 08h48
  • Tem que fiscalizar mesmo vereador , fiscaliza mais unidades pra ver se o povo realmente estão trabalhando ou supostamente dormindo.
    5
    1



  • Vanessa Pereira

    Quinta-Feira, 20 de Junho de 2024, 08h45
  • Vamos trabalhar vereadores e parar com esses blá blá blá que o povo tá enjoado disso já
    9
    1



  • Jhony

    Quinta-Feira, 20 de Junho de 2024, 08h44
  • Essas matérias estão tão assim , que já ficou até chato . Câmara tá procurando algo para aparecer , saúde está feia , médico aparentemente dormindo e o povo esperando .
    7
    1



  • EDNA QUEIROZ

    Quinta-Feira, 20 de Junho de 2024, 08h04
  • ESSE PEDIDO DE ABERTURA DE PAD CONTRA O VEREADOR MARCREAN E INJUSTO, PORQUE OS FAMILIARES DE PRIMEIRO GRAU ESTAVAM NA PORTA DO PS IMPLORANDO POR INFORMAÇOES E NAO FORAM ATENDIDAS
    6
    5



  • Santiago Gomes

    Quinta-Feira, 20 de Junho de 2024, 07h56
  • Ta faltando serviço para esse suplente de vereador, pois o mesmo não foi eleito, devia andar mais pela cidade e sentir a real situação da população cuiabana, ao invés de ficar procurando chifre na cabeça de cavalo.
    8
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet